Bom dia fãs da Fórmula 1! Fim de semana de GP no Japão e de sentimentos especiais pra todos nós, desde a primeira prova no circuito japonês após o acidente que tirou a vida de Jules Bianchi a última prova "da madrugada" nesta temporada, elas que são sempre uma atração à parte e motivo de muitas boas histórias de nós, fãs da nossa amada Fórmula 1. Na pista, a expectativa que começou a ser criada com a vitória dominante de Vettel em Cingapura, não seguiu em frente. O fim de semana que começou mau para Hamilton, com chuva e o segundo lugar no grid de largada, terminou em mais uma vitória digna dos bons tempos de Michael Schumacher na Ferrari, sem deixar brechas para os adversários. Mas houveram bons acontecimentos na prova e excelentes brigas no meio pelotão. Acompanhe conosco a crônica do GP de Suzuka e deixe sua contribuição/opinião ao final dela.

Largando na pole, mas com a primeira curva favorecendo Hamilton, Rosberg tentou partir mais rápido que o companheiro, mantendo-se em linha reta. Um erro crucial do alemão, que tracionou de forma mais lenta que Lewis e acabou escapando já na primeira curva, perdendo não só aponta, mas o segundo e o terceiro posto, além de claro, suas chances reais de título na temporada. Não há dúvida sobre quem é mais rápido e se encontra melhor psicologicamente. Lewis só perde este título se tiver, nas últimas cinco corridas do campeonato, o dobro ou o triplo de azar que teve Rosberg durante todo o ano.
Momento em que Lewis Hamilton prepara para ultrapassar Nico Rosberg na largada (Foto: Toru Yamanaka/AFP)Ainda na largada, (bastante tumultuada por sinal) Felipe Massa não conseguiu tracionar bem, o que levou o brasileiro a tocar em Ricciardo, furando um pneu em ambos os carros. O brasileiro ainda teve um problema no bico do carro e praticamente abandonou a prova já na primeira volta. Tentando desviar do incidente, Pérez mudou repentinamente de direção, tocando em uma das Lotus e indo parar na caixa de brita. O mexicano, que renovou seu contrato com a Force India esta semana, acabou voltando pra pista mas necessitou parar ainda na primeira volta.

No fim das contas, os grandes beneficiados foram Hamilton e Vettel. Lewis abria rapidamente do alemão, que por sua vez se distanciava de Bottas, mostrando um melhor rendimento de corrida do que a principal rival (Williams) em Suzuka. Rosberg dava indícios de recuperação, mas esbarrava na velocidade da Williams de Bottas. No meio-fundo do pelotão, víamos Alonso e Button penando nas McLaren, que sofriam por terem um motor pouco potente no veloz circuito japonês. Nasr protagonizou um belo momento ao ultrapassar e ao mesmo tempo usar Button para defender-se do ataque sofrido por Pérez, numa manobra que lembrou a lendária ultrapassagem de Hakkinen sobre Schumacher em Spa.

Passados os momentos iniciais da prova, começaram as paradas. Bottas decidiu colocar o jogo de pneus médios, porém o alto desgaste não o ajudaria durante a prova. O finlandês ainda voltou à frente de Rosberg, porém acabou superado sem muita dificuldade. Nico remava agora à caça de Vettel. Brigas de fato eram poucas na prova. Com um carro bastante equilibrado, as Toro Rosso de Sainz e Verstappen faziam provas consistentes, com o holandês fazendo boas ultrapassagens e figurando na 10ª posição.


Se aproximando constantemente de Vettel, Nico manteve-se a uma distância moderada de Sebastian, para evitar superaquecimento interno e ainda um maior desgaste de pneus. Com isso, Rosberg antecipou a parada e conquistou a posição na saída dos boxes, graças a boa volta logo após o pit-stop. A Mercedes estava mesmo na sua melhor forma, e mostrou ao mundo que não terá problemas neste fim de campeonato. E se não havia luta na elite, voltemo-nos novamente ao meio-fundo do pelotão, que anda salvando as corridas com a luta pelos últimos pontos.

Sem aparecer muito na prova, ressaltamos uma das poucas coisas que vimos de bom na Manor hoje: os reflexos de Alexander Rossi, que em meio a uma nuvem de fumaça, em plena 130R, conseguiu evitar um acidente que poderia ter consequências gravíssimas. Mais à frente no pelotão, vimos Ericsson segurando Pérez, Kvyat e até Ricciardo, que viu-se na possibilidade de lutar por alguma coisa depois dos incidentes. Quem se destacou da briga foi o russo, que mesmo batendo forte no sábado e com problemas nos freios, pegou carona enquanto Raikkönen ultrapassava o retardatário Ericsson e conquistou o 13º lugar.

Outros destaques da prova foram as Lotus de Maldonado e Grosjean, que fizeram provas consistentes e conquistaram importantes pontos, além de Hülkenberg, que ganhou 7 lugares com relação a posição de largada, terminando no sexto lugar (à frente de Grosjean). Importante ressaltar que os carros movidos por motores Mercedes apresentaram uma performance bastante superior às outras equipes (com exceção da Ferrari). Isso demonstra o real valor da unidade motriz produzida pela fábrica alemã, que continua dominando a categoria sem sofrer reais ameaças, pelo menos até o fim da atual temporada.

Ilustrando o fim de semana péssimo para o Brasil, Nasr sofreu com mais um problema de desgaste de pneus em sua Sauber e abandonou com poucas voltas para o fim. Massa também optou por não completar a prova, recolhendo o carro quando estava já a duas voltas dos líderes.

Fim de prova com vitória tranquila de Lewis Hamilton, que finalmente igualou seu ídolo Ayrton Senna em número de vitórias e está a dois GPde se tornar o terceiro maior vencedor da história!
A vitória colocou Lewis com 48 pontos de vantagem sobre Nico Rosberg (277 a 229). Como faltam apenas cinco provas para o fim do campeonato e sem pontuação dobrada, se Rosberg vencesse todas as provas restantes, Hamilton precisaria de apenas mais 4 terceiros lugares e 1 segundo lugar para garantir o título. Vettel não tem adversários pelo terceiro posto e soma agora 218 pontos. Raikkönen leva 119, seguido por Bottas  que aparece com 111. Novamente sem marcar pontos, Massa aparece já bem distante, com 97 pontos.

A próxima corrida será no dia 11 de outubro, em Sóchi na Rússia, pista que recebeu o primeiro GP na temporada passada. Não deixe de dar sua opinião, crítica ou sugestão nos comentários. Abraços e até a próxima!

Confira a classificação do GP de Suzuka:

1: Lewis Hamilton (ING/ Mercedes)
2: Nico Rosberg (ALE/ Mercedes)
3: Sebastian Vettel (ALE/ Ferrari)
4: Kimi Raikkonen (FIN/ Ferrari)
5: Valtteri Bottas (FIN/ Williams)
6: Nico Hulkenberg (ALE/ Force India)
7: Romain Grosjean (FRA/ Lotus)
8: Pastor Maldonado (VEN/ Lotus)
9: Max Verstappen (HOL/ Toro Rosso)
10: Carlos Sainz Jr. (ESP/ Toro Rosso)
11: Fernando Alonso (ESP/ McLaren)
12: Sergio Pérez (MEX/ Force India)
13: Daniil Kvyat (RUS/ Red Bull)
14: Marcus Ericsson (SUE/ Sauber)
15: Daniel Ricciardo (AUS/ Red Bull)
16: Jenson Button (ING/ McLaren)
17: Felipe Massa (BRA/ Williams)
18: Alexander Rossi (EUA/ Manor)
19: Will Stevens (ING/ Manor)

Não completou


Felipe Nasr (BRA/ Sauber)
Compartilhe:

Ricardo Machado

Um sonhador, que anseia por deixar sua marca no mundo. Apaixonado por automobilismo, futebol, letras e pelas tardes frias e chuvosas de inverno.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours