Caros amigos, teremos o fechamento da fase de ida das quartas de final da Champions League nesta quarta. Entre os quatro times envolvidos, três já conquistaram o caneco. Vamos aos confrontos:

Paris Saint-Germain x Barcelona

O Parque dos Príncipes será palco de um jogaço. 


Quando o Sheik Nasser Al-Khelaïfi injetou milhões de dólares em Paris, em junho de 2011, esperava transformar o PSG em um símbolo da cidade-luz. Mais que isso, queria dominar a França, a Europa e o Mundo com seu time.

O primeiro passo foi dado. O time da capital francesa, coincidência ou não, conquistou o bicampeonato da Ligue 1, em 2013 e 2014, e está na briga - com os Olympiques de Marseille e de Lyon - para vencê-la novamente nesta temporada. 

Na Champions, já houve uma melhora. Por dois anos seguidos, o polêmico critério de gols marcados fora de casa - diante de Barcelona e Chelsea - tirou a chance de Al-Khelaïfi ter seu sonho realizado. A sorte, porém, parece ter mudado de lado, já que, pelo mesmo critério, os franceses eliminaram o Chelsea - em Stamford Bridge - e avançaram. 

Mas o adversário é o Barcelona, algoz dos franceses em 2012. Os comandados de José Enrique vivem um momento bom na temporada, com a liderança do Campeonato Espanhol. Entretanto, devido às suas alterações, o técnico culé tem se complicado com os jogadores - sobretudo Neymar, que não se importa em mostrar a insatisfação através de gestos (como foi domingo contra o Sevilla).

É bom lembrar que, nesta temporada, os dois times já se encontraram pela fase de grupos. E os mandantes venceram.

Na França, o PSG fez 3 a 2, com gols de David Luiz, Matuidi e Verratti - Messi e Neymar descontaram. Aqui os gols, com narração em francês, eu acho.

Na Espanha, com o trio Messi, Suárez e Neymar já entrosado, o Barça fez 3 a 1, com um gol de cada atacante; Ibra havia aberto o placar. Os gols no Camp Nou.

Destaques: Ibra fora. Esse jogador fantástico, contratado para ser o jogador-símbolo do projeto do Sheik, não consegue se mostrar decisivo nas fases finais da Champions League. Desta vez, Ibrahimovic cumpre suspensão por causa do cartão vermelho sofrido contra o Chelsea.

Fator gol fora. Em todos os sete jogos disputados entre os dois, o placar não teve diferença maior que um gol. Por isso, os gols fora podem ser cruciais para avançar.

David Luiz em campo? Ao menos na lista de jogadores convocados por Laurent Blanc, o brasileiro estava. Embora, o prazo estipulado para recuperação de sua lesão muscular, na coxa esquerda, era de um mês. Portanto, o cabeludo zagueiro perderia as duas partidas contra o Barça.

Porto x Bayern de Munique

O confronto entre portistas e bávaros talvez seja o mais desigual desta fase da competição europeia.



A missão do bicampeão Porto é árdua: desbancar um dos principais favoritos a conquista. Apesar do bom trabalho do técnico Julen Lopetegui, que rende o segundo lugar da liga portuguesa - três pontos atrás do Benfica, ainda com o confronto direto a ser disputado -, os Dragões vão precisar melhorar muito, sobretudo a defesa, para avançar.

O Bayern de Munique simplesmente passeia pela Bundesliga e o título nesta temporada é questão de tempo. Já na Liga dos Campeões, a equipe alemã tem presença constante nas fases agudas, basta ver que, de 2010 para cá, foram três decisões disputadas - com um troféu erguido, em Wembley, contra o Borussia Dortmund.

O resgate histórico fica por conta do único triunfo portista sobre os bávaros por competições europeias, em cinco jogos. 

Em 1987, na Copa dos Campeões da Europa, o Porto venceu o Bayern por 2 a 1, no Ernst Happel-Stadion, em Viena. Madjer e Juary fizeram os gols dos portugueses, após o atacante Kogl abrir o marcador. Era a primeira conquista azul e branca a nível continental. Aqui, os lances da final em Viena.

Destaques: Nenhuma derrota. O Bayern segue invicto nesta edição da Liga dos Campeões, após 8 partidas. 

Nenhuma vitória em Portugal. O Porto enfrentou o Bayern, em casa, por duas oportunidades, mas não venceu. Uma delas, em 1991, no antigo Estádio Antas, com vitória bávara por 2 a 0. A outra, já com o Dragão, em 2001, terminou empatada por 1 a 1.

Julen Lopetegui e Josep Guardiola jogaram juntos. O treinador do Porto era goleiro; o do Bayern, volante. Ambos estiveram no Barcelona entre 1994 e 1997.

Os dois jogos acontecem às 15h45, no Parc des Princes e no Estádio do Dragão respectivamente.

*Imagens: Futebol Europeu

Estou no Facebook: Fábio Dias
Curtam a página do Blog no Facebook: Jovens Cronistas


Compartilhe:

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours