Olá fãs do futebol holandês! Depois de quase um ano de futebol, a Eredivisie finalmente chegou ao seu fim. Alguns podem imaginar que o campeonato não teve emoção, afinal o PSV teve domínio absoluto, o Ajax ficou com tranquilidade no 2º lugar... Porém, quem disse que o campeonato acabou??
As lutas por vagas na Europa League e pela permanência na primeira divisão ainda não cessaram. São os playoffs da pós temporada, um dilema para muitos. Vamos explicar passo a passo como eles funcionam, e claro, trazer a análise completa de tudo aquilo que rolou na Eredivisie desta temporada!

Domínio absoluto e falta de concorrência: PSV foi campeão sem grandes esforços

Depois de igualar o recorde do PSV ao vencer quatro vezes a Eredivisie de forma consecutiva, a grande batalha deste ano girava em torno dos dois clubes: o Ajax manteria sua hegemonia e passaria a ser o maior campeão de forma consecutiva da Eredivisie? Ou o PSV teria o prazer de tirar a chance dos Amsterdammers fazerem história. O confronto tão aguardado e o equilíbrio esperado simplesmente não existiu...

O PSV fez um grande primeiro turno. Jogando um futebol eficiente, deixou de marcar pontos em apenas duas partidas. O Ajax não ficou atrás e a diferença veio apenas nos empates. Ao final da primeira metade, a diferença era de quatro pontos entre as equipes. Algo perfeitamente alcançável para Frank De Boer, nem tanto para a torcida, que já dava sinais de desconfiança.

O grande passo para o título veio no começo do segundo turno. Enquanto o Ajax tropeçou diante da dura sequência de jogos consecutivos (empate contra o Feyenoord e derrotas diante de Vitesse e AZ), o PSV aproveitou os tropeços e deslanchou na liderança, abrindo 11 pontos de vantagem. A essa altura, já não haviam grandes esperanças em Amsterdam. Uma vitória no confronto direto até empolgou os mais otimistas, mas foi questão de tempo para o título chegar, com quatro rodadas de antecedência, e coroar uma temporada quase perfeita do Boerens.




PSV na Eredivisie 2014/15 - 34 jogos


29 vitórias
1 empate
4 derrotas
Gols marcados - 92 (2,71 por partida)
Gols sofridos - 31 (2ª melhor defesa)
Artilheiro - Memphis Depay (22 gols)

UEFA Europa League - luta até o fim!!

Se o equilíbrio não esteve presente na disputa pelo título, ele não faltou nas posições que definem vagas para a UEFA Europa League! Na Eredivisie, apenas os dois primeiros garantem vaga na Champions League: o campeão, que qualifica-se diretamente à fase de grupos, e o vice, que ganha vaga na 3ª pré-eliminatória. O terceiro colocado do campeonato holandês é premiado com uma vaga na 3ª pré-eliminatória da UEL. A outra vaga é disputada entre os próximos quatro melhores colocados, que jogam entre si um mata-mata em formato de ida e volta, que define mais um clube qualificado a terceira fase dos playoffs da competição europeia. Buscando o caminho mais curto, várias equipes duelaram durante todo o ano pelo terceiro posto.

Ao fim do primeiro turno, Feyenoord, Zwolle, Twente e AZ tinham plenas condições de buscarem o terceiro lugar. Separados por apenas três pontos mesmo depois de 17 partidas, a briga já dava indícios de que seria decidida nos mínimos detalhes. E foram neles que se definiram os últimos aspirantes a vaga direta na UEL.

Já no segundo turno, o rendimento de alguns clubes decaiu (e muito). Zwolle e Twente foram dois deles. O time de Enschede enfrentou grave crise e chegou a ser punido pela KNVB, perdendo seis pontos por problemas financeiros! Sem muito poder econômico, o PEC também não resistiu aos rivais e deixou a briga. O Heerenveen até ameaçou uma reação, que veio, com o time alcançando o sétimo lugar, mas parou aí mesmo. Quem teve méritos na parte final da temporada foi o Vitesse.
Depois de um primeiro turno com apenas cinco vitórias e um décimo lugar, o time de Arnhem correu atrás do prejuízo, foi o segundo melhor do campeonato no turno final, e arrancou para disputar, junto com AZ e Feyenoord, a última vaga direta na UEL na última rodada do campeonato!


AZ foi regular e conquistou uma vaga na UEL
O único que dependia de suas próprias forças era o Feyenoord, que encarava o Zwolle fora de casa. O AZ, com o mesmo número de pontos, mas saldo de gols inferior, jogava contra o Excelsior em Rotterdam. Já o Vitesse pegava o Utrecht com o apoio de sua torcida. Em mais uma exibição contestada pelos torcedores, Fred Rutten foi incapaz de segurar os âmbitos do Zwolle e saiu com o 3 a 0 nas costas, dependendo de derrotas adversárias. Único que fez o seu papel, o AZ nem precisou esperar o fim do jogo do Vitesse para comemorar a vaga na fase preliminar da Europa League. Restou a Feyenoord e Vitesse os confrontos contra Heerenveen e Zwolle respectivamente, na luta por mais uma vaga no futebol europeu!

Rebaixamento - um drama que ainda não terminou...

Depois de uma temporada pra lá de equilibrada na rabeira do pelotão em 2014, neste ano tudo o que os torcedores não queriam era ver sua equipe lutando contra o rebaixamento para a Jupiler League (2ª divisão da Holanda). Com sinceridade, a temporada atual reservou pouquíssimas emoções se tratando de fim de pelotão...
O novato Dordrecht, que não disputava a elite do futebol holandês desde a década de 1990, tinha a missão de fazer uma temporada digna e conquistar o possível. O começo foi animador, vencendo logo na primeira rodada o Heerenveen no Abe Lenstra! Porém, o time caiu. Voltou as suas atuações normais, amargou uma terrível sequência de 17 jogos sem vitória! Terminou o ano na última posição, com pior ataque e defesa, e como o primeiro (e talvez único) rebaixado na temporada.

Quem teve começo pra lá de ruim e construiu um grande campeonato de recuperação foi o Heracles Almelo. Depois de perder os primeiros sete jogos, o time conseguiu uma reação pouco provável, até mesmo para os poucos torcedores do time de Almelo! Conquistou vitórias importantes contra Heerenveen e Feyenoord, abrindo distância da zona de perigo e se salvando com algumas rodadas de antecedência. Com apenas uma rodada para o fim do campeonato, foi a vez do Excelsior se livrar do pesadelo, empatando em 2 a 2 com o Utrecht e decretando as duas equipes que participariam da Nacompetitie (playoffs contra o rebaixamento): NAC Breda e Go Ahead Eagles!


De Zeeuw até tentou ajudar, mas o NAC vai disputar a Nacompetitie
O GAE fez uma temporada muito aquém do esperado. Perdendo duelos importantes contra adversários diretos, não teve forças para reagir à queda para a zona de rebaixamento, que aconteceu faltando oito jogos para o fim do campeonato. O NAC, da mesma forma, bobeou contra adversários de baixa qualidade, empatando até mesmo com o lanterna Dordrecht. O time de Breda contou ainda com o ilustre reforço de Demy De Zeeuw, que disputou a Copa do Mundo de 2010 na África do sul pela seleção holandesa e na temporada atual, encontrava-se sem clube. De Zeeuw teve o primeiro contato com o NAC pelo Twitter (!!) e após as negociações, fechou contrato até o fim da atual temporada.

Nacompetitie - o que é e como funciona??



O regulamento para o rebaixamento na Eredivisie é um tanto difícil de se entender. Primeiramente, vamos entender o que é a Nacompetitie: traduzida como "depois da competição", é o nome dado ao "mini-torneio" que define os possíveis rebaixados para a Jupiler League e os clubes que ocuparão suas vagas na Eredivisie. A Nacompetitie é dividida em três fases:

Esquema que representa os confrontos da primeira e segunda fase da Nacompetitie. O GAE irá enfrentar o De Graafschap, enquanto o NAC irá duelar contra o VVV-Venlo. 

1ª fase: participam apenas times da Jupiler League. Na primeira fase, se confrontam os vencedores dos períodos da segunda divisão holandesa. Não entendeu? Bem, a Jupiler League tem 38 rodadas e é dividida em quatro períodos de nove rodadas cada, sendo que as últimas duas rodadas não são contabilizadas em períodos. Cada período tem um campeão simbólico, que conquista uma vaga para a primeira fase da Nacompetitie. Caso o campeão de determinado período já tenha vencido outro período na mesma competição, o título passa para a segunda equipe mais bem colocada, e assim sucessivamente.
Para entendermos bem a primeira fase da Nacompetitie é necessário saber que: o campeão da Jupiler League já está garantido automaticamente na Eredivisie da próxima temporada; e do segundo ao quinto colocados entram na segunda fase da competição. Portanto, se um campeão de período estiver em tais posições, cede sua vaga ao sexto colocado, e assim sucessivamente até que tenhamos oito (sim, oito) times da segunda divisão envolvidos nos playoffs.
A ordem dos confrontos aqui é definida pela posição final na Jupiler League, ou seja, o melhor colocado dos quatro vencedores de períodos pega o pior colocado, e as outras duas equipes fazem outro duelo. As partidas são de ida e volta e os vencedores se qualificam para a segunda fase.

2ª fase: participam seis times da Jupiler League e dois da Eredivisie. É um formato semelhante a uma fase quartas-de-final, onde avançam quatro times. As equipes da Eredivisie entram apenas nesta fase, e enfrentam os times que passaram pela primeira fase. As equipes mais bem colocadas da Jupiler League se enfrentam de acordo com a posição final na tabela de classificação da Jupiler League, ou seja, o segundo colocado enfrenta o quinto e o quarto pega o terceiro. Novamente, os jogos serão disputados em ida e volta.

3ª fase: restam apenas quatro equipes. Aqui serão definidos os participantes da próxima Eredivisie, por ordem de confronto já estabelecida pelo chaveamento, que dá conta de que as equipes da Eredivisie não se enfrentem nas finais. As vagas são disputadas em duas partidas, que podem envolver duas equipes da Jupiler League, caso um time da Eredivisie tenha sido eliminado na 2ª fase, ou apenas um time de cada divisão. Novamente, os jogos são em casa e fora e cada vencedor dos confrontos pode fazer a festa e comemorar uma vaga na próxima edição da Eredivisie, seja pela permanência ou pelo ascenso.

O Destaque - Memphis Depay


Memphis  Depay

Depois da excelente Copa do Mundo 2014 com a seleção holandesa, a temporada 2014/15 de Memhpis com o PSV era a grande chance da promessa se tornar realidade. Com a atenção dos gigantes mundiais, Depay tinha em jogo neste ano uma vaga num dos grandes europeus, e fez por merecer.
Peça importante no excelente elenco dos Boerens, Depay liderou o quesito artilharia no time de Philip Cocu, marcando 22 vezes em 30 jogos neste ano.

Depois de ganhar espaço aos poucos no elenco do PSV, Depay foi mostrando seu estilo de jogo. Rápido, de dribles precisos e chutes colocados, Depay tem personalidade forte. Não é o tipo de jogador que se intimida por qualquer um, e mostra isso se divertindo com seus carros de luxo ou postando fotos de férias nas mais belas praias do mundo. Depay tem um talento nato de grande jogador, e tem agora o seu grande desafio. A transferência para o Manchester United custou cerca de 27,5 milhões de euros, a expectativa em torno do jovem é grande, e a cobrança por boas atuações deve ser ainda maior, visto que Memhpis já conhece seu futuro comandante, Louis Van Gaal. Depois da temporada da afirmação, é hora de consolidar-se no cenário continental, e quem sabe, virar o craque que possa levar a Laranja a mais uma época de glórias.

A Surpresa - Michael De Leeuw


Michael  de Leeuw

Um dos grandes destaques desta temporada na Holanda certamente foi o Groningen. Bem dirigido por Edwin Van De Looi, o time verde e branco conquistou a inédita Copa da Holanda (Clique)  e ainda carimbou passaporte para a próxima edição da UEFA Europa League. O time de Groningen teve uma de suas melhores gerações em campo, misturando grandes jogadores como Botteghin, Chery e aquele que é sempre subestimado, mas resolveu a situação em muitas partidas: Michael De Leeuw!

O maio-campista de 28 anos já é bem rodado no futebol nacional, acumulando passagens pelo Veendam e De Graafschap até chegar ao Groningen. De Leeuw custou aos cofres do Groningen apenas 125 mil euros, e foi titular, logo na temporada de estreia. No ano seguinte, sofreu com lesões (presentes em toda a carreira), e perdeu um pouco do espaço conquistado. Neste ano, a força de vontade de Michael foi maior. De Leeuw superou as lesões e se tornou o artilheiro do time na temporada, terceiro maior goleador em toda a Eredivisie, com 17 tentos em 28 partidas! Com grande qualidade técnica e tática, De Leeuw está sempre bem posicionado, pronto pra ajudar a equipe nos momentos de maior tensão. Depois deste ano, De Leeuw valorizou muito seu passe e sua reputação, e pode até pensar em uma vaga num clube de maior expressão nacional.

Bem fãs do futebol holandês, a Eredivisie já se encerrou e deixou sua marca na história do futebol nacional. Mas isso não significa o fim do ano para as equipes! Os playoffs ainda movimentam o futebol nacional até o fim de maio, e nós do Jovens Cronistas iremos trazer todas as informações sobre quem subiu, quem desceu, quem classificou, quem não se classificou. Fique atento, e não perca as nossas próximas postagens em breve. Deixe sua sugestão, opinião e/ou crítica nos comentários, um abraço!
Compartilhe:

Ricardo Machado

Um sonhador, que anseia por deixar sua marca no mundo. Apaixonado por automobilismo, futebol, letras e pelas tardes frias e chuvosas de inverno.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours