A 1ª jornada já foi, e já começam as diferenças! Com um Porto dominador e um Benfica a começar a demonstrar a química que até aqui lhe faltava vitoriosos, o Sporting ficou aquém das expectativas quando apenas conseguiu um empate frente à Académica.

FC Porto: O terceiro classificado da época passada teve uma entrada em grande ao vencer o Marítimo no Estádio Dragão por duas bolas a zero. Com o marcador a abrir cedo por Rúben Neves, a nova grande promessa do futebol português, aos 11 minutos de jogo os azuis e brancos já se encontravam na frente. Com Julen Lopetegui a deixar Casemiro e Tello no banco na primeira parte o Porto conseguiu anular o adversário de modo a que este não tivesse oportunidade de igualar o marcador, chegando assim ao intervalo. Na segunda parte foi mais do mesmo, com Lopetegui a lançar Casemiro, Evandro e Tello em detrimento de Herrera, Rubén Neves e Brahimi. Com o aproximar do final do jogo aproximou-se também o Porto do golo, tendo chegado ao mesmo aos 90+4’ por parte do colombiano Jackson Martinez, fechando o jogo.

Sporting: Num jogo de grandes expectativas para os leões, a equipa não esteve à altura e deixou escapar os três pontos por entre os dedos nos descontos. Num jogo em que Marco Silva apostou na formação que mais garantias lhe dava, este viu-se na dianteira do marcador logo aos 18 minutos por parte de Carrilo. Infelizmente para os verde e brancos, este golo não foi suficiente para segurar a vitória pois para infortúnio da equipa, William Carvalho foi expulso por acumulação de amarelos e, com menos um jogador do Sporting em campo, Rafa, jogador da Académica, conseguiu marcar quase ao cair do pano, tendo assim assegurado o primeiro ponto para a sua equipa, ficando em igualdade pontual com o Sporting.

Benfica: O Benfica foi o último dos três grandes a jogar e conseguiu, com o esforço colectivo de todo o grupo que se encontrava em campo, superar um Paços de Ferreira forte e coeso defensivamente e com um contra-ataque venenoso. A equipa da Capital do Móvel dispôs de um penalti a seu favor bem cedo no jogo mas para alegria dos benfiquistas Artur teve o sangue frio necessário e conseguiu defender. Aos 25 minutos o Benfica adiantou-se no marcador por intermédio de Maxi Pereira, o uruguaio lateral direito. Durante todo o jogo houve oportunidades para ambos os lados, havendo por mais do que uma vez um lance duvidoso na área do Paços de Ferreira por suposto penálti a favor das Águias. Mas, Cosme Machado, o árbitro principal deste jogo, nada assinalou. De qualquer das formas o Benfica conseguiu ampliar a vantagem no marcador quando Salvio, após uma grande jogada de entendimento entre Jara e Gaitán cabeceia após cruzamento de Nico, com a bola a parar apenas no fundo da baliza dos pacences, sentenciando assim o jogo com o 2-0 que acabou por ser o resultado no final dos 90’.

Outros Resultados:

Gil Vicente 1 – 3 Vitória de Guimarães

Rio Ave 2 – 0 Vitória de Setúbal

Nacional 0 – 1 Moreirense 
Penafiel 1 – 3 Belenenses
Braga 3 – 0 Boavista
Arouca 1 – 1 Estoril


A jogar em casa o Gil Vicente não conseguiu fazer frente ao Vitória de Guimarães, tendo sofrido três golos e marcado apenas um; O Rio Ave, após o jogo da supertaça com o Benfica, continua a mostrar a equipa coesa e forte que tem ao vencer em casa o Vitória de Setúbal por duas bolas; O estreante Moreirense foi à Madeira vencer o Nacional por uma bola a zero; O também estreante Penafiel sucumbiu ao poderio do “Belém” ao perder por três bolas a uma; O último estreante, o Boavista, foi a Braga para se ver derrotado pela larga margem de três bolas a zero; Já o Arouca, a jogar em casa, bateu o pé ao Estoril e conseguiu um empate que atribui aos dois um ponto na tabela classificativa.

 


Nota: Era para ter falado nisto antes, e peço desculpa por não o ter feito, mas já decorreu, aqui em Portugal, o jogo da Supertaça entre o campeão Benfica e o “desafiador” Rio Ave. No terceiro confronto em finais numa época só, o Benfica levou novamente de vencido o jogo, mas engane-se quem pensou que foi fácil! O Rio Ave mostrou-se firme e conseguiu criar bastantes sustos à equipa vermelha e branca e nem os jogadores do Benfica conseguiram “desatar o nó” nos 90 minutos. Com o prolongamento a decorrer, nenhuma das equipas foi capaz de cheirar a baliza adversária, o que levou à decisão por pontapés da marca de grande penalidade. Lá, para grande alegria dos benfiquistas, Artur Moraes, guardião brasileiro da baliza do Benfica defendeu (imagine-se!) três penaltis, dando assim a vitória aos encarnados por 3-2. O Benfica arrecadou assim a sua quinta Supertaça Cândido de Oliveira (nome dado à Supertaça Portuguesa) alcançando o feito inédito de ganhar 4 troféus nacionais num ano só, sendo eles o campeonato, a Taça de Portugal, a Taça da Liga e a Supertaça. Um feito que pode inspirar o Benfica a tentar repeti-lo esta época.
E assim termina a análise desta semana, para a semana há mais! Fiquem bem, boa semana e bons jogos!



Compartilhe:

Daniel Leite

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours