Amigos, se ficamos um tanto "órfãos" de futebol no Brasil por conta do carnaval, as rodadas das Ligas Europeias tiveram grandes clássicos neste fim de semana, vamos trazer a análise dos grandes jogos, á começar pelo título do City, na Copa da Liga Inglesa.


Manchester City é campeão com golaço de Yaya



Diante em um Wembley com mais de 90 mil pessoas o City sagrou-se campeão da Copa da Liga Inglesa, diante do Sunderland, que na Premier League luta contra o rebaixamento. O Sunderland fez uma primeira etapa muito boa, conseguiu equilibrar bastante as ações, saiu na frente do placar após grande jogada do Italiano Borini, que teve até chances para ampliar o placar, porém esse equilíbrio das ações não se manteve na 2ª etapa.

Aos 55, Yaya deu mais uma mostra de sua imensa qualidade, que hoje o credencia como melhor de sua posição no planeta, percebendo o goleiro adiantado e mandando um chute de primeira, com muita felicidade no ângulo do goleiro, golaço fantástico, que abriu caminho para os gols de Nasri e David Silva. 





Muitos perguntam-se onde o City pode chegar, e após a derrota diante do Barça, a capacidade do City foi bastante questionada, mas é um time muito forte, com boas peças, com um treinador que faz um excelente trabalho, e deu uma cara ao time, que antes era um "bando de bons jogadores", ou seja, era um time desorganizado, com boas peças, agora é um time que tem organização, e se a missão na Champions é muito difícil, na Liga e na Copa da Inglaterra, o City tem grandes chances de buscar as duas competições, o que tornaria inquestionável o atual trabalho.

Sobre o Sunderland, o time tem boas peças, e pode sim se livrar da difícil situação na Premier League, se jogar com o empenho que jogou contra o City, e nesta Copa da Liga, pode conseguir livrar-se da degola, afinal a disputa está grande na parte de baixo. Detalhe que nas Redes Sociais, a torcida do Inter ironizou Scocco, que saiu do Inter e hoje é banco de Borini no time, eu acho bobagem, o atleta não era unanimidade no Inter, foi para o mercado Europeu, onde certamente tem um salário melhor, e vai tentar cavar seu lugar no próprio Sunderland, ou em outros clubes, é o ciclo do futebol, não temos como competir com o Futebol Europeu, mesmo um Sunderland, em matéria de grana.



Clássicos na Itália




Com Carlitos Tevez marcando golaço, a Juve fez o que se esperava dela e venceu o Milan, dentro do San Siro por 2 x 0, a gente queima a língua no futebol, mas não creio que nada tire o título da Juve, a diferença entre a Juve e seus adversários na Itália é muito grande, e como nós já haviamos comentado aqui no Blog, isso se deve muito á INCOMPETÊNCIA dos adversários, basta analisarmos o seu desempenho nas competições Europeias, vamos ver o que acontece no confronto diante da Viola na Liga Europa, é um time "Copeiro" que pode ocasionar algumas dificuldades nesse mata-mata, apesar de eu crêr em uma classificação nesse confronto para a Vecchia Signora.


Sobre o Milan, foi animador ver a exibição da 1ª etapa, onde o time equilibrou as ações e poderia até ter construído vantagem, está claro que pode ser Seedorf, ou até mesmo Guardiola, se o Milan não buscar tem um elenco minimamente compatível com sua história, vai amargar meio de tabela na Itália e ausência de competições Europeias, pois os times emergentes estão evoluindo e o campeonato está ficando nivelado da Juve pra baixo, e nesse cenário, ter camisa não adianta muito, se não houver elenco.


Já no outro clássico da rodada, muita polêmica, mas nada de gols, a Roma foi melhor do que a Inter, teve gol anulado, teve chances de vencer, houve muita violência na partida, e com isso a Juve sorrí. São 11 pontos de desvantagem nesse momento da Roma em relação á Juve e somente uma tragédia muito grande para tirar esse título do time de Turim, e mesmo que eles começassem á perder, não vejo a Roma com regularidade suficiente para ir atrás do prejuizo.



Outro fato importante foi a magra vitória da Lazio sobre a Fiorentina fora de casa, que recoloca o time da capital na briga pela última vaga na Europa League, que tem como postulantes á vaga a própria Inter que arrancou esse empate contra a Lazio, o Parma que venceu o Sassuolo também por 0 x 1, fora de casa, e o Hellas Verona que começa á perder fôlego e ficou no empate diante do Bologna (só pra constar, Ibson entrou no jogo aos 70 minutos), que luta contra o rebaixamento, por 0 x 0. Já o Napoli pra variar tropeçou novamente contra o Livorno e deve mesmo ficar na 3ª posição da tabela.



ESPANHA - Derbi de Madrid termina empatado




Outro grande clássico na Espanha, o Atlético de Madrid, conseguiu se impôr diante do Real, saiu atrás do placar, virou e acabou tomando o empate no fim. A grande questão em relação ao Atlético, é que diferentemente de Real e Barça, lhe falta um elenco mais qualificado, o time titular do Atlético é muito competitivo, mas na reta final, após o desgaste de uma longa temporada, essa falta de um melhor elenco conta bastante, e por isso os recentes tropeços do time.


Para o Real, o resultado foi bom, pois mesmo com o empate, manteve a distância para o Atlético e conseguiu manter-se um ponto á frente do Barça, que são times que tem vacilado na Liga, com isso o Real leva vantagem na competição nacional, e todos na equipe vivem o seu auge, até mesmo o questionado Benzema.


Já no jogo do Barça, o placar de 4 x 1 não diz o que foi o jogo, até quase a metade do 2º tempo, o Almería equilibrava as ações diante do Barça, até que o terceiro gol deu tranquilidade ao Barça. O Barça claramente não é mais o mesmo dos tempos de Guardiola, porém tem um time muito forte, não á toa construíram um grande resultado diante do City.






ALEMANHA - Bayern dá show, Hoffenheim também!




Coitado do Schalke, mais uma vez foi massacrado, desta vez pelo Bayern, e o Schalke não é um time ruim, pelo contrário, tem boas peças, porém o que nos últimos anos não se via na Alemanha tem ocorrido, o atual equilíbrio e alto-nível das equipes ainda existe, mas esse Bayern distoa, é um time espetacular, e hoje é o melhor do mundo, ao contrário do que ocorre na Itália, os méritos totais para esse domínio são do time de Munique, que vive um outro estágio de rendimento em relação á qualquer outro clube Europeu, o que ocorria com o Barça até outro tempo, o jogo é jogado, o time pode ser derrotado na Champions, ninguém é imune, mas pouquíssimas são as equipes que conseguiriam equilibrar hoje um jogo diante do Bayern, talvez Real, Barça e City, e olhe lá.


Destaque para o Hoffenheim, que tem um bom time liderado por Roberto Firmino, que obteve uma ótima goleada por 6 x 2 no postulante á última vaga na Champions Wolfsburg, que briga diretamente com o próprio Schalke por essa vaga, e com o Mainz 05, que tem feito boas campanhas e derrotou fora de casa o até então vice-líder e que vem perdendo o fôlego na competição, Bayer Leverkusen, e segue vivo na briga pela Champions e também pela Europa League.


Já o Borussia Dortmund, não há crise em Dortmund, aquela coisa de que o time "estava mal", sim, o time teve uma queda de rendimento por que perdeu peças importantes, fatalmente o time irá cair de rendimento, teve muitos desfalques ao longo da temporada, e segue tendo, mas segue com um treinador competente e um time fortíssimo, não á toa derrotou com autoridade o Zenit na Rússia, e passeou nesta rodada diante do Nurnberg.



Demais clássicos pela Europa




Na França o PSG deu mais uma demonstração de poder, batendo o Marseille com autoridade por 2 x 0, Lucas fez uma jogadaça, vem crescendo, mas reagiu tarde demais na minha visão. Apesar da vaga de Robinho ser uma incógnita, acho que fica pra 2018, se ele mantiver o bom nível. Em relação á Maxwell, eu nunca o achei mal-jogador, pelo contrário, apenas acho que Filipe Luís e Adriano são melhores, mas como quem manda é Felipão, ele será o reserva de Marcelo.


Em Portugal, o Sporting que ressurgiu das cinzas nessa temporada (e sem precisar de Elias hein) venceu o clássico contra o Braga, que caiu muito de rendimento nesta temporada. Já o Porto, que quase foi eliminado na Europa League pelo Eintracht Frankfurt, ficou no empate fora de casa com o Vitória de Guimarães, e está cada vez mais distante do líder Benfica, que venceu o desesperado Belenenses.


Por fim, vamos falar de Grécia, sim, o até então invicto Olimpiacos tomou de 3 em casa do 4º colocado Panathinaikos, isso mostra que a fase do Manchester United, é mesmo alarmante, e as confusões que tem ocorrido na Inglaterra, podemos colocar na conta de Moyes. O Croata Pranjic, o centroavante Sueco Marcus Berg, e o meia Argelino Abeid, foram os autores dos gols do Olimpiacos, em uma derrota que situa o Olimpiacos para manter a seriedade no jogo de volta da Champions, apesar do domínio na competição nacional e da partida imponente contra o United, o resultado é reversível, como fez o Panathinaikos, e o grande clube Grego da atualidade tem de manter as barbas de molho.


É isso então amigos, seguiremos acompanhando o Futebol Europeu com cada vez mais intensidade, visto que cada rodada tem um tom mais decisivo á partir de agora.

Curta nossa Página: Jovens Cronistas!


Fotos: Reuters, EFE, AP, Gazzetta dello Sport e Globoesporte.

Compartilhe:

Adriano Garcia

Amante da comunicação escrita e falada, cronista desde os 15 anos, mas apaixonado pela comunicação, seja esportiva ou com visão social desde criança. Amante da boa música e um Ser que busca fazer o melhor a cada dia.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours