Olá fãs da velocidade! Em mais um domingo de F1, nos reencontramos para debater o GP de Cingapura. A corrida asiática disputada no travado circuito de Marina Bay reservou uma prova pouco movimentada porém com lampejos de emoção. Melhor para o único piloto capaz de vencer corridas sem ser de uma Mercedes: Sebastian Vettel! O alemão largou na pole, administrou calmamente a vantagem e triunfou pela terceira vez no ano, para alegria dos Tiffosi. Acompanhe com a gente tudo o que rolou no GP cingapuriano a partir de agora.



A largada passou sem grandes problemas, apesar da falta de espaço. Não houveram alterações nas primeiras seis posições, sendo a primeira mudança o avanço de Massa para o oitavo lugar, isso pois Verstappen ficou parado no grid. Hülkenberg também partiu bem e ganhou dois lugares, aparecendo em nono. Dominante todo o fim de semana, Vettel implantou um ritmo alucinante nas primeiras voltas da corrida, abrindo uma vantagem digna dos velhos tempos de Red Bull! Mais atrás, Pérez quase enche a traseira do companheiro Hülkenberg e passa muito perto de provocar um acidente dos fortes!


Sebastian Vettel em ação no GP de Cingapura de Fórmula 1 em 2015 (Foto: AFP)Com a corrida em andamento, acontecia o esperado. O rendimento da Mercedes era bastante inferior ao de Ferrari e Red Bull!! Hamilton e Rosberg não conseguiam se aproximar de Kvyat, quarto colocado da prova e eram até pressionados por Bottas, que vinha em sétimo. Isso é um importante ponto de observação para nós. Comprova que o time alemão desenvolveu um excelentíssimo motor, porém deixa a desejar quando o assunto é aerodinâmica. Logo, podemos até mesmo afirmar que, conforme as demais equipes forem se habituando aos novos V6 Turbo e desenvolverem boas unidades motrizes, o domínio (não só da equipe de fábrica, como também de suas clientes) perderá muita força. É uma questão de tempo para que as flechas de prata tenham adversários competitivos em mais provas.

Na primeira rodada de pits veio também o primeiro safety-car. Ao voltar para a pista depois de sua parada, Massa encontrou Hülkenberg no caminho. Os dois dividiram a curva e se tocaram. O alemão acabou catapultado pelo brasileiro e parou na barreira de pneus, Massa seguiu na prova. Teoricamente, o ocorrido pareceu um incidente de prova, com os dois excedendo o limite na luta pela posição, mas para a FIA, Nico deveria ter respeitado mais o espaço do brasileiro. Hülk acabou punido com a perda de três posições para o grid de largada da próxima prova. Talvez um exagero dos comissários de prova...

O carro de segurança foi ruim para Daniil Kvyat. O russo, que parou poucas voltas antes, perdeu duas posições para as Mercedes, voltando no sexto lugar. Depois de uma longa parada, veio a relargada, com poucas ultrapassagens no grid. Os ponteiros seguiram os mesmos, com o passar das voltas havia a impressão de que Vettel perdia rendimento, Ricciardo e Räikkönen se aproximavam do alemão e ensaivam uma pressão, quando finalmente algo que movimentasse o campeonato ocorreu. De repente, Hamilton (que vinha em quarto) perdeu potência e várias posições no grid. Ao mesmo tempo, Vettel acelerou e livrou-se com destreza das ameaças.

Sem recuperar a potência perdida, Hamilton foi obrigado a abandonar o cockpit. Pouco depois, foi a vez de Massa sofrer com um problema no câmbio, agonizar por duas voltas na pista e retirar-se do GP. As atenções eram voltadas para Rosberg, que poderia descontar bons pontos em relação à Hamilton no campeonato, porém o carro do alemão não rendia o esperado e o máximo que Nico pôde fazer foi manter-se no quarto lugar.
Homem invade pista durante GP de Cingapura de Fórmula 1 (Foto: Reprodução)Como se o próprio destino necessitasse de mais emoção, eis que surge um homem caminhando em plena pista! Pelas ruas estreitas da cidade-estado, o homem caminhou alguns passos, o suficiente para acionar novamente o safety-car. Pouco depois, ele abandonou o autódromo, como se nada tivesse acontecido.

O carro de segurança poderia mexer com a corrida, mas a verdade é que pouco aconteceu na segunda relargada do dia. Ansiosa por colocar os carros de volta à ação, a FIA se confundiu, anunciando que os carros da Manor poderiam recuperar uma volta de atraso, porém relargou com Alexander Rossi à frente de Kimi Räikkönen, que ocupava o terceiro lugar! Tremenda falta de comunicação da entidade organizadora a corrida, que aliás segue cometendo falhas bisonhas durante os GPs.

Com a vitória e as primeiras posições praticamente definidas, nos restou os alternativos pegas do meio do pelotão. Numa prova de recuperação, Verstappen voava de pneus supermacios, tendo logo atrás seu companheiro de equipe, Carlos Sainz, também com os compostos mais macios do GP. O holandês mostrou habilidade ao ultrapassar os dois carros da Lotus, chegando ao oitavo lugar. E, já na última volta, quando a Toro Rosso pediu para que Max entregasse a suada oitava posição ao companheiro Sainz, a resposta foi curta e objetiva: 'Não'! A personalidade do garoto chamou a atenção de todos, e de qualquer forma, não se pode condenar a atitude de Max, já que o holandês conquistou a grande posição com os próprios esforços e depois de uma corrida complicadíssima, aonde Verstappen praticamente largou com uma volta de atraso! Parece que estamos vendo nascer um novo grande personagem da Fórmula 1.


Destaque também para Felipe Nasr. O brasileiro lutou com sua Sauber durante toda a prova, e depois de ser prejudicado pelo segundo SC, conquistou um precioso ponto na última volta, ao ultrapassar Romain Grosjean já com pneus bastante desgastados. Valtteri Bottas é mais um que fez uma prova constante, sem errar, aproveitou-se dos abandonos e levou a Williams a um bom quinto lugar num fim de semana que prometia ser péssimo para o time de Grove.

Fim de prova de grande vitória de Vettel, a terceira no ano. O alemão também se tornou o terceiro maior vencedor da história da F1, superando Ayrton Senna, com 41 vitórias na carreira! No campeonato mundial, Seb reduziu a distância para Nico Rosberg em apenas oito pontos! Nico tem uma distância de 41 pontos para o ainda líder absoluto Lewis Hamilton. Massa ficou para trás nalutapelo quarto lugar devido ao abandono de hoje. Räikkönen ocupa o quarto posto com 107 pontos, Bottas vem em quinto com 101, já o brasileiro é apenas sexto com 97.

A próxima corrida do campeonato é daqui a uma semana, em Suzuka, no Japão. Acompanhe nossas novidades curtindo nossa página no Facebook (Jovens Cronistas). Abraço e até a próxima!

Confira a classificação do GP de Cingapura:

1: Sebastian Vettel (ALE/Ferrari)
2: Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull)
3: Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari)
4: Nico Rosberg (ALE/Mercedes)
5: Valtteri Bottas (FIN/Williams)
6: Daniil Kvyat (RUS/Red Bull)
7: Sergio perez (MEX/Force India)
8: Max Verstappen (HOL/Toro Rosso)
9: Carlos Sainz (ESP/Toro Rosso)
10: Felipe Nasr (BRA/Sauber)
11: Marcus Ericsson (SUE/Sauber)
12: Pastor Maldonado (VEN/Lotus)
13: Romain Grosjean (FRA/Lotus)
14: Alexander Rossi (EUA/Marussia)
15: Will Stevens (ING/Marussia)

Não completaram:

Jenson Button (ING/McLaren)
Lewis Hamilton (ING/Mercedes)
Fernando Alonso (ESP/McLaren)
Felipe Massa (BRA/Williams)

Nico Hulkenberg (ALE/Force India)
Compartilhe:

Ricardo Machado

Um sonhador, que anseia por deixar sua marca no mundo. Apaixonado por automobilismo, futebol, letras e pelas tardes frias e chuvosas de inverno.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours