Diante de um ótimo desempenho em cima do Cruzeiro, líder do Brasileirão, Corinthians, mais uma vez oscilante e "patinando" no Brasileirão perdeu por 1 x 0 para o Botafogo na Arena da Amazônia, com este resultado o Timão permanece (por enquanto) no quinto lugar da tabela do campeonato, adiando os planos de alcançar e se manter no G4 do torneio. O que faltou no Corinthians sobrou para o Botafogo: Raça. Em meio à crise financeira, dispensa de jogadores, lanterna do Brasileirão, o time não se deixou abater, mostrando foco, empenho e dedicação durante todo o jogo. Comportamento louvável que poderia servir de exemplo a tantos jogadores, inclusive dentro do próprio Corinthians!


          Nós, torcedores corintianos em sua maioria, vivíamos a doce ilusão de que venceríamos o jogo e quebraríamos um tabu de três anos sem vencer do alvinegro carioca, tendo em vista que estávamos "embalados" (?) devido à última vitória do Coringão para o líder Cruzeiro em pleno Mineirão, mas o time novamente voltou a apresentar futebol medíocre e irregular. O jogo começou bastante equilibrado, com chutes a gol de Bruno Henrique e Fábio Santos logo no começo da primeira etapa, estes lances fizeram o torcedor manter a esperança mas não demorou muito para dar o vexame de sempre. O Corinthians sabia que pegaria uma "pedreira" quando viu o sistema defensivo do Botafogo bem arrumado, impossibilitando o Todo Poderoso de atacar, embora tivesse durante todo jogo maior posse de bola. Após uma não marcação de pênalti para o Botafogo em Yuri Mamute, que, num ato de desespero e leviandade, tentou cavar um pênalti que corretamente não foi marcado (inclusive com aprovação de Mancini), aos 28 do primeiro tempo em um lance dentro da área, onde Fábio Santos "relou" o braço na bola, o juiz marcou um pênalti para o alvinegro carioca que foi muito bem cobrado por Wallyson, abrindo o placar em Manaus. Como temos acompanhado ao longo de todo o campeonato, sempre quando o adversário faz gol, o Corinthians consegue se desestabilizar ainda mais, e o segundo tempo conseguiu ser pior que o primeiro. Botafogo manteve a qualidade no sistema defensivo e, observando isso, Mano Menezes resolveu focar no ofensivo: O treinador gaúcho colocou Malcom em lugar de Guilherme Andrade, visando buscar empate, quiçá uma virada. Com Malcom, o time do Corinthians até deu uns "sustos" no adversário com chutes a gol de Luciano e Petros. O Coringão, como no primeiro tempo, insistia sem sucesso em bolas aéreas sem se darem conta de que nosso atacantes eram consideravelmente mais baixos que os zagueiros botafoguenses e eram facilmente bloqueados pelos mesmos em lances dentro da área. Ainda visando no ofensivo, Mano substituiu Fagner (que, junto com Fábio Santos, foram um dos piores da partida de hoje em minha opinião) por Jadson, levando Bruno Henrique para a lateral direita. Jadson, assim como nas últimas partidas, deixou a desejar, tendo uma participação pouco significativa. Lamentável! Mano fez uma última mudança ao colocar Gustavo Tocantins em lugar de Bruno Henrique, estreando no time profissional. Com um time muito mais ofensivo, várias chances de gols perdidas sobretudo pela excelente partida de Helton Leite, goleiro do Botafogo, que segurou o resultado até o fim. Aos 26 minutos da segunda etapa, Bolatti foi expulso deixando o Corinthians em vantagem numérica, o que nos deixou esperançosos quanto à uma mudança no resultado mas... Em vão. Vitória para o Botafogo e menos três pontos para o Corinthians.


          Meu destaque do jogo pelo lado do Corinthians, assim como no Botafogo, vai para o goleiro Cássio. Fez boas e importantes defesas e nos minutos finais resolveu atacar dentro da área do Botafogo a fim de ajudar os amigos. Mais uma atitude louvável do jogo mas nos faz repensar sobre a qualidade tática e elenco atual. Por que será que precisamos, inclusive, da ajuda de nosso goleiro para tentar empatar? Pensem nisso! Meu bola fora da partida, obviamente, vai para a PÉSSIMA qualidade do gramado da Arena da Amazônia. Em dia de clássico alvinegro, o gramado se soltou em várias partes próximas e dentro da área especialmente do Botafogo, atrapalhando algumas jogadas. Gramado padrão FIFA? Vergonhoso!

          O próximo compromisso do Corinthians é na próxima quarta-feira contra o Atlético-MG no Mineirão, pelo jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil. No primeiro jogo, na Arena Corinthians, o Timão venceu por 2 x 0 do Galo. Boa sorte!
Compartilhe:

Deny Freitas

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours