Caros amigos, como a prioridade do calendário europeu é a Champions League, os times espanhóis envolvidos nas quartas de final jogaram no sábado.

Diferente de outras ligas que já têm os campeões praticamente definidos como o Chelsea na Inglaterra, a Juventus na Itália e o Bayern de Munique na Alemanha, por exemplo, a Espanha terá sua decisão protelada até as últimas rodadas.

Isso porque, nesta 32ª rodada, os lideres Barcelona e Real Madrid, separados por 2 pontos, venceram com certa dificuldade – algo que seguirá acontecendo caso os times avancem na competição continental. O Atlético também venceu e manteve seu terceiro lugar.

Barcelona 2 x 0 Valencia

O Barcelona conquistou os três pontos com certa emoção diante do Valencia. Dominado na etapa inicial, o time culé “apelou” para seus astros para manter a liderança do campeonato, ao menos por mais uma semana.

Antes do primeiro minuto, os 98.315 catalães que compareceram ao Camp Nou – 2º maior público da Liga BBVA, atrás apenas do superclássico Barça-Real – já comemoravam a bola na rede.

Busquets lançou Messi na meia. O argentino se desvencilhou de Orbán e deixou Suárez a caráter para tocar de bico no canto direito do brasileiro Diego Alves.

Onze tiros disparados pelo pistoleiro durante a temporada, que para ele começou em outubro, devido à mordida em Chiellini. 

O Barcelona jogou no 4-3-3, precavendo-se no setor de meio-campo com Mascherano e Busquets à frente da área. É preciso lembrar a necessidade de José Enrique de rodar o elenco, por conta das decisões que a equipe enfrentará nas próximas semanas.

O Valencia atuou no 4-4-2, com variação para o 4-2-3-1, em que Rodrigo se deslocava da esquerda para o meio, ajudando o centroavante Alcácer. A forte defesa – segunda da liga em gols sofridos, atrás apenas do Barça: 23 a 19 – tem dois zagueiros da final da Copa do Mundo, Mustafi pela Alemanha e Otamendi pela Argentina.

Os valencianos, mesmo levando um gol relâmpago, deram trabalho e mereciam sorte melhor na primeira etapa.

Os 20 minutos iniciais foram avassaladores. 

Logo na saída de bola após o gol, aos 2 minutos, Rodrigo não acertou o canto esquerdo de Bravo por pouco.

Aos 8, a melhor chance do Valencia. Arremesso lateral cobrado por Orbán e Piqué derrubou o hispano-brasileiro Rodrigo na área. Pênalti!

O capitão Parejo, porém, telegrafou a cobrança, defendida pelo goleiro culé.

Quando a partida já estava mais parelha, Alcácer acertou a trave, em chute cruzado, aos 32.

Na volta para o segundo tempo, a entrada de Rakitic, na vaga de Adriano, estabilizou o setor criativo do Barça. Além disso, Mathieu, deslocado para a lateral-esquerda, fez um belo jogo – semelhante às atuações que fizeram Luis Enrique buscá-lo no próprio Valencia, no início da temporada.

Aos poucos, os culés diminuíram a intensidade da partida. Todavia, faltava o gol dele: Messi, o carrasco valenciano.

La Pulga teve duas chances. Aos 19, em falta pela meia direita, ele acertou a junção das traves.

Já no desespero, a equipe visitante se lançou com todos os jogadores para o ataque. João Cancelo perdeu a bola e armou o contragolpe (isto é, a chance do argentino de marcar). Neymar lançou Messi sozinho, com metade do campo para percorrer. Assim, ele tentou de cobertura e, após o rebote do goleiro, completou para as redes.

2 a 0 blaugrana em tarde de sol na Catalunha.

Real Madrid 3 x 1 Málaga

Os merengues estão nítidos no retrovisor do Barcelona. Entretanto, a vitória complicada sobre o Málaga deixou cicatrizes na equipe, que tem uma decisão na próxima quarta.

Carlo Ancelotti poupou Benzema, ressentido após a partida da Liga dos Campeões, e montou um 4-4-2 quase titular.

Contudo, logo aos 2 minutos de jogo, Gareth Bale sentiu uma fisgada na panturrilha esquerda – por isso, é dúvida para o clássico contra o Atleti. Chicharito foi a campo e participou bem, sobretudo no segundo tempo.

Javi Garcia, treinador malaguenho, colocou sua equipe mais precavida no meio-campo, no 4-2-3-1. Amrabat – destaque nos últimos jogos – ficou isolado no comando de ataque.

Aos 12 minutos, com o Real tentando entrar na partida, o Málaga deu um susto. Em chute de Amrabat, Casillas espalmou para escanteio. 

O Real começou a pressionar e, doze minutos depois, fez o gol. 

Falta na ponta esquerda, Cristiano Ronaldo chutou e a bola caiu em frente à meta de Kameni. 

Sergio Ramos escorou com a canhota para estufar as redes.

Embora a geração das imagens (que é de responsabilidade da TV espanhola como lembraria Galvão Bueno) não tenha feito a linha de impedimento, Ramos pareceu estar adiantado.

Luka Modric levou uma pancada no joelho e saiu de campo. É preocupante para o torcedor madridista, visto que o croata tem uma presença fundamental no setor criativo merengue, para a dura batalha contra o rival de Madrid.

Mais uma vez, caro leitor, é necessário destacar a participação de James Rodriguez na meia do Real. As principais chances do time saíram dos pés, especialmente o esquerdo, do colombiano. Como na jogada que ele chapelou o defensor adversário e obrigou Kameni saltar no canto para espalmar.

CR7 teve seu momento estarrecedor. Em pênalti sofrido por James, aos 22 minutos, o gajo bateu cruzado e acertou o pé da trave.

Mas, James, no minuto seguinte, fez um golaço digno de um camisa 10. Ele avançou da direita para o meio, tabelou com Isco e com Ronaldo, bateu de chapa e acertou o ângulo esquerdo. Lance cerebral para ampliar o placar.

Dois minutos depois, Juanmi aparou de cabeça o cruzamento de Rosales para diminuir.

Já nos acréscimos, Chicharito foi lançado pela direita. Ele partiu em velocidade, invadiu a área e deixou Ronaldo livre para se redimir e matar o jogo. Real Madrid 3 a 1 no Santiago Bernabéu.

Deportivo La Coruña 1 x 2 Atlético de Madrid

O Atlético contou com uma atuação decisiva de Griezmann para bater o Deportivo por 2 a 1, fora de casa, e abrir quatro pontos na terceira colocação da Liga das Estrelas – beneficiado pela derrota do Valencia.

O francês assumiu a responsabilidade de marcar os gols colchoneros posicionado como único atacante. 

Deslocado, já que prefere partir com a bola dominada, Griezmann precisou de cinco minutos para emendar um voleio espetacular, no contrapé do goleiro. 

De quebra, fez o gol mais bonito do final de semana na Europa. 

A não ser que surja um chute espetacular na Suécia ou na Irlanda, é claro. 1 a 0. 

Os gallegos jogaram no 4-2-3-1 na estreia do técnico Victor Sánchez, substituindo Victor Fernández.

Os atleticanos jogaram no 4-1-4-1, por opção de Simeone, pois Torres estava no banco e poderia fazer dupla com a joia da equipe; Mandzukic ficou na capital espanhola para se acalmar (quem viu o jogo do Vicente Calderón sabe o porquê).

Aos 21, o camisa 7 voltaria a estufar as redes esverdeadas do Riazor. Jogada forte madrilenha, o arremesso lateral de Jesus Gámes na área proporcionou a Griezmann o 19º gol na liga, o segundo do Atleti.

Diferente das últimas partidas pela liga, sobretudo contra Córdoba e Real Sociedad, o Atlético não se fechou na defesa. Pelo contrário, o time poderia ampliar o placar, já que o Deportivo se lançou ao ataque, deixando espaço na defesa.

Aos 27 minutos da segunda etapa, um lance para Fabrício se orgulhar pelo resto de sua vida. Uma sequência de três defesas à queima-roupa nos chutes de Raúl Jiménez, de Torres e de Raúl García. Depois o zagueiro precisou salvar o complemento de Jiménez. Aqui, os melhores lances da partida, com as intervenções do camisa 13 do Depor.
Cinco minutos depois, após cruzamento da esquerda, Oriol Riera cumprimentou Oblak para descontar.

2 a 1 interessante para os madrilenhos, porque a vaga direta – concedida ao terceiro na Espanha – para a fase de grupos da Champions League proporcionará alguns milhões à equipe, que podem ser investidos em jogadores de peso ou promessas que tenham a tendência de evoluir no Vicente Calderón.

Não há estádio que faça os colchoneros tremerem. Seja no Riazor, como foi neste sábado, seja no Santiago Bernabéu, como será pela terceira vez na temporada na quarta, o fato é que os guerreiros de Madrid mantêm a qualidade e a consistência desde 2011, quando começou a era Simeone – ainda que a equipe tenha se reformulado várias vezes.


Destaques: Messi 400 vezes. Com o gol deste sábado, o argentino completa sua quatrocentésima bola na rede pelo Barça, em 469 jogos pelo Barcelona.

9 jogos sem perder é a sequência do Atlético de Madrid na temporada, desde a derrota para o Bayer Leverkusen, na BayArena, por 1 a 0.

Griezmann é o artilheiro do Espanhol se... não contarmos as máquinas Cristiano Ronaldo e Messi. O francês tem 19 gols, contra 39 do gajo e 35 do argentino.

A rodada será complementada com quatro jogos no domingo e mais um na segunda. A classificação parcial da Liga BBVA está assim:

Resultados 32ª rodada
Levante 2 x 2 Espanyol (Sexta-feira)

Barcelona 2 x 0 Valencia (Sábado)
Deportivo La Coruña 1 x 2 Atlético de Madrid
Real Madrid 3 x 1 Málaga
Athletic Bilbao 4 x 0 Getafe

Rayo Vallecano 2 x 0 Almería (Domingo)
Granada 1 x 1 Sevilla
Villarreal 0 x 0 Córdoba
Eibar 0 x 1 Celta de Vigo

Elche x Real Sociedad (Segunda-feira)

*Imagens: Liga BBVA

Estou no Facebook: Fábio Dias
Curta a página do Blog no Facebook: Jovens Cronistas
Compartilhe:

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours