O segundo escalão do futebol europeu é conhecido por nos apresentar alguma surpresas, confrontos bastante equilibrados e equipes que futuramente podem vir a aparecer no cenário mundial. Tudo isso está reunido nesta edição da UEFA Europa League. A fase 16-avos de final nos reservou grandes confrontos, a maioria deles bastante equilibrados, e especialmente, nenhum candidato disparado com chances de título, o que deixa a competição muito mais emocionante e imprevisível. Prepare seu coração para estes 16 jogos que prometem encher os olhos de futebol bem jogado e acompanhe abaixo nossa análise, partida a partida.

Young Boys (SUI) x (ING) Everton

Com a classificação conquistada na última rodada graças a uma vitória sobre o adversário direto (na ocasião) Sparta Praha, o Young Boys pode contentar-se bastante com a chegada a fase eliminatória da Europa League. Com mais qualidade técnica, o Everton é o favorito para avançar de fase. Com a dupla belga Lukaku e Mirallas tendo um bom dia, a equipe pode inclusive encaminhar a classificação logo no primeiro jogo, que será realizado em Berna, Suíça.
Chances de Classificação: Young Boys: 35%; Everton: 65%.

Sevilla (ESP) x (ALE) Borussia Mönchengladbach

Atual campeão, o Sevilla não faz por merecer a chance de defender o título europeu. A equipe não venceu nenhuma partida fora da Espanha na fase de grupos e enfrenta um embalado M'gladbach, invicto até então. A partida de ida será fundamental, o Sevilla precisa de um bom resultado devido ao retrospecto ruim, e o Borussia pode contentar-se com um empate, já que conta com a força da torcida para o próximo jogo. Creio em dois confrontos disputados, mas pelo retrospecto, os alemães levam vantagem para avançarem de fase.
Chances de classificação: Sevilla: 40%; M'gladbach: 60%.

Ajax (HOL) x (POL) Legia Warszawa

Depois de ter perdido a vaga na UCL graças a uma irregularidade na escalação, o Legia Warszawa herdou a vaga na Liga Europa. Na competição, não decepcionou e foi primeiro colocado no grupo. Agora, tem um difícil confronto pela frente contra os holandeses do Ajax. A equipe de Amsterdam acabou eliminada da Champions e busca redimir-se da eliminação decepcionante da temporada passada, quando perdeu, no placar agregado, por 6 a 1 para o Red Bull Salzburg, da Áustria. Serão confrontos equilibrados, mas a experiência do Ajax em competições europeias e seus bons resultados em Amsterdam podem pesar a favor.
Chances de classificação: Ajax: 60%; Legia: 40%.

PSV Eindhoven (HOL) x (RUS) Zenit St. Petersburg


Apesar da boa fase no campeonato nacional, no qual é o atual líder, o PSV não conseguiu uma boa sequência na fase de grupos da Europa League. Com duas vitórias, dois empates e duas derrotas, os holandeses encaram o Zenit, equipe que somou um ponto a menos na primeira fase de Champions League. O confronto promete bastante e pode ser considerado um dos melhores desta fase da Europa League. O Zenit busca inspiração nos potentes chutes de Hulk e no oportunismo do centroavante Salomón Rondón. Já o PSV conta com a velocidade de Depay, as defesas de Zoet e os gols do sempre útil Luuk de Jong. É difícil apontar um favorito para o confronto, mas pelas recentes contratações de sucesso e uma boa mescla entre experientes e jovens, o PSV leva ligeiro favoritismo para o confronto, que pode mudar rapidamente caso a equipe não cumpra o dever de casa no primeiro confronto.
Chances de classificação: PSV: 55%; Zenit: 45%.

Aalborg (DIN) x (BEL) Club Brugge

Primeiro colocado no grupo B da Liga Europa, o Brugge (que já derrotou o Kobenhavn na primeira fase) volta a Dinamarca na esperança de conquistar a vaga na próxima fase. Em teoria, os belgas são favoritos para o confronto, já que vivem boa fase e lideram o campeonato nacional com certa vantagem frente ao segundo colocado (o Anderlecht). Além disso, a equipe se mantém invicta no certame europeu, enquanto seus adversários sequer marcaram um gol fora de casa na primeira fase. O Aalborg sofreu dez gols nas três partidas que disputou longe de seus domínios, incluindo uma goleada de 6 a 0 para o Steaua Bucareste, o que deixa a classificação dos dinamarqueses bastante difícil.
Chances de classificação: Aalborg 35%; Brugge: 65%.

Torino (ITA) x (ESP) Athletic Bilbao

Com as duas equipes vivendo momentos não tão gloriosos nos seus campeonatos nacionais, é mais uma vez complicado apontar um favorito para o confronto entre italianos e espanhóis, o único que reúne equuipes desta nacionalidade, na Europa League. O Bilbao fez uma campanha irregular na Champions League, derrotando o Shakhtar Donetsk fora de casa, mas perdendo pontos importantíssimos diante do lanterna BATE Borisov. Sem adversários que trouxessem algum incômodo ao Torino na primeira fase da UEL, a equipe italiana avançou sem problemas, mas no campeonato nacional, ocupa um duvidoso 15º lugar, que coloca pontos de interrogação no futebol apresentado pela equipe. Pela recente experiência em competições europeias, creio que o Athletic leva pequena vantagem para o confronto, e pode definir o jogo em algumas situações adversas, que certamente surgirão durante as partidas.
Chances de classificação: Torino: 45%; Athletic: 55%.

Wolfsburg (ALE) x (POR) Sporting

Duas equipes muito iguais, com dois elencos muito aceitáveis, porém, vivendo momentos distintos. O Wolfsburg conquistou um excelente segundo lugar num dos grupos mais equilibrados da Liga Europa. No campeonato alemão, a equipe é vice-líder, atrás somente do Bayern München. Já o Sporting vem num decepcionante quinto lugar no campeonato português, 10 pontos atrás do líder Benfica, e ainda amarga a eliminação da Liga do Campeões, depois de 5 anos longe da competição europeia. Resta aos Leões portugueses buscar inspiração na campanha de 2012, quando alcançou as semi-finais do torneio, e tentar "surpreender" a boa fase vivida pelos Lobos alemães.
Chances de classificação: Wolfsburg: 55%; Sporting 45%.

Anderlecht (BEL) x (RUS) Dinamo Moskva

Embalado por 5 jogos sem derrota no campeonato russo e 100% de aproveitamento na Europa League, o Dinamo chega como favorito a conquistar a vaga nas oitavas de final diante do Anderlecht. Os belgas conquistaram apenas uma vitória na Champions League e herdaram o terceiro lugar graças a péssima campanha do Galatasaray, que marcou um ponto apenas. Com uma campanha irretocável na primeira fase vencendo os seis jogos disputados e sofrendo apenas três gols, a equipe russa tem plenas condições de bater os belgas e conquistar uma inédita classificação às oitavas de final.
Chances de classificação: Anderlecht: 40%; Dinamo 60%.

Dnipro Dnipropetrovsk (UCR) x (GRE) Olympiakos

Classificado para o mata-mata da Liga Europa graças a um erro de arbitragem, este que eliminou o Qarabag, do Azerbaijão, os ucranianos do Dnipro têm agora um duro embate pela frente. O confronto é contra o forte Olympiakos, terceiro colocado no grupo A da Champions League e que derrotou Juventus e Atlético de Madrid dentro de casa, porém, perdeu todos os jogos longe de sua torcida. O único caminho para a classificação ucraniana parece mesmo aproveitar a primeira partida, que deve ser realizada em Kiev, e tentar segurar os gregos no Georgios Karaiskáki, para alcançar um inesperado avanço a segunda fase eliminatória da Liga Europa.
Chances de classificação: Dnipro: 40%; Olympiakos: 60%.

Napoli (ITA) x (TUR) Trabzonspor 


O sorteio da primeira fase eliminatória da Liga Europa foi novamente generoso com os napolitanos. Após cair numa chave com adversários bastante inferiores, o Napoli passou algumas "dificuldades" em garantir a classificação, que só veio na última rodada. O Trabzonspor precisou de mais emoção ainda para garantir a vaga, que veio apenas nos critérios de desempate, já que a equipe terminou com os mesmos 10 pontos que o Lokeren, da Bélgica. Com um time superior ao dos turcos, o favoritismo é dos napolitanos, só resta saber se ele vai jogar contra ou a favor.
Chances de classificação: Napoli: 70%; Trabzonspor: 30%.

Guingamp (FRA) x (UCR) Dynamo Kiev

Grande surpresa ao vencer a copa da França na temporada passada, o Guingamp surpreendeu mais uma vez, ao se classificar para o mata-mata da Liga Europa. A classificação foi na base da superação, com uma vitória nos minutos finais diante do PAOK, na Grécia. Caminho bem diferente do Dynamo Kiev, que se classificou com facilidade no grupo J. Apenas uma derrota e, em todos os outros jogos restantes, apenas um gol sofrido e mais de um gol marcado em cada um deles. A equipe ucraniana pode ter um elenco mais preparado para esta competição, porém os franceses já provaram que são capazes e podem, mais uma vez, fazer história.
Chances de classificação: Guingamp: 40%; Dynamo: 60%.

Villarreal (ESP) x (AUT) Red Bull Salzburg

Cercado de expectativa após a boa campanha na última edição do campeonato espanhol, o Villarreal ficou aquém do esperado na fase de grupos. O submarino amarelo terminou na segunda posição do grupo A, atrás do Mönchengladbach, e pagou o preço no sorteio dos 16-avos de final. Os espanhóis enfrentam agora uma das sensações da Europa nos últimos anos. O Red Bull Salzburg chegou até as oitavas de final da Liga Europa da temporada passada, contando com grandes atuações do brasileiro Alan, que propiciaram uma campanha invicta, até a derrota que os tirou da competição. Este ano, o mesmo Alan é o artilheiro da Liga Europa, com 8 gols, a equipe permanece invicta e possui o melhor ataque, com 21 gols (média de mais de três gols por partida). Com certeza, é mais um dos confrontos que promete ser bastante equilibrado e emocionante, porém, o ataque avassalador dos austríacos chega com mais moral que o submarino amarelo espanhol, podendo assim, conquistar um pequeno favoritismo para o confronto.
Chances de classificação: Villarreal: 45%; Salzburg: 55%.

Roma (ITA) x (HOL) Feyenoord

Depois de uma goelada histórica sofrida contra o Bayern, a Roma se recuperou, chegou na última rodada da UCL com chances de classificação, mas morreu na praia, sendo derrotada pelo Manchester City no Olimpico. Agora na Europa League, os italianos têm um adversário não tão complicado, porém nada simples pela frente. O Feyenoord desbancou o atual campeão, Sevilla, assumindo a primeira posição do grupo e deixando os espanhóis em segundo. Muito se deve ao bom desempenho da equipe em Rotterdam, onde sofreu apenas um gol, e marcou seis, conquistando as três vitórias possíveis. Apesar disso, o futebol dos holandeses não é regular como se demonstrou o dos italianos (claro, após o 7 a 1). Com isso, a Roma chega com certo favoritismo, porém não deve menosprezar a equipe e muito menos a história do Feyenoord, que pode conquistar uma vaga nas oitavas de final depois de muitas temporadas de "seca" nas competições europeias.
Chances de classificação: Roma: 60%; Feyenoord: 40%.

Liverpool (ING) x (TUR) Besiktas


Depois de um grande final de temporada que quase culminou no inédito título da Premier League, o Liverpool tentou se refazer após a saída de Luis Suárez. Contratações foram feitas, porém as medidas não surtiram o efeito desejado, e a eliminação da Champions League veio ainda na primeira fase, no empate contra o Basel em Anfield Road. As chances de um título europeu se voltam agora a Liga Europa, mas, o caminho não será nada fácil. Logo de início o invicto Besiktas, a surpresa ao derrotar o Tottenham na última rodada para conquistar o primeiro lugar do grupo C. Apesar da invencibilidade do adversário, o Liverpool possui uma equipe mais qualificada. O grande dilema da equipe será controlar a ansiedade e a pressão dos torcedores turcos, que como de costume, fazem uma festa sem precedentes.
Chances de classificação: Liverpool: 60%; Besiktas: 40%

Tottenham (ING) x (ITA) Fiorentina

Um dos melhores confrontos desta fase da Europa League. Duas equipes que poderiam ser candidatas ao título, sem dúvidas, e que buscam neste jogo, inspiração para alçarem voos a altura de suas capacidades. O Tottenham perdeu a primeira colocação do grupo na última rodada, para a equipe turca do Besiktas. Mais uma vez, não condiz com as expectativas criadas para a BPL e ocupa a sexta posição na tabela. A Fiorentina garantiu o primeiro lugar do grupo, porém sem folgas e com uma derrota para o Dinamo Minsk em casa, na última rodada. No campeonato italiano, é ainda mais irregular, ocupando o oitavo lugar.
As equipes possuem dois elencos capazes, porém ainda não encontraram a melhor forma de jogo. Talvez essa seja a oportunidade para uma arrancada que possibilite uma participação ainda melhor e que mostre todo o potencial destas duas equipes. Favorito? Muito complicado eleger um, mas por ter um elenco mais completo, acredito que o Tottenham leva ligeiríssima vantagem porém é um confronto aberto...
Chances de classificação: Tottenham: 55%; Fiorentina: 45%.

Celtic (ESC) x (ITA) Internazionale

Um confronto que reúne muita história, por parte de ambas as equipes. Infelizmente, a fase de ambos é igualmente ruim. O Celtic domina o campeonato escocês, mas sem nenhum adversário a altura por conta da falência do maior rival Rangers. No cenário europeu, a equipe consegue poucos resultados significativos, e acabou na segunda posição do grupo D, a frente de Dinamo Zagreb e Astra Ploiesti. A Internazionale tem um passado recente ainda mais glorioso, porém vive uma crise semelhante ao clube escocês. Resultados ruins a nível europeu e, com um campeonato nacional muito mais competitivo, uma 11ª posição desapontante na Serie A. Na Liga Europa, a Inter ocupa o posto de terceiro pior ataque das equipes que se classificaram para a próxima fase, atrás apenas de Dnipro e Aalborg. Será um confronto onde muita história será lembrada, mas não acredito que uma dessas equipes possa conquistar algo maior. O favoritismo acaba sendo da Inter, que possui um elenco muito mais conhecido e regular do que o do time de Glasgow. Com uma boa dose de sorte, o Celtic ainda pode avançar, mas a equipe pode contentar-se com o avanço até esta fase da competição.
Chances de classificação: Celtic: 35%; Inter: 65%.








Compartilhe:

Ricardo Machado

Um sonhador, que anseia por deixar sua marca no mundo. Apaixonado por automobilismo, futebol, letras e pelas tardes frias e chuvosas de inverno.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours