Amigos, continuando com a nossa série de análises de temporada, das principais ligas do planeta, após Ricardo Machado (Clique) analisar com maestria a temporada da Eredivise (Clique), vamos nós fazer uma breve análise da Bundesliga do que foi a temporada, dos principais times, já olhando para o futuro.


O soberano Bayern

Sim, a Bundesliga sempre foi motivo de orgulho pelo equilíbrio local, um futebol de qualidade com alternância de campeões e um alto nível, isso inclusive fez com que o país aumentasse seu coeficiente na UEFA e deixasse a Itália para trás. 

Porém, ótimo para o torcedor Bávaro, e com dois pesos para o torcedor Alemão em geral, afinal, o Bayern também revela, por outro lado é complicado pra uma Liga Nacional ter um clube em tamanha disparidade em relação á seus rivais como o time de Munique, o Borussia Dortmund que vem fazendo esse papel nos últimos anos e decidirá a Copa da Alemanha teve uma temporada difícil, e o Wolfsburg mostrou força sim nos confrontos diretos, mas o Bayern está muitos degraus acima.

O time que foi fantástico ao longo da temporada sofreu com lesões importantes na reta final, o que o atrapalhou inclusive na Champions League (apesar que mesmo completo seria um duelo dificílimo), o trabalho de Guardiola foi questionado, mas nada que abale as estruturas do time, o trabalho é bom, o técnico é excelente e na nossa visão não sai com a imagem manchada após a eliminação e desentendimentos internos que levaram a saída do médico do clube, o time segue sendo absoluto na Alemanha, e segue brigando com o Barça pelo posto de melhor time do mundo, com o revés se aprende, e certamente Guardiola reflete para voltar com tudo na próxima temporada.


O já citado Wolfsburg, se estabeleceu como segunda força da competição com boas atuações, um time bem alinhado em todos os setores, com um grande goleiro, uma saída mais qualificada pelo lado esquerdo, Luiz Gustavo caiu bem nesse time, o jogo passando por De Bruyne, um jogador fundamental para o andamento do time, o bom atacante Dost que foi peça importante, e um Schurrle em ficando, mais presente no time, na próxima temporada o time estará na fase de grupos da Champions League, o ideal será não perder peças e reforçar-se, para não ter os problemas que o Borussia teve.

Outro time que vem acumulando bons trabalhos e merecidamente já está na fase de grupos da Champions é o Borussia Mönchengladbach, o time vem numa crescente temporada após temporada e desbancou o mais estrelado e até mais tradicional time do Bayer Leverkusen para ficar com a vaga direta, em concretizadaa perda de Max Kruse para o Wolfsburg trata-se de uma perda importante, é torcer pela sorte no sorteio e conseguir boasopções de mercado para a composição de grupo, já o Bayer torce para não encarar um duelo contra um gigante como o United na pré-eliminatória, em efetivado na competição continental tem boas possibilidades conforme o sorteio, rateou na temporada, mas é um time altamente competitivo. 

O Schalke 04 não repetiu as boa temporadas anteriores, com turbulências rolou até demissão de atletas á meio da temporada, disputará a Europa League, em relação ao material humano que tem é uma competição que apresenta boas possibilidades, e é um consolo após uma temporada muito irregular. Já o Augsburg chega á competição Europeia após uma campanha surpreendente, com direito á vitória sobre o campeão, o time vem acumulando boas campanhas e chega a competição com possibilidades na fase de grupos, em claro passando pela Pré-Eliminatória, o mesmo dito ao Gladbach vale pro Augsburg, é olhar bem as opções de mercado e rechear um pouco melhor o elenco.


O fim da Era Klopp no Borussia Dortmund

Foi uma temporada difícil para o time de uma das torcidas mais apaixonadas do planeta, o time sentiu a saída de alguns de seus principais jogadores, a reposição não foi qualificada á altura e o time penou em grande parte da competição, acabou priorizando a Champions e foi até onde pôde com o time que tinha, a cena desoladora de Klopp deixando o estádio sozinho, já indicava sua decepção e que eram seus derradeiros momentos no clube, mesmo com tamanha decepção, o time conseguiu uma importante arrancada e de quebra a improvável vaga na Europa League, e de quebra chegando a decisão da Copa, ante o Wolfsburg que pode dar um troféu na despedida definitiva do treinador. Thomas Tuchel que vem de um bom trabalho no Mainz 05 deve assumir o time e ter trabalho para alinhar, nomes como Immobile não deram certo e devem estar no mercado, mas mesmo com essas dificuldades e o início de um novo ciclo, o Borussia tem plenas condições de ser forte na próxima temporada, tanto no cenário nacional, como na competição continental.

Já na zona da confusão (como diria um amigo nosso), Hannover 96 e Hamburgo venceram na rodada final, o primeiro escapou do descenso, após boas temporadas seria de fato estranho ver o time cair. Já o rival do St.Pauli disputou com o Karslruher a vaga na Bundesliga da próxima temporada, e em jogos emocionantes, sobretudo o decisivo, garantiu a permanência na 1ª Divisão, e segue no hall dos clubes que nunca caíram, mas é preciso abir o olho devido a incompetência em sequência do time, quem procura uma hora acha, subiram então á 1ª Divisão Ingolstadt e Darmstadt 98. 


Artilharia

Alexander Meier (Eintracht Frankfurt) - 19 gols

Arjen Robben e Robert Lewandowski - (Bayern) - 17 gols 

Bas Dost (Wolfsburg) - 16 gols

Aubameyang - (Borussia Dortmund) - 16 gols


Números importantes para Meier, que não é mais nenhum garoto, mas que é bom jogador e seria um bom reforço pro elenco de qualquer equipe que vá á Europa League se a proposta o seduzir, visto a identificação que tem com o clube, atuações muito consistentes do camisa 14 do time de Frankfurt. 

Classificação final
























Traremos ainda as análises completas da Liga Portugal e da Ligue 1 (França), não perca! Também cobriremos as finais das Copas Nacionais, o convite está feito!


Curta nossa Página: Jovens Cronistas! (Clique)


Tabela: Ogol.


Compartilhe:

Adriano Garcia

Amante da comunicação escrita e falada, cronista desde os 15 anos, mas apaixonado pela comunicação, seja esportiva ou com visão social desde criança. Amante da boa música e um Ser que busca fazer o melhor a cada dia.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours