A rodada final do Grupo C da Copa do Mundo 2014 teve uma consolidação de primeiro lugar em Cuiabá (Japão x Colômbia) e uma disputa eletrizante pelo segundo lugar em Fortaleza (Grécia x Costa do Marfim), com ambos os jogos acontecendo as 17h (horário de Brasília).

A partida de Cuiabá mostrou com clareza a supremacia colombiana, um contraste com a fragilidade japonesa. Mesmo se dando ao luxo de poupar alguns jogadores para a próxima fase, a Colômbia não teve maiores dificuldades para atropelar o Japão e, assim, acabar de vez com as suas escassas chances de classificação. Cuadrado abriu os trabalhos em uma cobrança de pênalti para os "cafeteros" e, nos acréscimos do primeiro tempo, uma cabeçada precisa de Okasaki mantém a esperança dos "samurais azuis", decretando o empate. Porém, no intervalo, com o ingresso do talentoso James Rodríguez, só deu Colômbia no segundo tempo. Jackson Martínez fez 2 gols, decretando o 3x1. Pouco depois, com o jogo já definido, ocorre uma cena muito bacana: o goleiro Ospina é substituído pelo veterano Mondragón, tornando o goleiro de 43 anos o jogador mais velho a atuar em campo por uma Copa do Mundo. Um bonito reconhecimento aos anos de dedicação à sua seleção. No último minuto um belo gol de James Rodríguez fecha em 4x1 o resultado da partida, deixando bem claro o quanto a Colômbia vem forte para as oitavas-de-final.

A partida de Fortaleza foi emocionante e imprevisível. A Costa do Marfim jogava pelo empate, o que fez com que a Grécia, mesmo com as suas limitações, à sua maneira, buscasse a vitória que tanto lhe interessava. E foi ela quem teve as melhores oportunidades da partida e meteu 3 bolas na trave africana. Além disso, a Grécia é uma seleção conhecida por não perdoar quem comete erros contra ela, já que a sua proposta de jogo é justamente aproveitar as falhas cometidas pelos seus adversários. E foi em um erro de saída de bola dos "elefantes" que Samaris abriu o marcador, já no final do primeiro tempo. No segundo tempo, a Grécia conseguia manter um bom controle do jogo e segurando a vitória, até Gervinho, o grande destaque marfinense na Copa, fazer uma bela jogada e passar para Bony empatar a partida. Com o empate, a vaga para as oitavas-de-final trocava de dono e aí foi a vez da Costa do Marfim controlar o jogo e fazer o tempo passar. No entanto, como escrito um pouco antes, a Grécia sabe como poucos aproveitar as falhas que os seus adversários cometem, e num pênalti bobo e inocente cometido nos acréscimos do segundo tempo (o pênalti foi tão claro que os marfinenses sequer reclamaram, apenas lamentaram o acontecido), Samaras cobrou bem e decretou a vitória grega por 2x1. Uma vitória difícil, complicada, improvável, mas merecida. Festa grega com a classificação incontestável para as oitavas-de-final, como mostra a foto desta crônica. A vitória foi, também, um tapa na cara daqueles "entendidos" que insistem em menosprezar a Grécia, falando mal dos seus jogadores, questionando as suas virtudes e reclamando da sua sistemática de jogo. A grande qualidade da Grécia é justamente aproveitar ao máximo as suas limitações. Futebol defensivo também traz resultados e isso não é nenhum demérito, saber jogar no erro dos adversários é uma virtude que deve, sim, ser reconhecida. A Costa do Marfim errou quando não podia, achou que ganharia o jogo na hora que bem quisesse e pagou um preço bem alto por isso. Os guerreiros gregos, com a sua humildade, jogaram melhor e a sua classificação é justa.

Os dois jogos das oitavas-de-final envolvendo as seleções dos grupos C e D prometem. A Colômbia, com seu futebol vistoso, encara o incrível e valente Uruguai. A Grécia, com seu futebol pragmático, encara a surpreendente e valorosa Costa Rica. E nós, do Jovens Cronistas, continuaremos acompanhando tudo o que acontece nesta Copa do Mundo que está, simplesmente, sensacional!

Compartilhe:

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours