Oi, como vocês estão? Hoje trago um tema que não queria abordar. Vim fazer uma singela homenagem a um dos grandes nomes da história do wrestling profissional. Bruiser Brody. Hoje, dia 17 de julho, fazem 26 anos de sua morte, aos 42 anos, então eu, um fã do wrestling old school achei que seria legal, fazer um tributo a um dos meus lutadores preferidos de todos os tempos. O texto que segue foi traduzido da página do facebook Ring Wars, que tem administradores, em sua maioria ingleses. No ultimo parágrafo farei um comentário pessoal do que eu acho sobre Brody. Espero que gostem.

Eu comecei a ver wrestling ainda criança em 1988, primeiro vendo o famoso World of Sport na ITV com nomes como Big Daddy, Giant Haystacks e Mark Rocco, antes da SKY TV cobrir o reino unido e eu conseguir assistir WWF na casa do meu primo. Eu me apaixonei por aquilo, mas naquele tempo, o maior e mais temido brawler na história do wrestling já havia partido.

            Nesse mesmo dia em 1988, Bruiser Body morreu numa cama de hospital em Porto Rico em função de uma facada. O homem que nasceu com o nome de Frank Goddish foi assassinado pelo ex-lutador Jose Gonzalez naquela tarde (Tecnicamente foi dia 16 de julho) e o mundo da luta livre perdeu um dos seus maiores nomes.

            Após uma carreira no futebol americano nos tempos de escola, Frank Goddish embarcou na carreira no wrestling. Seu porte físico, seu cabelo e barba o faziam parecer um homem das cavernas, e ao caminhar para o ringue ele uivava como um animal, talvez ele tenha sido um dos mais convincentes “Wildmen” na história. As tendências animalescas não paravam no seu look e sua entrada. Assim que o gongo soava, ele era uma força da natureza. Definitivamente não era um lutador técnico, mas sim um brawler personificado. Reconhecido por muitos como o melhor brawler de todos os tempos.

            Sua parceria lendária com Stan Hansen se transformou em um respeito mutuo e uma amizade legitima. Ambos viam o wrestling do mesmo jeito. Ambos faziam o negócio do mesmo jeito e não se importavam com mais nada... Wrestlers e promotores. Eles foram uma das duplas estrangeiras de maior sucesso na história do wrestling japonês, vendo a AJPW Worlds Strongest Tag Team Tournament e o PWF World Tag Team title.

            Brody foi um pioneiro no que viria a ser conhecido mais tarde como “Hardcore style” no tempo em que o termo ainda nem existia. Suas batalhas sangrentas contra Abdullah The Butcher, Kamala e Jerry Blackwell eram diferentes de tudo o que o público já tinha visto até ali. Eram totalmente diferentes do hardcore coreografado de hoje, eles iam por toda a arena em verdadeiros banhos de sangue que pareciam demais com brigas reais. Brody se tornou uma lenda na América, Japão e Porto Rico e sem ficar por muito tempo em nenhuma empresa. Na verdade, o fato do Brody estar sempre deixando um território deixava os fãs com “gostinho de quero mais”.

            Brody tinha uma reputação de ser um cara difícil de trabalhar, mas muitos que o conheceram atestavam que ele era bem tranqüilo de se lidar no ringue, desde que você fizesse as coisas DO JEITO DELE. Um incidente famoso em que isso se tornou evidente foi durante uma Steel Cage match entre ele e um jovem Lex Luger pela NWA na Florida. Durante a luta Brody simplesmente parou de vender os golpes de Luger, ele simplesmente se ficava ali parado enquanto Luger o castigava e não conseguia nenhuma reação. O “Total Package” deixou a jaula e voltou ao vestiário rapidamente. Numa entrevista recente Lex admitiu ter ficado aterrorizado naquela época, mas também divulgou que quando Brody voltou ao vestiário ele simplesmente disse “Não estava funcionando garoto” e foi embora. Era Bruiser quem dava as cartas, não os promotores, nem os fãs e certamente nem os oponentes.

            Existe muita especulação sobre os eventos de sua morte, desde rumores a respeito de dinheiro, ameaças de violência e por ai vai. O fato é que, segundo as testemunhas, Brody foi vitima de um assassinato sem motivo. Os júris de Porto Rico viram as coisas de outra maneira e classificaram o caso como legitima defesa já que nenhuma testemunha vital foi chamada para depor. Carlos Colon testemunhou a favor de Gonzalez e sua alegação de legitima defesa. Nós jamais saberemos o que realmente aconteceu naquele dia 26 anos atrás, mas com certeza houve a perda de um dos lutadores mais originais, divertidos de se ver e durões que o mundo já viu. Suas ultimas palavras, ainda no vestiário foram ditas para Tony Atlas que disse “Diga ao meu filho que eu o amo e diga a minha esposa que eu a amo também”.


            Confesso que vi relativamente pouca coisa do Bruiser Brody, entretanto o pouco que eu vi me deixou impressionado. Seu jeito de lutar fazia realmente ele parecer um animal, seu estilo violento de agir antes mesmo do wrestling hardcore existir era algo revolucionário pra época. Sua parceria com outra lenda desse tipo de wrestling mais “duro”, Stan Hansen, também gerou grandes espetáculos por onde passaram. E bem, mesmo não tendo visto o bastante dele, é impossível não respeitar um homem que é quase que unanimemente considerado como o melhor Brawler de todos os tempos. Acho que isso é tudo por hoje, espero que tenham gostado dessa pequena homenagem a um dos maiores nomes do wrestling.  Abaixo eu vou deixar o link para o texto original (Em inglês) para os que estiverem interessados. Até a próxima e tchau.


Compartilhe:

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours