Na sexta-feira (29), a UEFA realizou o sorteio para a fase de grupos da Europa League, a 2ª maior competição interclubes no mundo. 48 equipes foram divididas em 12 grupos; a maioria deles nos reservou bons jogos e excelentes batalhas pela classificação para o mata-mata da competição, que agora garante ao campeão, uma vaga na próxima edição da UEFA Champions League.

A edição 2014/15 da UEFA Europa League será um marco na história, especialmente por seu número de estreantes na competição europeia. 12 equipes vão disputar pela primeira vez a fase de grupos da UEFA Europa League, incluindo o Feyenoord, campeão da extinta Copa UEFA. Além disso, o campeonato nos reserva uma intensa disputa por vagas, especialmente nos grupos D e H, considerados os mais qualificados da competição. Acompanhe agora, uma análise, grupo a grupo, da UEFA Europa League.

Grupo A: Apollon Limassol (CHI), Borussia Mönchengladbach (ALE), Villarreal (ESP), Zürich (SUI)

Os quatro times reunidos no grupo A disputaram os playoffs de acesso a fase de grupos da Europa League, porém, não encontraram muitas dificuldades em seus confrontos. Os destaques são o Mönchengladbach e o Villarreal, que golearam seus adversários por 10 a 2 e 7 a 0 no placar agregado, respectivamente. O cenário do grupo aponta estas equipes como favoritas as duas vagas para o mata-mata, podendo se complicar diante das partidas fora de casa contra o Apollon, que eliminou surpreendentemente o Lokomotiv Moscou, goleando os russos por 4 a 1 na capital russa. O Zürich, campeão da última copa da Suíça, aparece como o azarão do grupo e tem poucas chances de classificação, mas a equipe conta com sua fanática torcida e um estádio com capacidade para 25.000 pessoas para surpreender os adversários e tentar a classificação improvável.


Grupo B: Club Brugge (BEL), Helsinki (FIN), Kobenhavn (DIN), Torino (ITA)

O grupo B promete nos trazer uma luta interessante pelas vagas no mata-mata. Por não ter nenhuma força dominante nas principais ligas europeias, as duas vagas devem ser disputadas por Brugge, Kobenhavn e Torino, o último, correndo por fora. Ao contrário do grupo A, Helsinki, Torino e Brugge não tiveram vida fácil nos playoffs da Europa League, sendo que as vitórias foram magras, por um gol de diferença.
O posto de azarão do grupo é desta vez tomado pelo Helsinki, que bateu o Rapid Viena nos playoffs pelo placar agregado de 5 a 4. Com poucos atrativos, a equipe pode ser, acreditem, o fator decisivo do grupo, caso surpreenda alguém com um resultado positivo conquistado fora de casa.


Grupo C: Asteras Tripolis (GRE), Besiktas (TUR), Partizan Belgrado (SER), Tottenham Hotspur (ING)

Com bons elencos em mãos e adversários de nível inferior, Besiktas e Tottenham são os favoritos do grupo C da Europa League. O primeiro avançou até o playoff final da Champions League, onde foi derrotado pelo Arsenal, da Inglaterra. Já o segundo eliminou tranquilamente o AEL Limassol, do Chipre, na Europa League. O elenco do time inglês foi bastante falado por suas pontuais contratações na última temporada, porém decepcionou ao não conquistar nenhum título. Já o Besiktas mostrou um bom futebol contra Feyenoord e Arsenal pela Champions League e tem condições de lutar com o Tottenham pelo primeiro lugar de seu grupo. Asteras Tripolis e Partizan Belgrado passaram com dificuldades pelos playoffs da Europa League, e não devem avançar da fase de grupos. Com elencos inferiores e pouca tradição, a equipe grega parece estar ainda um passo a frente, a ponto de tentar tirar pontos dos favoritos, mas as chances de classificação são muito pequenas.


Grupo D: Astra Ploiesti (ROM), Celtic (ESC), Dinamo Zagreb (CRO), Red Bull Salzburg (AUT)

Indefinição! Esta é a palavra que define bem o grupo D da Europa League. A chave engloba três campeões nacionais (Celtic, Dinamo e Salzburg), além da maior surpresa dos playoffs, o Astra. A equipe romena derrotou o Lyon pelo critério dos gols marcados fora de casa, ao vencer longe de seus domínios por 2 a 1 e perder diante de sua torcida por 1 a 0. Os romenos estão em ascensão a nível nacional por algumas temporadas e tem condições de surpreenderem os campeões nacionais. O Salzburg fez uma excelente campanha na última edição da Europa League ao chegar até as oitavas-de-final. Este ano, vem ainda mais forte com o goleador Jonathan Soriano disposto a balançar muitas redes adversárias e alçar sua equipe a voos mais altos. Celtic e Dinamo Zagreb não trazem tantas novidades, com poucos adversários de seu nível nas ligas nacionais, as equipes fizeram temporadas tranquilas nos torneios nacionais, mas encontraram dificuldades nas competições europeias. O Celtic acabou eliminado pelo Maribor na Champions, enquanto o Zagreb suou para passar pelo Petrolul Ploiesti, da Romênia. Apesar de poucos destaques, Zagreb e Celtic tem condições de lutar contra Salzburg pelo primeiro lugar da chave, e o Astra não pode ser descartado de qualquer forma, pois já demonstrou sua qualidade contra uma grande equipe.


Grupo E: Dinamo Moscou (RUS), Estoril (POR), PSV Eindhoven (HOL), Panathinaikos (GRE)

O grupo E nos traz uma interessante luta pelas vagas no mata-mata. Dinamo, PSV e Panathinaikos aparecem com boas chances de classificação, sendo os favoritos a conquistarem duas vagas na próxima fase. A chave desse grupo poderá ser as partidas fora de casa, quem conseguir bons resultados longe de seus domínios e fizer seu papel dentro de casa aumenta em grande número suas chances de classificação.
Quanto ao Estoril, o próprio técnico do time deixou claro o seu objetivo: "O nosso objetivo é vencer pelo menos um jogo, o que ainda não aconteceu nas competições europeias". Depois de três empates e três derrotas na última edição, o clube português busca o primeiro triunfo na Liga Europa, tarefa que não será fácil.



Grupo F: Dnipro Dnipropetrovsky (UCR), Internazionale (ITA), Qarabag (AZE), Saint-Étienne (FRA)

O grupo F da Liga Europa apresenta uma interessante briga pelo segundo lugar, entre os ucranianos do Dnipro e os franceses do Saint-Étienne. Ambas as equipes passaram pelos play-offs da competição, o Dnipro derrotou o Hajduk Split por 2 a 1 (agregado), enquanto o ASSE precisou dos pênaltis para eliminar o Karabukspor (1 a 1 no placar agregado). Ambas as equipes fizeram boas campanhas nos campeonatos nacionais e devem lutar de igual para igual pela segunda vaga do grupo. A Internazionale aparece como a grande favorita. Apesar de não viver boa fase, possui um melhor elenco que os adversários, e se conseguir um bom começo diante do Dnipro, tem tudo para conseguir o primeiro lugar com tranquilidade. O Qarabag, um dos poucos clubes do Azerbaijão a alcançar a fase de grupos da Liga Europa, tentará marcar seus primeiros pontos na competição, mas é inegável que a provável lanterna do grupo pertencerá aos azerbaijanos.


Grupo G: Feyenoord (HOL), Rijeka (CRO), Sevilla (ESP), Standard de Liège (BEL)

Único grupo que nos propiciará um confronto entre campeões da Liga Europa/Copa UEFA na primeira fase, a chave G tem nesse confronto a principal disputa. Sevilla, atual campeão do torneio, e Feyenoord travam entre si a luta pelo primeiro lugar, com alguma vantagem dos espanhóis, que possuem alguns nomes de maior destaque, como Carlos Bacca e Éver Banega. Mesmo assim, os holandeses liderados por Clasie, destaque da seleção holandesa na Copa do Mundo, tentarão surpreender e ficar com a primeira posição do grupo. Com elencos inferiores, Rijeka e Standard, em condições normais, não chegam ao nível dos adversários, portanto, um terceiro lugar já deve ser motivo de comemoração para qualquer uma das equipes.


Grupo H: Everton (ING), Krasnodar (RUS), Lille (FRA), Wolfsburg (ALE)

Grandes confrontos e vagas totalmente indefinidas. Este é um resumo prático do grupo H da Liga Europa. Com boas campanhas nos campeonatos nacionais, Everton e Wolfsburg sequer precisaram de eliminatórias para conquistarem suas vagas. O Lille acabou derrotado pelo Porto nos play-offs da Champions League (0 a 3 no placar agregado), enquanto o Krasnodar bateu a boa equipe da Real Sociedad nos play-offs da Liga Europa (3 a 1 no placar agregado). Reunindo times com grande qualidade técnica, o grupo tem tudo para ser o melhor da competição, propiciando bons jogos, com um futebol bem jogado e de várias alternativas. Os franceses do Lille despontam como a grande força ao lado do Everton, seguido de perto pelo Wolfsburg. Pouco conhecido mas de futebol rápido e eficiente, o Krasnodar pode sim surpreender os mais fortes e, quem sabe, conquistar uma vaga na próxima fase da Liga Europa.


Grupo I: Napoli (ITA), Slovan Bratislava (EVQ), Sparta Praha (TCH), Young Boys (SUI)

Ao contrário do grupo anterior, o grupo H parece ser presa fácil para a grande equipe da chave, o Napoli. De fato, a equipe italiana teve sorte no sorteio, fugindo de confrontos que poderiam ser mais complicados. A equipe de Nápoles tem tudo pra passar com tranquilidade no primeiro lugar; o favorito para a segunda posição é o Sparta Praha, atual campeão tcheco e equipe base para a seleção nacional. Logo atrás, o Young Boys da Suíça tenta aprontar alguma com os tchecos para beliscar a segunda vaga do grupo. Como a última força aparente, o Slovan Bratislava tenta não fazer feio e somar pelo menos alguns pontos na competição europeia. Uma curiosidade é que nenhuma das equipes deste grupo já se enfrentaram em toda sua história.


Grupo J: Aalborg (DIN), Dinamo Kiev (UCR), Rio Ave (POR), Steaua Bucareste (ROM)

A chave J da Liga Europa é outra das mais niveladas da competição. Nenhuma das equipes pode ser considerada favorita, nem mesmo o Dinamo, que deixou escapar, pelo segundo ano consecutivo,o vice-campeonato da liga ucraniana. Steaua Bucareste e Aalborg tentam se aproveitar da situação vivida pelo clube e pelo próprio país para arrancar uma vaga para a fase de mata-mata, com destaque para o Steaua, atual bicampeão romeno. Estreante em competições europeias, o Rio Ave é mais uma das equipes que busca apenas pontuar nessa fase de grupos, apesar de, como estarmos falando de futebol, tudo ser possível.


Grupo K: Dinamo Minsk (BLR), Fiorentina (ITA), Guingamp (FRA), PAOK (GRE)

Novamente os italianos deram sorte. A Fiorentina certamente ficou contente ao conhecer o chaveamento do grupo K. Sem nenhum grande adversário, o primeiro lugar está perfeitamente acessível para a equipe de Mario Gomez e cia. O segundo lugar do grupo deve sair da briga entre o PAOK e o surpreendente Guingamp, campeão da copa da França na última temporada. Com elenco enfraquecido, o Dinamo Minsk, estreante na competição europeia, tem grandes chances de terminar a fase de grupos na lanterna da competição.


Grupo L: Legia Warszawa (POL), Lokeren (BEL), Metalist (UCR), Trabzonspor (TUR)

Finalmente, o grupo derradeiro da Liga Europa. Na chave L, muitas equipes niveladas, com destaque para o Legia Warszawa. A equipe polonesa até conseguiu a classificação para a última fase de play-offs da Champions League, mas foi excluída por irregularidades na escalação. Na Liga Europa, avançou sem dificuldades contra o Aktobe, do Cazaquistão. Brigando pela segunda vaga no grupo, temos o Metalist e o Trabzonspor. As duas equipes podem brigar com forças equivalentes pela vaga na próxima fase, porém o apoio das torcidas pode ser o fator determinante para uma importante vitória em casa, para ambos os times. O Lokeren é mais um dos estreantes na Liga Europa, sem elenco para disputar jogos em alto nível, deve suar para marcar seus primeiros pontos na história do torneio, mas suas chances de avançar são muito pequenas.



Compartilhe:

Ricardo Machado

Um sonhador, que anseia por deixar sua marca no mundo. Apaixonado por automobilismo, futebol, letras e pelas tardes frias e chuvosas de inverno.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours