Amigos, leitores, esse é um momento muito especial para nós, onde viemos agradecer o carinho que vocês nos deram durante esta Copa do Mundo, e acima de tudo agradecer a oportunidade única, que é cobrir um evento de tal magnitude, algo que não pode ser ignorado, ao contrário, é uma honra sem igual, e creio que cumprimos com maestria a nossa missão, a satisfação é sem limites. Nesse período de Copa foram cerca de 20.000 visualizações, número que contribui para chegarmos próximos á 100.000 visualizações em menos de 9 meses de atividade, um número muito expressivo para um projeto independente. Mas o mais importante não foi a audiência, foi formar opinião, levar o leitor á reflexão, e creio que conseguimos isso com louvor.

A emoção de cobrir uma Copa

Para mim em particular foi uma emoção única, após seis Copas do Mundo vividas com afinco, tive esta chance agora. Poderia já ter sido em 2010 a minha estréia como Cronista em Copas, e em um grande veículo, mas motivos alheios a minha vontade não permitiram isso. Mas em compensação tive essa grande alegria agora em 2014, na minha 6ª e inesquecível Copa. Os de boa memória perguntarão: "Mas Garcia, cara pálida. Tu não era contra a realização da Copa no Brasil? Sim amiguinho, era contra. Mas uma coisa é uma coisa, outra coisa, outra coisa. Uma vez que era irreversível, que o Brasil adquiriu a realização da Copa, precisávamos acompanhar atentos as questões públicas que ela implicava. Mas o evento em si é gigante, é a maior festa do futebol e talvez do Esporte, e fosse no Brasil, nos EUA, ou em qualquer lugar que fosse, é sempre uma grande honra cobrir tal evento. Evento este que fora de campo teve sim obras inacabadas, teve sim denúncias envolvendo a FIFA e certa hipocrisia do Estado Brasileiro. Mas dentro de campo foi impecável, por conta do Esporte, dos Artistas da bola e do povo Brasileiro. Para mim será inesquecível, é como se eu já estivesse no auge, mas há muito por conquistar e não posso ficar aqui parado, já diria o Mestre, que venha mais e mais Esporte, mais e mais entretenimento, mais e mais assuntos em que poderemos contribuir com nossas crônicas, muito obrigado.  

Nossa equipe de Copa comentou a emoção de fazer parte dessa cobertura, vamos conferir:

Mario Magalhães: Fiquei muito feliz de acompanhar a Copa do Mundo no Brasil, tive a oportunidade de participar e trabalhar em todos os jogos no estádio Beira-Rio, não pude acompanhar o andamentos dos jogos, de todos os gols no gigante, o único que consegui ver, vai para a história, que foi o gol no jogo França x Honduras, em que a FIFA utilizou a tecnologia pela primeira vez.

Em relação á Jovens Cronistas, pude emitir minhas opiniões em dois jogos desta Copa do Mundo, nas Oitavas em Estados Unidos x Bélgica, que se definiu na prorrogação e nas quartas em Holanda x Costa Rica, que foi aos pênaltis.

Claro que todos esperávamos que o Brasil, tivesse melhor sorte, mas não podemos descredibilizar o Mundial, devido a derrota tão vexatória, tivemos no final um campeão justo. Redação: É uma honra trabalhar com Mario, o conheci acompanhando seus quadros no Wrestling.pt e sempre foi um escritor magnífico, faz conosco um grande trabalho com o Inter, e fez um grande trabalho nos jogos de Copa que cobriu. Poderia até ter participado de mais jogos, mas não faltará oportunidade para que siga nos brindando com sua sabedoria.

Léo Menezes: Acompanhar uma Copa do Mundo na minha casa, no meu país, na minha cidade, foi uma experiência única. Algo que vou levar pro resto da minha vida e uma história que poderei contar, orgulhoso, aos meus descendentes no futuro. Me sinto um privilegiado por ter tido a oportunidade de vivenciar tudo isso. Dos 5 jogos ocorridos em Porto Alegre, fui nos 3 que eu realmente queria (França x Honduras, Austrália x Holanda e Alemanha x Argélia). Sobre o blog, fiz a cobertura do equilibrado Grupo C da melhor maneira possível, e também foi uma experiência gratificante, penso que amadureci ainda mais como blogueiro deste time. Acho que, independente do desempenho do Brasil em campo, a Copa 2014 foi um sucesso extraordinário em todos os sentidos, com os estrangeiros (normalmente exigentes) sendo somente elogios a nós, desde o aspecto operacional do evento ao aspecto humano do povo brasileiro. Terminamos o Mundial com a sensação de dever cumprido. Redação: O que dizer de Léo Menezes, o conheço á anos (pena que apenas virtualmente), é um cara muito inteligente, um grande amigo (meio cabeça-dura), um cara que agrega demais nas discussões, mesmo naquelas em que não se chega ao consenso. É e seguirá sendo uma grande honra tê-lo no time.

