Caros leitores, quem me acompanha aqui nos jovens cronistas sabe que depois de derrotas gosto muito de dar méritos ao adversário. Hoje, terei que abrir uma exceção. Palmeiras visitou o Goiás no Serra Dourada e saiu derrotado com uma bela jogada do Bruno Henrique, mas, outra figura foi determinante.
 
As duas equipes vinham com objetivos distintos: o Goiás procura escapar da zona da degola e o Palmeiras se firmar na briga pelo G4. E quem começou um pouco melhor foi o alviverde goiano, mas a partida logo começou a ser tranquilizada para os paulistas.
 
Eis que surgiram os lances capitais com Lucas Barrios. Na primeira, o atacante palmeirense recebeu rebote de falta em posição legal, mas o lance foi anulado pelos homens intocáveis com os quais ninguém pode reclamar ou contestar. Na segunda, em um bate e rebate na área, Barrios completou para o gol, mas na direção do mesmo tinha a mão do lateral direito Gimenez (aliás, está mais fácil encontrar diamante no quintal de casa do que ter pênalti para o Palmeiras). Enfim, dois lances que poderiam resultar em um 2x0 no primeiro tempo e uma partida mais tranquila. Mas não.
 
Veio a segunda etapa e o verdão goiano assustou em bela cobrança de falta do zagueiro Fred: a trave estava lá para salvar Fernando Prass. Em seguida, o Palmeiras perdeu duas belas oportunidades, uma com boa participação de Gabriel Jesus que rolou para Robinho chutar forte e por cima, e outra com Lucas Barrios que parou em Renan.
 
Marcelo Oliveira depois de fazer sua tradicional e inútil substituição 6 por meia dúzia de Egídio por João Paulo, resolveu fazer mais uma: colocou Alecsandro no lugar de Lucas Barrios (este que já começa a "dever"). Porém, no lance da substituição dos centroavantes, Bruno Henrique recebeu lançamento na esquerda, brincou com o lateral João Pedro (que tem severas dificuldades para marcar) e marcou um belo gol.
 
Então, Marcelo sacou Thiago Santos e colocou Rafael Marques, mas nada que surtisse algum efeito ou perigo para o gol do verdão goiano. Vitória importante para o esmeraldino (justa, já não sei).
 
Algumas ressalvas: o Palmeiras tem severas dificuldades para armar jogadas e hoje estava sem meio campo algum. Apenas o Robinho para armar; no caso, seria mais pertinente fazer com que Dudu e Gabriel Jesus viessem com a bola mais da intermediária para dar mais opções ao meia e depois se virarem com o Barrios na frente.
 
Acho que o Lucas precisa voltar para a lateral direita. Embora o João Pedro tenha potencial e é bom jogador, é passado muito facilmente pelos ataques adversários. Alguém com mais experiência por aqueles lados é mais interessante ainda mais em uma etapa do campeonato em que há um "afunilamento" na disputa por melhores posições.
 
Marcelo Oliveira precisa parar com as substituições 6 por meia dúzia. Depois quando precisa de ajustes em posições e setores no decorrer de um segundo tempo, as substituições acabam e só resta torcer, torcer e torcer.
 
Agora tem clássico contra o Corinthians; precisamos urgentemente das voltas de Lucas, Zé Roberto e Arouca. Sem meio campo, é sofrível e muito.
 
E sobre os homens de amarelo e intocáveis: lamentável mais uma vez. Sei reconhecer quando o Palmeiras foi ajudado, mas vem sendo bastante prejudicado também. Ninguém é intocável e, mais do que isso, podem acabar decidindo campeonatos.
Compartilhe:

Leonardo Paioli Carrazza

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours