Amigos, a Seleção Brasileira encerrou a temporada 2015 na última terça (17), conseguindo uma vitória importante, e de certa maneira convincente contra o Peru, um adversário que não inspira tanto perigo e empolgação com uma vitória, mas que deu muito trabalho no confronto recente da Copa América, e um jogo onde foi possível enxergar evoluções e alternativas pro time, pena que isso vem justo no fim do ano, e tudo pode mudar quando os jogos forem retomados, dentro de quatro meses.


O jogo contra o Peru trouxe importantes alternativas, confesso que era contra a saída de Lucas Lima do time e disse isso no pré-jogo, cheguei á questionar a vaga de Willian (por Renato Augusto carregar o Corinthians pelas pontas) mas que bom que errei, Willian e Douglas Costa, foram ao lado do meia Corintiano, peças fundamentais para a melhor produção ofensiva do Brasil no jogo, Dunga também soltou mais o time, que ficou com uma formação até parecida com a do virtual campeão Brasileiro, com Elias mais solto, praticamente formando um 4-1-4-1, uma movimentação ofensiva bastante interessante, não foi um jogo impecável, o 2º tempo foi melhor que o primeiro, Luiz Gustavo bateu bastante, algo desagradável de se ver, mas é o recurso que ele tem, ele não tem culpa, culpa é de quem o convoca e escala, mas essas alternativas vistas foram interessantes, mostramos que o "9" não precisa ser utilizado em todas as ocasiões, precisamos de um centroavante no grupo, mas a ideia de Neymar e Douglas vindo em diagonal é bem interessante e dá uma mobilidade maior ao time. Outros destaques importantes foram o goleiro Alisson, que passou novamente muita segurança e mostra que mesmo chegando á titularidade de forma controversa, tem qualidades para lá estar. E Gil. que mostrou preparo para ser titular de nossa zaga, ao lado de Miranda, ainda mais com Thiago Silva "banido", não vejo dupla melhor que essa, talvez o melhor para David Luiz fosse ser testado como 1º volante, inclusive.


Mas, o que um jogo contra o Peru pode influenciar na tranquilidade de trabalho de Dunga? Talvez não muito, mas quem nos acompanha sabe que não nutro a ideia de que Tite assuma a Seleção em sua vaga, por que ele não assistiria passivo á situações que na CBF ocorrem, então essa atuação serviu para confirmar o que já sabíamos, Dunga segue no comando da Seleção e seja o que "Deus quiser". O material que Dunga tem, está longe de ser o de outrora, mas não é ruim, achamos uma boa formação, ainda tendo opções para a meia como Lucas Lima e Coutinho, ainda podendo testar Jonas e Luiz Adriano no ataque, temos espaço e peças á serem trabalhadas, resta saber se Dunga terá inteligência e visão para tal.


Por outro lado, essa tranquilidade após o jogo contra o Peru tem tudo para ser abalada, não sabemos como estarão essas peças "descobertas" por Dunga em março, se ainda estarão nos atuais clubes, e em condições de jogo, e em que fase estarão. e temos nada menos que Uruguai em casa e Paraguai fora, não seria absurdo algum o Brasil sair dessa rodada somando dois pontos apenas, como será a reação do torcedor e da crônica esportiva á esses resultados? Teremos prova de fogo nos dias 24 e 29 de março de 2016, quem viver, verá.


Curta nossa Página: Jovens Cronistas! (Clique)


Foto: AFP


Compartilhe:

Adriano Garcia

Amante da comunicação escrita e falada, cronista desde os 15 anos, mas apaixonado pela comunicação, seja esportiva ou com visão social desde criança. Amante da boa música e um Ser que busca fazer o melhor a cada dia.

Deixe seu comentário:

6 comments so far,Add yours

  1. Não gosto de elogiar muito as incertezas do time do Dunga. Mas dessa vez teve alguma inspiração do time.

    Neymar vem marcado, então era hora do Willian chamar a responsa. Além dele, Douglas Costa também fez isso e o jogo do Brasil ficou mais agudo.

    Algumas movimentações táticas puderam ser percebidas como ocorreu inclusive no segundo gol brasileiro. Nesse ponto, ainda estamos devendo. O meio da seleção precisa se movimentar mais e abrir mais espaços em retrancas. Capacidade o time já mostrou que tem... agora é colocar na pratica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, porém prevejo muitas dificuldades contra Uruguai e Chile...

      Excluir
    2. Gostei do time no último jogo, mas ainda contesto o Luiz Gustavo. Acho que temos volantes muito melhores e com mais ofensividade. Bate muito como foi citado, e claro, sem esquecer do David Luiz. O mesmo poderia atuar de volante, mas como zagueiro não passa confiança e para os jogos contra Uruguai e Paraguai, a sua presença na zaga será preocupante.

      Excluir
    3. Exatamente André, pensamos na mesma linha, ainda acho que seria uma evolução termos camisas "5" com qualidade de saída, como Casemiro e Rafael Carioca, mas em pensando num "5 tradicional", acho David Luiz um bom nome, combate bem, tem velocidade, bons fundamentos de passe e finalização, seria uma solução pra mantê-lo no time, na zaga já não dá, a dupla é Gil e Miranda, ou ao menos deveria ser.

      Excluir
    4. Gosto muito também do Felipe, zagueiro do Corinthians.

      Excluir
    5. Na minha seleção do Brasileiro, o miolo é Felipe e Gil...

      Excluir