Victor Santos: Acompanhar uma Copa do Mundo no meu país foi uma imensa alegria, poder comenta-la no Jovens Cronistas foi maior ainda, na minha opinião, a Copa das copas, a maioria das seleções deram tudo de si e coroaram esse brilhante espetáculo, poder ver a taça da Copa no Maracanã foi algo também muito legal, assim como assistir o treino da seleção holandesa, infelizmente não assisti a nenhum jogo diretamente no estádio, mas acho que o que mais vale é a torcida e a paixão que você demonstra pelo futebol, acho que nunca mais irei ver uma Copa em meu país de origem, mas a sensação que eu tive de acompanhar essa já é o bastante. Redação: O que dizer de nosso pequeno "Ed Murphy", ele é um grande talento, se coloca muito bem, tem visão de futebol. Evidente que nem sempre vai se concordar com tudo e isso é saudável até, fosse diferente seria estranho, mas para mim é uma grande honra poder revelar talento como esse, espero estarmos contribuindo para que surja mais um grande talento na crônica Esportiva. 

Gustavo Rezende:  Provavelmente, nunca mais iremos ter uma Copa no Brasil, e eu como bom brasileiro tive orgulho de poder acompanhar esse espetáculo em meu país. Da semi-final para trás foi a Copa das Copas, uma Copa onde não existiu favorito. É marcante, é história você pode falar "Eu vi uma Copa no meu país!".

Sobre o blog, eu curti demais, participar da cobertura da Copa com essa espetacular equipe, acompanhei o Grupo E, até o jogo da França nas quartas, não compareci em nenhum dos jogos, porém me senti dentro do estádio a cada vez que entrava no blog e clicava no ícone "Publicar" e poderia ver vocês lendo meus textos.

A copa no Brasil deu para revelar os patriotas de verdade, e após a Copa iremos ver quem sobreviverá nesse patriotismo, o brasileiro de verdade. Revelou também que o Brasil não é ruim, é um país de povo alegre, que na maioria, luta por seus direitos. Redação: O mesmo que disse sobre o Vitinho, vale para o Gustavo, é como se eu tivesse ganhado dois filhos, sem demagogia. No caso do Gu, foi até mesmo surpreendente, ele não havia feito ainda cobertura de futebol no Blog e agregou muito ao projeto, se houver espaço no tempo dele para fazer algo em torno do futebol (sua área são os Esportes Americanos) o Blog está de braços abertos. E faremos o possível para que ele siga com sucesso a carreira de Cronista Esportivo. 

Joseclei Nunes: Sempre fui amante da copa. Todas elas comprei guias, colecionei figurinhas e por ai vai. Agora foi gratificante cobrir o evento, ainda mais no Brasil. Conheci pessoas, ganhei experiência, enfim, pouco para falar, mas espero participar em outras copas nos vemos na Rússia. 

Redação: Suas palavras foram modestas, mas sua contribuição foi gigantesca, muito obrigado, e seguimos juntos.




É isso pessoal, foi uma honra enorme cobrir um evento de tal magnitude, muito obrigado á todos pelo carinho que recebemos neste mês e sigam conosco, seguiremos cobrindo o Esporte no Brasil e no mundo, com a qualidade e a força de opinião que vocês puderam acompanhar nesta Copa.

Um recado final, é difícil criar um conteúdo de qualidade e ainda "correr atrás dos leitores", então se você aprovou a nossa iniciativa, se os textos lhe levaram á alguma reflexão, curta, comente usando o facebook, compartilhe, e o mais importante, curta a nossa página: Jovens Cronistas! (Clique), assim nos poderemos alcançar mais pessoas, jamais impondo a nossa opinião, sempre levando o leitor á pensar, que é o papel verdadeiro do Cronismo, e não mudar a opinião de ninguém, um abraço!.
Compartilhe:

Adriano Garcia

Amante da comunicação escrita e falada, cronista desde os 15 anos, mas apaixonado pela comunicação, seja esportiva ou com visão social desde criança. Amante da boa música e um Ser que busca fazer o melhor a cada dia.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours