Vocês podem estar vendo esse título e dizendo: "Que imbecil esse sujeito pra fazer um texto sobre eleição usando tal frase". Mas vejam, essa tola estrofe de uma "canção" da nossa "Música Popular", cabe muito bem no ridículo cenário eleitoral que temos, hoje nós vamos comentar as estratégias de ataque gratuito, em campanhas Presidenciais e de SP, e constatar que temos o pleito menos propositivo na jovem Democracia de 24 anos que temos.

Dilma Rousseff (PT)

Vejam, é perceptível que eu tenho sim as minhas restrições ao atual Regime Político instalado no Brasil, porém eu não misturo isso com a análise, eu não ataco ninguém, eu opino sobre fatos concretos, vamos então à eles:

Me incomoda muito a apropriação do Estado, que o PT prega. Quando o PT diz que; "Temos mérito, por que a PF investiga os casos de corrupção", está se agindo de forma hipócrita, afinal, a PF é um órgão da Nação, um poder que não deve se submeter aos desmandos e caprichos do Planalto, e se preciso e cabível for, tem de ter poder para propiciar inclusive um Impeachment, em casos onde a Presidência tiver relação direta comprovada, com casos de corrupção, seja ativa ou passiva (apesar de eu crer que o financiamento privado de campanhas é um modo de corrupção passiva, legalizada). 

Um dos ataques promovidos pela Presidente (afinal, a minha gerente de conta no banco não deve ser chamada de Gerenta), é válido, de que raios Marina tirou a ideia da "Autonomia do BC"? Pra vocês terem uma ideia, nem Everaldo, que privatizaria até a "própria família", acha isso cabível, ou ao menos jamais disse isso. Passar o controle do BC para os Banqueiros, chamando isso de "Autonomia", configura nada menos que a Privatização das decisões financeiras do país, ao prazer do Mercado, ou seja, são taxas de juros ainda mais elevadas para que ser Banqueiro siga sendo um dos poucos negócios de Superavit garantido neste país, esse foi um grave erro de Marina, que abre campo para o ataque, e o questionamento sim, da sociedade Brasileira.

Porém, a coisa mais descabida que vi por parte do PT, foi fazer terrorismo em cima do Pré-Sal. Quando é que Marina se posicionou contra a exploração do Pré-Sal gente? Se a questão for a tal "uma linha", se eu fosse candidato à Presidência, o meu programa também teria apenas uma linha, sobre o tema: "Garantir a exploração do Pré-Sal, por mão de obra e maquinário NACIONAL, e a destinação de seus recursos para as áreas de Educação, Saúde e DEFESA NACIONAL". Pronto, a proposta ideal sobre a exploração decente do Pré-Sal foi dada em duas linhas, Dilma, tu não é dona do Brasil, e o povo não é imbecil. 

Aécio Neves (PSDB)

Coitado do Aécio né gente, como diria o jornalista Esportivo Márcio Bernardes, ele foi "Gulosão", se candidatou totalmente fora de hora e propósito, o povo Brasileiro não o conhece, o povo de MG tem restrições ao projeto Tucano lá hoje, basta ver o cenário para Pimenta da Veiga, e o alto teor de indecisos, que não sentem-se representados pelas opções políticas que lá se apresentam, ou seja, o que Aécio trouxe à essa eleição que justifique o voto nele? Absolutamente nada.

Aécio fala demais no maravilhoso; "Virtuoso ciclo de crescimento", mas jamais apesentou uma proposta concreta de como entrar nesse ciclo, o que irrita inclusive todos os que o Sabatinaram, é impressionante um cidadão que tem tamanha articulação para se colocar, (o comparo até com FHC, no aspecto), não consiga apresentar uma ideia concreta para que esse ciclo ocorra de fato, como abraçar essa candidatura? 

Aécio busca se colocar como o Paladino da ética, é compreensível, dado o desastre que foi sua candidatura até aqui, e dada a margem de escândalos oferecida pelo PT para isso, é uma tentativa desesperada de instigar o voto da população pela revolta com o atual estado de coisas que vivemos, porém, ser ético e decente não é mérito, é obrigação, isso incorre no mesmo erro cometido pela campanha de Eduardo Suplicy em SP, que não apresenta nenhuma ideia política concreta, e conseguiu ressuscitar Serra, que parecia finado após perder de Haddad o pleito Paulistano. 

O cenário Paulista

Em SP a coisa também está mais feia do que bater na mãe, falta de propositividade, e quando há, algumas ideias chulas, vamos conferir o show de horrores dos principais candidatos.

Alexandre Padilha (PT)

Lembram o que disse sobre Aécio, o mesmo vale para Padilha, o Ministro está completamente perdido, sabe que não tem chance, coloca propostas malucas, como a comparação da parceria com Drogarias, à uma parceria com Consultórios Particulares, que custaria muito mais caro do que investir em AMEs aos cofres públicos, mas ainda bem que o Povo Paulista é inteligente, e não se deslumbra com bobagens.

Padilha tenta desesperadamente agora atacar Skaf, visando o milagre do 2º turno, não estou aqui para fazer campanha para ninguém, mas os órgãos da FIESP não foram feitos para os ricos, atendem toda a comunidade, ou o PT vai entrar nessa de dizer que só rico, frequenta: SESC, SENAI, SENAC, só idiotas creriam nisso, é pedante, nem digo que é infantil por que seria uma ofensa as crianças, troquem esses publicitários urgentemente.


Paulo Skaf (PMDB)

Olha, não sou partidário do Skaf, meus amigos pessoais sabem qual será meu voto no 1º turno em SP, e não será nele, mas tenho de dizer que apesar dos "Lepo, lepos", a campanha dele é digna, propositiva, ele soube se defender bem dos ataques gratuitos de Alckmin, que não levaram em conta que "PFL/DEM" que até outro dia eram a morada de Kassab são aliados históricos, e o PTB é um aliado do PSDB, o PTB de Fleury, é molecagem demais. 

Acho que Skaf tem algumas boas ideias, o que o prejudicou na eleição acho que foi o "excesso de Tesão", quando tu comunica, quando tu entra na casa das pessoas, precisa tomar muito cuidado para não ser agressivo, isso acontece até conosco, nos colocamos de uma forma dura em relação a todos os temas que pretendemos tratar, somos "Kajurus sem processo", isso angaria grandes seguidores, mas afasta outros, em SP e com Skaf, parece claro que essa sede ao pote, que já tinha assustado a população com Russomanno, novamente teve o mesmo efeito com Skaf, infelizmente até, por que um governante tem de ter fome de ajudar o seu povo.

Geraldo Alckmin (PSDB) 

Why? Por que Governador? Por que atacar gratuitamente, atacar os amigos Kassab e Fleury, companheiros de tantas lutas? Se ao menos o PSDB estivesse claramente ameaçado de perder o "pudê", a sua tão amada cadeira, eu entenderia. Mas o candidato que deveria ter sido lançado à Presidência do Brasil pelo PSDB, nada de braçada no maior Colégio Eleitoral do país. Então pra que o desespero? Por que o ataque, que trai as próprias convicções de um ontem tão próximo?

O mesmo que disse para Dilma vale em SP, a cadeira não é propriedade de um Ser, ou de um partido, ela é um direito representativo concedido pelo povo, ninguém é proprietário do patrimônio público além do povo, é ele quem decide quem o irá representar.

Aliás, assusta um pouco que o PSDB tenha tanta sede de comandar a máquina, mas seja tão vagaroso em suas ações, seja no transporte, seja na saúde, enfim. Se o PSDB tivesse a competência para governar que tem para criar métodos de ataque, e a agilidade na execução das propostas que tem para defender com unhas e dentes sua cadeira, tanto SP, como a Nação, estariam muito mais avançadas. 


E você, o que pensa do circo eleitoral? Toda opinião é válida, desde que com respeito, e sem ser fruto do Militantismo Cego. Opine!

Curta nossa Página: Jovens Cronistas! (Clique)



Compartilhe:

Adriano Garcia

Amante da comunicação escrita e falada, cronista desde os 15 anos, mas apaixonado pela comunicação, seja esportiva ou com visão social desde criança. Amante da boa música e um Ser que busca fazer o melhor a cada dia.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours