Amigos, hoje saiu grande parte da última convocação de Felipão, antes da convocação oficial para a Copa do Mundo, vamos aqui repercutir a convocação, falar de ausências na lista, e dos dramas que Felipão tem em dois setores fundamentais, o gol, e quem manda pro gol, o centroavante.


Convocação

Goleiro: Júlio Cesar. Zagueiros: Thiago Silva, David Luiz e Dante. Laterais: Dani Alves, Marcelo e Rafinha. Volantes e Meias: Luiz Gustavo (Wolfsburg), Paulinho, Ramires, Fernandinho (Manchester City), Bernard (Shakhtar Donetsk-UCR), Oscar e Willian. Atacantes: Hulk (Zenit) e Neymar.


Vejam, Felipão deixou claro que esta convocação foi reduzida, devido á ser para apenas um jogo, e pelo fato de que os clubes estarão em momentos decisivos na Europa e não faria sentido tirar os atletas dos clubes se não haveria tempo de treinamento. Ainda assim, a ausência de Hernanes me causa uma discordância, pois não acho que ele deva estar atrás de William na preferência de Felipão, o que pode justificar isso é o fato de que Willian foi bem menos testado que o atleta revelado pelo Corinthians.


Bem, eu imaginava que dois nomes ainda poderiam aparecer nessa lista; Miranda (zagueiro Ex-SPFC e hoje no Atlético de Madrid), que é um zagueiro superior á Dante e vive um momento melhor que o zagueiro do Bayern, que geralmente é o único que falha em um Bayern onde quase ninguém falha. O outro nome é de Philippe Coutinho, que vem tendo um desempenho magnifico no Liverpool, está conseguindo mostrar lá o que realmente sabe, o que o credenciou á chegar á Internazionale, onde ficou encostado, acho inclusive que tem mais recursos que Willian, mas Felipão confia no meia do Chelsea, e o consolo é que Coutinho tem apenas 21 anos, e se ele não for utilizado nesta Copa (acho que só vai se ocorrer alguma emergência), estará no auge aos 25 anos em 2018.


Sobre Kaká, eu creio que para Felipão, ele assim como Robinho, não precisam de testes, seriam naturalmente convocados se ele considerar preciso, mas penso que para Felipão, Robinho acrescente mais do que Kaká, o que lamento, honestamente não levaria nenhum dos dois, mas Kaká demonstra mais merecimento que Robinho, o que compete em favor do Ex-Santista, é que com a camisa da seleção ele incorpora o Robinho que já teve grande fase e é decisivo, Robinho soube aproveitar sua chance, e acho bastante provável que ele esteja dentre os 23 convocados para a Copa no dia 7 de Maio.

Os Dramas de Felipão: O Gol e o Nove!


Vejam, Júlio Cesar ou está muito mal representado, ou realmente o que dizem de que o discurso dele inicial, de que para jogar e estar preparado para defender a meta do Brasil na Copa, abriría mão de valores altos de salário, á ponto de jogar no Brasil, ou em clubes de menor poder aquisitivo que o QPR, Júlio Cesar foi para o Toronto, que disputa a MLS (Liga Americana de Soccer/Futebol) e disputa o campeonato Canadense, (que se eu montar um combinado de jogadores que como eu não vingaram, vencemos essa liga de forma invicta), eu não sou nenhum pedante, eu acompanho futebol, eu sei que a MLS vem evoluindo, vem contratando atletas de qualidade, sei que eles tem dinheiro, mas ainda assim, acho que essa Liga não é a ideal para um goleiro que não está em perfeita forma e tem de entrar nesta perfeita forma para defender o Brasil na Copa, já que é o titular de Felipão. E digo mais, que me desculpe o goleiro, mas creio que acabou se tornando cômodo pra ele ir jogar na América, já que lá os holofotes não estarão sobre ele e se houverem problemas, poucos saberão, poucos cobrarão dele e de Felipão, não creio que tenha sido uma opção digna de tamanha responsabilidade. Para mim, na ordem: Jefferson, Victor e Fábio poderiam perfeitamente dar conta do gol da seleção, mas quem manda é Felipão.


Por fim, analisando a questão do ataque, eu sou coerente, não posso vir aqui e fazer mil análises, sem levar em consideração o que pensa QUEM MANDA, que é Felipão, e na cabeça de Felipão ele precisa ter DOIS CENTROAVANTES no elenco, por que ele não joga sem a referência, e Fred está com sérios problemas, não sabemos como estará para a Copa, o que sabemos é que se ele estiver 20% que seja, Felipão leva, é assim que ele age em relação á quem confia, esse é o método Felipão.


Portanto, aceitando que Jô, é o segundo centroavante da confiança de Felipão, darei minha opinião sobre quais seriam as minhas outras opções caso Fred não vá á Copa, na ordem de preferência: Diego Tardelli: Desde que chegou ao Galo está jogando demais, pode jogar perfeitamente de centroavante, porém é ainda mais útil que outros nomes ventilados, pois tem técnica para fazer o segundo-atacante, para flutuar como Neymar, até para jogar na meia, caso necessário, é um jogador completo, que seria utilíssimo ao grupo caso necessário, matariam-se vários coelhos numa cajadada apenas. Alan Kardec: Eu não acho que seja apenas torcedor do Palmeiras que o pleiteie na Seleção, acho um centroavante com muito recurso, gosto dele desde quando surgiu, teve sim problemas no Benfica, mas voltou mostrando que não desaprendeu (diferente de outras tantas promessas por aí), é mais letal e mais centroavante que Tardelli, mas também pode se movimentar mais, é outra boa opção para a reserva de Jô (ou de Fred, vai que Jô se contunde). Jonas: É semelhante á Alan Kardec, porém, se estabilizou na Europa, tem mais bagagem de seleção, é um atleta que efetivamente está vencendo no futebol, e não deve nada aos demais citados, caso considere-se um crime cogitar Kardec, Jonas é boa pedida. Hernane "Brocador": Pois é, normalmente ele não seria por mim nem mesmo citado como opção, mas pelo momento incrível que vive, pelo posicionamento que tem, eu não posso deixar de cogitá-lo, os números falam por ele e creio que não são apenas os Flamenguistas que tem enxergado o que ele tem feito, ele não tem técnica, é fato, mas é o maior matador do Brasil na atualidade. Em relação á Walter, que muitos citam, eu não o vejo como Centroavante, não sei de onde tiram que ele é centroavante, ele no máximo é um "falso 9", não creio que seja jogador para seleção, mas é preciso respeitar o que ele fez no Goiás, apesar de Dimba e Paulo Baier, também terem sido artilheiros por lá, Dimba de fato como 9, e Paulo Baier nessa função, de "falso 9".

Sobre Pato, Damião, Luís Fabiano, Adriano e demais jogadores, sem condições, pra mim esses caras não tem chance alguma, Pato especificamente como venho colocando no meu quadro relacionado ao Corinthians, (aliás, represente seu clube no "Papo de Torcedor" entre em contato na Página: Jovens Cronistas") depende só dele, se ele quiser, se ele parar de pensar no GALHO que tomou (afinal, se o cara mete chifre ele tem que aceitar quando leva) e jogar o que sabe, tem plenas condições de voltar em 2018, já sobre Damião, não sei se posso dizer o mesmo, acho que acabou sendo superestimado, não chega á ser um Keirrison, mas é bem menos do que parecia ser, vamos ver se no timaço do Santos, ele me cala (tá mais pra Gabigol e Yuri me calarem que ele).


É isso amigos, ufa, que texto, espero que tenham aguentado ler até o final, e espero que opinem!
Compartilhe:

Adriano Garcia

Amante da comunicação escrita e falada, cronista desde os 15 anos, mas apaixonado pela comunicação, seja esportiva ou com visão social desde criança. Amante da boa música e um Ser que busca fazer o melhor a cada dia.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours