Thiago Luiz comemora gol da Chapecoense contra o Verdão
A derrota para a Chapecoense, ocorrida no domingo, em Chapecó, não deve alarmar o torcedor palmeirense. Assim como as vitórias, anteriormente, não devem colocar a equipe como candidata ao título brasileiro. Os 2 a 0 são um resultado normal, e devem, portanto, ser digeridos pelo grupo. Mesmo sendo contra até então lanterna da competição.

A causa da derrota verde também não é nenhuma novidade: falta poder de fogo ao Palmeiras. Basicamente, o time vive do passe de Wesley, das jogadas do William Matheus e do oportunismo de Henrique. Na criatividade, o problema é sério. Mendieta vive de altos e baixos, Bernardo ainda não está plenamente adaptado.
E, enquanto isso, o Palmeiras depende um lances isolados, de bola parada geralmente, para abrir o marcador. Se consegue, joga mais tranquilo, contragolpeando. Se pega uma defesa bem postada e não marca logo, sofre. E, se toma o gol, não tem poder de fogo para reagir.


Fábio, revelação do Verdão, é bom nome para 2015
Em Chapecó, foi basicamente isso o que ocorreu. E o elenco verde, a meu ver, não tem peças em condição de modificar esse panorama.


E então, pergunta o palestrino, há o que fazer?

Há sim. A primeira coisa é não se desesperar.

O Palmeiras tem elenco, tradição e condições para fazer um campeonato brasileiro mediano. Longe da briga pelo rebaixamento, na faixa de classificação da Sul-Americana. Com sorte, pode até beliscar uma vaguinha na Libertadores – o que acho bastante improvável, mas vai que...


A diretoria e a torcida devem ter essa realidade em mente e já avançar o pensamento, planejando o Brasileirão de 2015. O elenco que o Verdão tem hoje pode fornecer uma base sólida para uma equipe vencedora. É só fazer uma análise:

Ricardo Gareca, treinador do Palmeiras: treinador tem a base pronta
Fabio e Fernando Prass – para mim, nessa ordem – são dois goleiros de primeiro time.

Gabriel Dias é uma excelente promessa na zaga. Lúcio pode servir de esteio e Wellington é um jogador para compor bem o elenco. O Palmeiras precisa, portanto, de pelo menos mais dois bons nomes. Não acho que Tiago Alves e Thiago Martins sejam nomes para se apostar. Um deles, talvez para compor elenco. É preciso, portanto, buscar esses nomes desde já.

Nas laterais, acho que Juninho, Wendell, William Matheus e Pedro Henrique podem continuar no Verdão no próximo ano. Buscar um bom lateral direito, para ser titular, é o que falta ao Palmeiras.

No meio, a parte defensiva do Palmeiras está bem arrumada. Marcelo Oliveira e Renato são jogadores importantes – e o segundo deles pode vir a ser essencial, com um futuro brilhante. Wesley deve ter prioridade total na renovação, já que é fundamental para o Palmeiras. Mais um bom nome no setor – para mim, Josimar e Eguren não convencem – e a parte defensiva está fechada.


Wesley, o melhor volante do Palmeiras, é fundamental para a equipe
No setor ofensivo do meio campo, o problema é um tanto maior. Bernardo é uma boa opção, mas ainda precisa mostrar futebol. Bruno César idem. Marquinhos Gabriel precisa driblar sua inconstância, mesmo problema de Mazinho. Já Mendieta já mostrou que não tem futebol para ser titular no Verdão. Felipe Menezes idem. Isso sem falar no Valdivia, que, graças a Deus, deve deixar o Verdão. No resumo da ópera, o Palmeiras precisa de um armador com urgência, e também um jogador que saiba jogar como terceiro homem – Bernardo, se atuar bem, pode ser esse cara. No meu meio de campo ideal, atuaria com Renato, Wesley, Bruno César e Bernardo, faltando um quinto homem, de criação.


Henrique, atacante do Verdão: opção no banco
E o Verdão também precisa urgentemente de um homem de referência. Henrique chegou fazendo gols, e deve ser valorizado, mas não dá para contar com o jogador para ser titular absoluto. Da mesma forma, Diogo não convenceu e Leandro tem decepcionado, com atuações abaixo da média. Do elenco do Palmeiras, eu manteria Leandro, Diogo e Henrique, para serem opções de banco, e contrataria dois jogadores de ponta.

Dessa forma, temos a seguinte equipe:

Fábio; _____________, Lúcio, _____________ e William Matheus; Renato, Wesley, Bruno César, Bernardo e ________________; _______________

São basicamente quatro espaços. Com a base que o Palmeiras já tem, e um banco decente, esse seria, certamente, um time para brigar pela Libertadores. Ou até pelo título do Brasileirão.
BOTAFOGO
O duelo do Palmeiras contra o Botafogo merece atenção. Emerson Sheik é um avante venenoso e a equipe carioca, embora extremamente limitada, vive uma verdadeira gangorra de emoções, com altos e baixos surpreendentes. O Palmeiras tem que ter muito equilíbrio se quiser os três pontos dessa partida.
A defesa do Glorioso é fraca, então é uma boa opção optar por jogadas nas costas dos laterais. O caminho para a vitória verde passa, obrigatoriamente, pelo uso dos laterais. Marquinho Gabriel poderá ser fundamental, com suas jogadas de linha de fundo.
Se o jogo for mesmo nesta quarta-feira, em Presidente Prudente, o cansaço certamente será um adversário cruel. Vale dizer que o Palmeiras não conseguiu sair de Chapecó por conta da neblina e que só deve chegar a São Paulo hoje. Ainda assim, como palpite, acredito que o Verdão deve vencer: seco, sem mais, 3 a 1.



Compartilhe:

Eduardo Schiavoni

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours