Bom pessoal, primeiramente quero me apresentar. Sou Ricardo Machado, um jovem redator de apenas 14 anos, que mora no interior de Santa Catarina. Minha missão aqui no Jovens Cronistas é analisar e informar vocês, caros leitores, sobre tudo o que se passa no campeonato nacional dos Países Baixos, a Eredivisie. Sempre que possível, estarei atento aos comentários respondendo à dúvidas, sugestões e/ou críticas, portanto, sintam-se à vontade para qualquer indagação. Sem mais delongas, vamos ao que interessa, uma prévia do que pode acontecer na Eredivisie 2014/15.


A nova temporada do futebol holandês está prestes a começar. A temporada 2014/15 da Eredivisie tem tudo pra ser histórica, e motivos para isso não faltam.

Pra início de conversa, tudo indica que teremos uma intensa luta na parte de baixo da tabela; Willem II, apelidado de time "iôiô" por sua fama de subir numa temporada e cair na outra, e Dordrecht, que disputou apenas três temporadas na elite holandesa em toda a história, devem brigar juntamente com Excelsior, outro time que conquistou o acesso na temporada passada, NAC Breda, Go Ahead Eagles, Heracles e Utrecht para se salvarem do temível rebaixamento. O AZ Alkmaar, equipe que foi mais longe na última Europa League, desponta como a possível surpresa. E a luta pelo título será de encher os olhos, o Ajax busca o quinto caneco seguido, que se viesse, quebraria o recorde de quatro títulos seguidos conquistados pelo PSV, de 2004/05 a 2007/08 (recorde já igualado pela equipe de Amsterdam na temporada anterior). A equipe de Eindhoven tentará defender o recorde e, para isso, busca forças no seu treinador e ídolo do clube, Phillip Cocu, e no mais novo reforço, Luuk de Jong. O Twente vem correndo por fora, a equipe conquistou um excelente terceiro lugar na última edição do campeonato e busca inspiração na juventude para não decepcionar este ano.

Melhor elenco do futebol holandês,  Ajax busca consolidar seu domínio e almeja recorde histórico

Tetracampeão da Eredivisie, Ajax vai em busca do título da Holland SupercupAtual tetra campeão holandês e detentor de um excelente treinador e elenco invejável, o Ajax entra novamente como favorito a mais um título holandês. A equipe apostou em contratações jovens, que podem ajudar o clube hoje e render frutos numa possível transferência futura, um exemplo disso é o jovem Richairo Zivkovic, de apenas 17 anos. Zivkovic foi destaque da última Eredivisie atuando pelo Groningen, por onde marcou 11 gols em 33 aparições. Apesar de atuar como centroavante, Zivkovic é conhecido por suas arrancadas em velocidade, o que lembra bastante o estilo de Arjen Robben, outra estrela revelada pelo Groningen. Robben acabou escolhendo o PSV, por onde fez sucesso e atraiu a atenção de vários gigantes europeus. O destino acabou sendo o Chelsea, que o comprou por 18 milhões de euros. Será que a aposta do Ajax rende os frutos que Robben deu ao rival PSV? 
Apesar de muita expectativa em volta de Zivkovic, o Ajax não aposta somente nele. Arkadiusz Milik, vindo do Bayer Leverkusen por empréstimo, é outra aposta que já mostrou serviço na pré-temporada, marcando em várias oportunidades. O outro grande jovem destaque do time de Amsterdam é Ricardo Kishna. O jovem atacante estreou na Eredivisie marcando um gol na vitória sobre o AZ Alkmaar pela 25ª rodada da Eredivisie 2013/14 por 4 a 0, e desde então, atraiu boa parte dos holofotes para si. Será que os jovens destaques do Ajax comandarão o time rumo ao quinto título seguido?

PSV e Twente são os principais adversários na luta pelo "Prato de Prata"

Dois dos principais adversários do Ajax na luta pelo pentacampeonato serão PSV Eindhoven e Twente. A equipe de Eindhoven trouxe de volta à Eredivisie um dos destaques do campeonato em edições passadas: Luuk de Jong. Ainda jovem, de Jong foi contratado como promessa do De Graafschap e custou 800 mil euros aos cofres do Twente. De Jong esteve presente no elenco campeão da Eredivisie 2009/10 e marcou o gol da vitória da Johan Cruijff Schaal de 2010, em partida disputada contra o Ajax na casa do adversário. Na temporada 2011/12, marcou 25 gols em 33 jogos pelo Twente, chamando a atenção do Borussia Mönchengladbach, que acabou contratando o jovem atacante por um total de 15 milhões de euros. No clube alemão não rendeu o esperado e acabou por retornar ao futebol holandês nessa temporada, desta vez pelo PSV. Autor de chutes precisos e bom controle de bola, de Jong já mostrou para o que veio e marcou o gol da vitória do PSV sobre o St. Pölten, nos playoffs da Europa League. O responsável por comandar o centroavante e a equipe rumo ao título holandês é Phillip Cocu, um ídolo na história do PSV. Treinador da equipe desde junho de 2013, Cocu levou o PSV a um excelente quarto lugar na última temporada, depois de um início desastroso. Este ano, o PSV pode aumentar suas ambições e pensar no título nacional? Talvez o início da temporada seja crucial para que a equipe possa fazer do restante, uma oportunidade de ganhar um título da elite nacional, que não vem desde 2007/08.


Twente foi o último campeão holandês antes do início da hegemonia dos Godenzonen (Foto: rtvoost.nl) 

O Twente desponta como terceiro candidato na luta pelo título. O clube vem em ascendência nos últimos anos, e já conquistou títulos importantes, como a Eredivisie de 2009/10 e a KNVB Beker de 2010/11. O clube se apega aos jovens talentos para obter sucesso nesta temporada. Com todos os jogadores abaixo dos 29 anos, seus principais destaques são Quincy Promes e Luc Castaignos, de 22 e 21 anos, respectivamente. Juntos, marcaram 25 gols na última edição da Eredivisie, e foram fundamentais para o terceiro lugar alcançado pelo clube de Enschede na última temporada. Ambos representam as seleções de base da Holanda e marcaram juntos 13 gols em 6 jogos pela Holanda sub-21 na Eurocopa da categoria. Castaignos e Promes ganharam a companhia de mais duas jovens promessas contratadas pelo Twente, Darryl Lachman, de 24 anos, vindo do PEC Zwolle, pode atuar tanto na lateral-direita como na zaga, enquanto Kasper Kusk, de 22 anos, vindo do Aalborg (Dinamarca), é um meia-atacante e chega para substituir outro jovem destaque dosTukkers, Dusan Tadic, vendido ao Southampton por 14 milhões de euros. O elenco atual do Twente tem uma média de idade de apenas 22 anos e meio e uma responsabilidade grande de disputar o título nacional com um gigante, além de disputar simultaneamente a Uefa Europa League, sendo o clube holandês mais bem colocado no último campeonato nacional a disputar o torneio. Será que os meninos aguentam a pressão e demonstram todo seu talento no campo? Ou os fatores fora das quatro linhas os farão sucumbir e fracassar diante de uma das temporadas mais promissoras da equipe?

AZ Alkmaar: equipe pode surpreender no início de temporada

Na parte intermediária da tabela, um virtual equilíbrio deve acontecer durante as primeiras rodadas. Dentre todas as equipes, o AZ Alkmaar é quem pode pensar em algo maior no início da temporada. Apesar de perder algumas peças importantes como Viergever e Beerens, o AZ Alkmaar apostou na contratação de um novo treinador: Marco van Basten. O ex-técnico do Heerenveen deixou sua antiga equipe numa excelente quinta colocação, a dois pontos de uma vaga na Liga Europa. Seu próximo desafio é devolver o time de Alkmaar as competições europeias, e para isso, precisará trabalhar duro, afinal, o AZ não conseguiu nenhuma transferência de peso nesta temporada. 


Go Ahead Eagles e Cambuur escaparam por pouco do rebaixamento na última temporada; vale lembrar que todos os times da Eredivisie que disputaram os playoffs contra o rebaixamento acabaram caindo para a Jupiler League (Foto: nusport.nl)

Luta contra o rebaixamento promete esquentar ainda mais o campeonato

Dentre as equipes do fundo do pelotão, várias perguntas surgem à mente do fã do futebol holandês: O Willem II faz jus a fama de "time iôiô" e é rebaixado novamente? O Dordrecht repete o retrospectivo de campanhas péssimas em suas poucas aparições na Eredivisie? O Utrecht, é rebaixado pela primeira vez na história na história a segunda divisão? O Cambuur, mesmo ostentando o posto de pior ataque da liga, sobrevive mais uma temporada? O Go Ahead Eagles, a pior defesa da última temporada remanescente na Eredivisie, escapa mas uma vez do rebaixamento? E o NAC Breda, será que os reforços salvarão o clube em mais uma temporada de angústia para o torcedor? Todas essas perguntas e a definição de quem será rebaixado, devem acontecer nos confrontos diretos, portanto, nenhuma oportunidade de ganhar pontos que poderiam ser do rival deve ser desperdiçada. 

Jogos Imperdíveis

1ª Rodada - Ajax x Vitesse
3ª Rodada - Ajax x PSV Eindhoven
6ª Rodada - Feyenoord x Ajax
9ª Rodada - Twente x Ajax
16ª Rodada - PSV Eindhoven x Twente
19ª Rodada - Ajax x Feyenoord
23ª Rodada - Ajax x Twente
25ª Rodada - PSV Eindhoven x Ajax
29ª Rodada - Twente x PSV Eindhoven
33ª Rodada - Feyenoord x Vitesse


Compartilhe:

Ricardo Machado

Um sonhador, que anseia por deixar sua marca no mundo. Apaixonado por automobilismo, futebol, letras e pelas tardes frias e chuvosas de inverno.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours