Olá, fãs da velocidade! Uma semana depois da decisão do título mundial de pilotos em Austin, a Fórmula 1 segue sua jornada no continente americano, desta vez no circuito Hermanos Rodríguez. Retornando mais de duas décadas depois do último GP em território mexicano, o que não faltou foi empolgação do público presente! Na pista, alguns poucos momentos de indefinição, e numa corrida onde o mais importante era cuidar do equipamento, faltaram as brigas e toda a emoção que cercou o GP anterior. No final, vitória de Rosberg que controlou o avanço de Hamilton a corrida inteira. Bottas chegaria num importantíssimo terceiro lugar, fechando o pódio. Acompanhe a crônica do GP mexicano conosco e ao final, deixe seu comentário!

Depois de muita expectativa para a largada e uma possível briga entre as duas Mercedes, ao apagar das luzes não vimos sequer as duas flechas de prata lado a lado. Rosberg largou bem e soube defender-se de Hamilton, mantendo tranquilamente o primeiro lugar. Vettel por sua vez, partiu mal e foi ultrapassado por Kvyat, na primeira curva, acabou tocado por Ricciardo e teve um pneu furado. Incidente de corrida, Ricciardo não teve para onde desviar e acabou tocando no bólido vermelho, nenhum motivo para punição.
Fora isso, há de se destacar uma boa largada de Verstappen, que já figurava na zona de pontuação, e mais um capítulo do calvário que vive a McLaren. Neste fim de semana, Alonso sequer completou a primeira volta do GP, alegando problemas no carro, o espanhol recolheu assim que passou pela entrada dos boxes. 2016 é logo ali, e certamente um novo fiasco não sairá barato para a Honda...

Ainda no começo da prova, surpreendia o bom desempenho da Red Bull! Kvyat, na terceira posição, seguia até certo ponto "próximo" das Mercedes, Ricciardo vinha por volta de seis segundos atrás do companheiro. Rosberg era mais rápido que Hamilton, e abria lentamente, chegando a ficar quase dois segundos à frente de Lewis. No meio do pelotão, Bottas se arriscava e fazia uma repentina parada, colocando os compostos mais duros do fim de semana. A boa gestão dos pneus e manter o carro em boa temperatura seriam as principais dificuldades dos pilotos durante o GP.


Kimi Raikkonen e Valtteri Bottas se tocam no GP do México (Foto: Divulgação)Ansioso por voltar ao pelotão da frente, Vettel se desdobrava para tentar ultrapassagens no fundo do grid. Logo depois de passar pela McLaren de Button, Sebastian perdeu o controle do carro sozinho e rodou na pista, jogando fora todo o seu progresso até então e também grande parte das chances de terminar no pelotão da frente. O fim de semana que já era ruim para a Ferrari seria ainda pior. Räikkönen, que também tinha largado das últimas posições do grid e fazia boa prova de recuperação, encontrando já no sexto lugar, via Bottas aproximar-se perigosamente. Nesse momento, não houve quem não lembrasse do recente episódio em Sochi, onde ambos os pilotos se encontraram na última volta e protagonizaram um dos acidentes mais polêmicos da temporada. Deste vez nos papeis invertidos, Valtteri e Kimi foram de novo à luta! Bottas colocou por fora, buscando fazer a segunda perna da curva pelo lado de dentro, foi quando Räikkönen também decidiu jogar duro e não se render ao ímpeto do jovem finlandês. O espaço era curto demais e os dois se tocaram. Desta vez quem levou a pior foi Kimi, que teve a suspensão quebrada e o fim de corrida decretado. Bottas seguiu firme na prova.
Foram dois incidentes muito semelhantes (esse e o de Sochi), mas se analisarmos calmamente, veremos que a distância entre os pilotos era muito menor neste GP, ou seja, Kimi pode ver Bottas se aproximar, diferente de Bottas, que foi surpreendido por Räikkönen no GP russo. Um acidente de corrida, onde ambos lutaram pela posição e o mais bem posicionado saiu vencedor, não passível de punição à nenhum dos pilotos.

A corrida seguia sem muitas emoções, a chance de chuva que ainda existia nos primeiros minutos, agora aparecia só depois do final da prova. O desgaste de pneus seguia alto e ia preocupando todo mundo. A Mercedes, que apesar de também sofrer com os pneus abrira uma vantagem colossal sobre Kvyat, que se sustentava em segundo, fazia uma parada de segurança, colocando novos pneus médios no carro de Rosberg. Logo depois da parad do alemão, Hamilton foi chamado ao box e... Não entrou! A decisão do inglês deixou todos de cabelo em pé e gerou um clima de desconfiança não só na equipe, mas em todos que assistiam a prova! Queria Hamilton permanecer na pista para buscar a vitória? Bem, o inglês pediu uma explicação para a parada repentina, e depois de uma longa volta, avisou: "Acho que houve um equívoco, mas vou entrar".


Sebastian Vettel bateu no GP do México (Foto: Divulgação)Já cinco segundos longe do companheiro, a corrida parecia decidida, foi quando o único safety-car da corrida deu as caras. Sebastian Vettel, num fim de semana bastante atípico, novamente perdeu o carro, desta vez batendo no softwall e provocando a entrada do SC. Quem faltava, foi aos boxes fazer sua última parada, com exceção de Sergio Pérez, que ocupava a oitava posição correndo em casa. O mais óbvio era a opção por colocar os pneus macios, mas o rápido desgaste dos pneus traseiros faria desta escolha um tiro no pé às equipes que por ela optaram. Quem esperava uma relargada com emoções, viu Rosberg segurando muito bem Hamilton e Bottas passando com facilidade Kvyat, garantindo o terceiro lugar. Massa por sua vez, sofreu com as Red Bull e não conseguiu ultrapassar Ricciardo, mantendo-se no sexto lugar. Pérez, mesmo tendo um jogo de pneus com quase 50 voltas, aguentou um bom oitavo lugar, consolidando ainda mais uma de suas melhores fases em toda a carreira!

Não havia muito mais o que acontecer nas quinze voltas restantes. Vitória calma de Rosberg, que terminou com Hamilton em segundo e um aliviado Bottas em terceiro. O alemão agora abre 21 pontos de vantagem sobre Vettel, na segunda posição do campeonato (272 a 251). Bottas abre curta vantagem no quarto lugar, com 126 pontos conquistados, contra 123 de Räikkönen e 117 de Massa. No mundial de construtores pouca coisa mudou, a Williams praticamente confirmou o terceiro lugar no campeonato, já Toro Rosso e Lotus seguem brigando ponto a ponto pelo sexto lugar.

O nosso próximo encontro será daqui há duas semanas, no nosso GP caseiro, em Interlagos. Uma boa oportunidade para Massa mostrar serviço aos fãs nacionais e de Nasr fazer sua estreia em território nacional. Torçamos por um fim de semana positivo para os nossos pilotos. Até mais!

Confira a classificação do GP do México:

1: Nico Rosberg (ALE): 1:21,253
2: Lewis Hamilton (GBR): 1:21,595
3: Valteri Bottas (FIN): 1:23, 088
4: Daniil Kvyat (RUS): 1:22, 707
5: Daniel Ricciardo (AUS): 1:22, 763
6: Felipe Massa (BRA): 1:22, 009
7: Nico Hulkenberg (ALE): 1:23,507
8: Sergio Pérez (MEX): 1:23,209
9: Max Verstappen (HOL): 1:22, 759
10: Romain Grosjean (FRA): 1:23,276
11: Pastor Maldonado (VEN): 1:23,253
12: Marcus Ericsson (SUE): 1:22,913
13: Carlos Sainz (ESP): 1:23,631
14: Jenson Button (GBR): 1,23,537
15: Alexander Rossi (EUA): 1:25,005
16: Will Stevens (GBR): 1:28,450

Não completaram: 

– Felipe Nasr (BRA)
– Sebastian Vettel (ALE)
– Kimi Raikkonen (FIN)
– Fernando Alonso (ESP)
Compartilhe:

Ricardo Machado

Um sonhador, que anseia por deixar sua marca no mundo. Apaixonado por automobilismo, futebol, letras e pelas tardes frias e chuvosas de inverno.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours