Pessoal, mais um Papo de Torcedor INTER, aqui no Jovens Cronistas, para repercutir a semana do Internacional, onde tivemos mais uma derrota no Beira-Rio, pela quarta, na Sulamericana contra o Bahia e neste sábado a importante vitória sobre o Palmeiras no Pacaembu, pelo Campeonato Brasileiro, na 18ª Rodada no jogo de ontem.

Na quarta-feira pela Sulamericana o Inter fazia sua estreia em casa contra o Bahia e ambas a equipes demonstraram que não possuem grande interesse pela competição e escalaram equipes mistas. O Inter foi a campo com Dida, Cláudio Winck, Paulão, Ernando e Alan Ruschel, Ygor (Leandro), Wellington, Aránguiz, Alex (Alan Patrick), Valdívia e Wellington Paulista.


Sobre o jogo, o Inter na primeira etapa teve boas oportunidades e acertou a trave por 3 vezes, com Valdívia a 1 minuto, Wellington Paulista aos 18 minutos e Alex aos 46 minutos. Mas o desentrosamento do time era notório e após escanteio aos 42 minutos, o Bahia abriu o placar.

Na segunda etapa, Abel colocou o jovem Leandro no lugar de Ygor, em busca do empate, mas logo a 1 minuto o Bahia ampliou com Diego Macedo em uma grande desatenção da defesa colorada. O Inter tentou uma reação mas sem qualquer organização e esteve mais próximo de levar o terceiro gol, do que diminuir o resultado e esta praticamente eliminado da competição pois precisará de no mínimo uma vitória de 2 a 0 em Salvador, algo que não é impossível, mas Abel já deixou bem claro que a prioridade dele é o Brasileirão.

Sinceramente eu gostaria de ver Abel colocar os jovens para atuar nesta partida de volta, porque já que esta praticamente perdido, dê a oportunidade aos jovens Abel, para que eles possam demonstrar seu potencial, eu gostaria muito por exemplo de ver um ataque formado por Sasha, Aylon e Leandro na quarta, com Valdívia na armação de jogadas e Bertotto de volante, é jogo para a gurizada Abel.


Voltando ao foco principal do Inter, ontem pelo Brasileirão o Inter foi a campo com novidades, e tivemos Dida, Claúdio Winck (Gilberto), Ernando, Paulão e Fabrício, Willians, Wellington, Aránguiz, Jorge Henrique, Eduardo Sasha e Rafael Moura, saindo daquele fatídico 4-2-3-1, para praticamente um 4-3-3, e com um grande detalhe sem nenhum meia de ligação na equipe, apenas com 3 volantes, sendo Willians mais fixo e os outros dois com mais liberdade.

Anulado Inter

O Inter começou com grande velocidade, algo que não víamos a muito tempo na equipe e aos a primeira grande chance foi aos 12 minutos, com Jorge Henrique, que marcou o gol, mas o lance foi anulado, por toque de mão de Rafael Moura. Depois tivemos a lesão de Cláudio Winck, que foi substituído por Gilberto.


O gol do Inter saiu aos 20 minutos após um chutão de Dida, que Rafael Moura escorou para Jorge Henrique, que chutou na saída de Fábio. Assim o Inter voltava a marcar pelo Brasileirão. Depois o Inter teve outra grande chance com Aránguiz, mas ele desperdiçou a chance de ampliar o placar.

Na segunda etapa o Palmeiras que precisava do resultado começou a criar algumas oportunidades, com Cristaldo aos 15 minutos e Allione aos 39. O Inter passou a jogar na base do contra-ataques e em um deles Rafael Moura chegou atrasado, para variar. Hoje ele não podia reclamar de isolamento, ainda bem que este lance não fez falta e o Inter venceu por 1 a 0. Com a vitória o Inter chega aos 34 pontos e continua no G-4. Na próxima rodada o Inter enfrentará o Figueirense no Beira-Rio, domingo as 18:30.

torcedora gremio racismo aranha (Foto: Reprodução/ESPN)

Agora vamos ao tema vergonhoso desta semana e que não poderei deixar de falar, mais uma vez atos racistas envolvendo indivíduos da torcida Geral do Grêmio, que desde que foi criada o time jamais conquistou um grande título, que torcida pé-fria. A moça do foto foi flagrada pela ESPN, chamando Aranha de macaco, fora outras imagens de outros torcedores, onde tínhamos inclusive a presença de torcedores negros, que ou são daltônicos, ou perderam a noção dos xingamentos. A situação só ganhou maior notoriedade, pois agora envolveu um time do centro do país e quem acabou sofrendo esta injúria racial, foi o goleiro Aranha do Santos.

paulão inter grêmio gre-nal 400 arena (Foto: Diego Guichard/Globoesporte.com)

Mas quem é aqui do Rio Grande do Sul, assim como eu sabe que o caso não é recente e o Grêmio é reincidente neste casos, basta lembrar a primeira partida da final do Gauchão na Arena, local aliás onde o Inter jamais perdeu um Grenal. Torcedores racistas do Grêmio, ofenderam o zagueiro Paulão, ao final da partida e não foram identificados, onde inclusive alguns torcedores ajudaram, para que este indivíduo não fosse identificado.

O racismo velado da torcida gremista por parte de alguns indivíduos é notório, basta escutar seus cânticos no estádio, com a palavra macaco, páginas de internet, como por exemplo temos nas mídias sociais, de "Zoando os Macacos", a qual já pedi por inúmeras vezes sua retirada do ar, mas os gremistas acham natural o uso do termo macaco, e dizem que não é de cunho racista, ainda bem que neste domingo o goleiro do Bahia é o Marcelo Lomba.

Chateado, Zé Roberto diz ter sido vítima de racismo pela torcida do Grêmio Diego Guichard /

Isso não é de hoje, no Grenal 387, o qual o Inter venceu nos pênaltis a final do Gauchão 2011, o jogador colorado Zé Roberto, enquanto aquecia sofreu injuria racial, mas nada foi feito pelas autoridades na época, o problema é que parte da mídia e algumas pessoas acham normal e devem até achar bonito. Vejam as palavras de Zé Roberto na época:

"Quando estava aquecendo, torcedores começaram a me chamar de macaco. Segundo alguns companheiros meus, isso é normal no Olímpico. Fiquei meio assustado, isso é ruim. Nunca passei esse tipo de situação em outros países. Só temos que lamentar. É um sentimento nojento"

Agora após o episódio Aranha, espero que as Autoridades e a Mídia Gaúcha, deixe achar o termo "Macaco" usado pela torcida do Grêmio normal e tome as atitudes cabíveis, contra estes indivíduos que mancham a imagem de todo um Estado, que acaba por ficar com uma péssima imagem, por conta de meia dúzia de imbecis.

Espero que o Inter continue com esta boa campanha no Brasileirão e até mais um Papo de Torcedor INTER, aqui no Jovens Cronistas.


Compartilhe:

Mario Magalhães

Geógrafo, um riograndino que mora em Porto Alegre, Cronista do site Jovens Cronistas, responsável pelas colunas Papo de Torcedor INTER e Resumão da Rodada da Premier League.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours