Mais um Papo de Torcedor Grêmio e mais uma tarde de Domingo em que não foi boa para o Imortal, que está mais mortal do que nunca, dos Pampas. Como falei no Post anterior, era um jogo em que sinalizava que teríamos vários testes na equipe, mas não esperava invencionices por parte de nosso Treinador que durante o jogo, fez algumas trocas bizarras. Nosso Grêmio não teve novamente, padrão tático, jogadas conclusivas, de ultrapassagens e muito menos de jogadas diagonais com elemento surpresa dos meias, mais volantes do que meias é verdade.

Foi uma verdadeira tarde dos horrores! Na etapa inicial, tivemos duas oportunidades logo no início de jogo com Zé Roberto, em um cabeceio para fora, e no segundo lance quando recebeu na entrada da área, livre, chutou para, praticamente, fora do estádio e viu o Capitão (será que merece a braçadeira?) Barcos reclamar bastante pedindo o passe. E há vários jogos, noto que Barcos se irrita profundamente quando não o tocam na frente, e quando faz jogadas bisonhas, nem olha para os companheiros.

Mas na primeira oportunidade, em uma falta pelo Lado Direito de ataque, voltou-se nossos erros, grotescos, de marcação em bolas alçadas na área. Marcos Guilherme, aos 15 minutos, cobra falta a meia altura e Edinho que está no Primeiro setor, não vai de encontro a bola e sobra para o zagueiro Dráusio fazer o que seria o único gol da partida.


Incrivelmente, o Grêmio está com problemas sérios em jogadas aéreas, e venho alertando isso desde o jogo com o Newell's Old Boys. Riveros e Ramiro, estão em uma má fase incrível, fica visível o quanto são lentos na reposição do sistema defensivo, perdem todas quando a jogada é feita em velocidade pelo adversário, ficou claro em uma bola lateral, onde Riveros saiu primeiro que o adversário que ainda chegou à frente do mesmo.

Com ânsia na busca pelo resultado, o Grêmio esboçou uma pressão desorganizada, sem jogadas que realmente assustassem a defesa e o goleiro, reserva, do Atlético-PR. Tivemos oportunidade de alguma esperança somente, tão somente, aos 40 minutos da primeira etapa, muito pouco para um clube da grandeza do Grêmio, Riveros recebeu livre e chutou totalmente desengonçado e muito longe do gol. A outra chance fora aos 41 com um cruzamento, milagroso e raro, do Pará que Barcos cabeceou fraco nas mãos do goleiro Santos. O Grêmio não tinha forças, não encontrava meios e não víamos jogadas dos laterais, dos meias e nem dos atacantes. E o Técnico Enderson Moreira escalou um sistema defensivo reserva, com Bressan e Pedro Geromel no lugares do contestado Werley e do poupado Rodholfo. Já a lateral esquerda, mostra que não temos um substituto para o já vendido Wendell, e isso é preocupante, pois nossa lateral direita já não existe.


E veio a segunda etapa, com o Grêmio mais em cima da equipe Paranaense, que com o resultado a seu favor, explorava a velocidade de Marcelo e Ederson, que esteve apagado no jogo, mas sem consistência tática e nem uma jogada que fosse claramente visível de gol ou com perigo ao goleiro do Atlético-PR.
Dudu era o jogador mais combativo e que buscava o jogo, mas barrou novamente no seu maior defeito, não sabe concluir uma jogada; teve uma grande chance ao escapar livre, mas demorou muito para chutar e foi prensado pelos zagueiros adversários, mas mesmo assim, foi o melhor da equipe neste jogo.

Ainda estou tentando entender o quê Enderson Moreira tentou fazer ao colocar Rodriguinho no lugar de Bressan e passando o Edinho para a zaga, estamos diante de um novo "Professor Pardal" no Rio Grande do Sul. Por estas e outras, que o torcedor o critica e já começa a querer mudança na comissão técnica.
Mas Rodriguinho pouco fez nos 30 minutos que esteve em campo, pois de uma maneira apática e desorganizada o Grêmio tentava empatar o jogo.

Logo depois veio outra substituição, Breno errou mais uma vez, de maneira juvenil e Enderson Moreira o trocou por Léo Gago. E Barcos mais uma vez, dá mostras que realmente deve jogar dentro da área, pois sua única jogada era receber bola longa, e proteger a bola com os zagueiros ao seu alcance.
No meio de campo, sem criatividade e jogadas combinadas, não aparecia uma jogada que pudesse auxiliar o ataque a finalizar, sem dinamismo, sem jogadas transversais e o maior problema; não temos um elemento surpresa.



E ao final do jogo, na passagem para os vestiários, a torcida cobrou, e muito, principalmente o técnico Enderson Moreira, e na minha opinião, o verdadeiro culpado são os dirigentes do Futebol que não mudam enquanto há tempo, pois desta maneira estamos fadados na Libertadores da América. Pois não vejo mudanças comportamentais e muito menos tecnicamente da equipe.

E para piorar a situação, o treinador gremista, disse:  O resultado é normal, quando ganha a torcida confia e se perde a torcida não confia!. Será que o próprio não enxerga os defeitos da equipe ou isso faz parte de preservação do elenco? Quero acreditar que seja segunda opção, pois é inadmissível um treinador que não veja os pontos fracos do time. Teremos que melhorar e muito para continuarmos com esperanças nas próximas competições, onde fomos apontados por vários jornalistas do país com um dos favoritos nas três competições que ainda disputaremos; Libertadores, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro, mas com essa maneira de jogar, não vejo o Grêmio como favorito em nenhuma das competições, iremos brigar por vaga, como já há vários e sofridos anos.




Agora a postura para Quarta-Feira, dia 23/04 às 22h (horário de Brasília) tem que ser totalmente diferente do quem vem sendo, desde a vitória contra o Nacional de Medelín, a equipe não vem jogando bem.Ou muda a postura defensiva, tática e técnica do time ou estaremos por um "fio" na competição Sul Americana. Se a direção não mudar agora, que exija mais treinamentos táticos e técnicos da equipe, que seja a exaustão, até chegar em um ponto que a equipe melhore sua performance.

Nos resta mais uma vez apoiar, torcer e emanar positividade, mas também iremos cobrar, criticar até algum acerto da equipe, não queremos e somos sabedores que só vitórias não existem, mas uma postura de clube Grande e que haja, ao menos, atuações que mostrem evoluções.

Grande abraço e bom feriado a todos leitores do JC e do Papo Torcedor Grêmio!

Compartilhe:

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours