Fala pessoal, sou o Victor, com enorme satisfação de trabalhar para o #Jovens Cronistas, anuncio o #Toque de Letra, este será meu artigo, com uma edição semanal, aqui falarei de qualquer assunto interligado ao futebol, com uma pauta por semana, para que eu possa dedicar um tempo para um assunto só. Eu já planeava desde o ano passado criar um espaço onde eu pudesse falar algo diferente do meu lugar de costume que é a UEFA Champions League, que por sinal, ainda continua nas minhas obrigações blogosféricas.

O tema de hoje como já viram, é sobre a Bola de Ouro FIFA 2013, onde estão em vista os jogadores Lionel Messi, Cristiano Ronaldo e Franck Ribéry. Eu tenho um senso muito crítico pelos jogadores, mesmo que um eles seja do meu time, o que é o caso de Lionel Messi, procuro ser parcial.. Para atrair o maior número possível de espectadores.

Para começar, já vou falar o favorito ao prêmio em minha opinião, Cristiano Ronaldo! Não, eu não sou “ronaldete”, mas como eu disse, sou bastante crítico, o jogador teve um ano espetacular, classificando heroicamente sua seleção pra Copa do Mundo, e se destacando pelo Real Madrid com seus gols e lances. Essa é a grande oportunidade para o Luso voltar a possuir essa premiação tão ou pouco desejada pelos diversos jogadores. Lionel Messi não teve um ano ruim, mas foi abaixo do esperado, tendo ao todo cinco lesões ao longo do ano, o que o prejudicou, mas não deixou de ter bons números, os quais falarei abaixo. Franck Ribéry não teve os ESPETACULARES números, mas não deixou de ter um ano maravilhoso, quando o Bayern de Munique conquistou a tríplice coroa, muitos acham injusta a presença do francês entre os três finalistas, eu acho justíssima, pois ele comanda o Bayern, apoiando tanto ao ataque quanto a defesa, voltando pra marcar, e levar a bola até o ataque em segundos. Como vimos, são três grandes finalistas, que já tiveram várias conquistas individuais e coletivas em suas respectivas carreiras, e que hoje ficam atentos a mais uma premiação.

Cristiano Ronaldo em 59 Jogos fez 69 gols e deu 15 assistências. Lionel Messi em 47 jogos fez 45 gols e deu 16 assistências. Franck Ribéry em 55 jogos fez 23 gols e deu 22 assistências. Cristiano teve números melhores fazendo uma média, Messi apesar das lesões, teve bons números, porém abaixo do esperado, Ribéry não saiu do normal, mas dos três fez o ano mais vitorioso.

Na disputa entre as mulheres pelo prêmio da Melhor jogadora do Ano 2013, as indicadas  foram a meia da Seleção Brasileira Marta, a norte-americana Abby Wambach e a goleira alemã Nadine Angerer, nessa disputa, quem deve e merece vencer pela segunda vez seguida é a atacante Abby Wambach, pelo ano incrível que fez pelo Washington Freedom e pela Seleção dos EUA.

Pelo prêmio de Melhor técnico do ano. Disputam o escocês e ex-técnico do Man United Alex Ferguson, o alemão e ex-técnico do Bayern de Munich Jupp Heynckes, e o também alemão e técnico do Borussia Dortmund, Jurgen Klopp. Por ano essa rincha ficaria entre Klopp e Heynckes, com o segundo mais apropriado a vencer pelo ano vitorioso que teve, Klopp pela fase do Borussia Dortmund no alemão e na Champions mereceu lugar entre os três melhores e se vencer não será injustiça alguma.. Mas o renomado Sir Alex Ferguson tem grandes chances de vencer, até mesmo por prestígio, não diminuindo o grande técnico que o mesmo é, ele provavelmente esteve entre os três selecionados por homenagem a tudo que fez e ao seu emocionante fim de carreira. Meu favorito á vitória é Jupp Heynckes, mas é uma premiação difícil de concedê-la á um dos três.. Quem leva essa.. O vitorioso Heynckes? O Autêntico Klopp? Ou o renomado Ferguson?

FIFA/FIFPro World XI (Team of the Year)
·          
        Os goleiros disputam a única vaga da posição entre cinco, são eles Victor Valdés (Barcelona), Petr Cech (Chelsea), Iker Casillas (Real Madrid), Gianluigi Buffon (Juventus) e Manuel Neuer (Bayern de Munique). Este último é o mais provável vencedor, o único goleiro eleito entre os melhores do mundo 2013, merecidamente ficará com a vaga.
·        
            Entre os zagueiros, Dante (Bayern de Munique), Boateng (Bayern de Munique), Mats Hummels (Borussia Dortmund), David Luiz (Chelsea), Thiago Silva (Paris Saint Germain), Sergio Ramos (Real Madrid), Pepe (Real Madrid), Vincent Kompany (Manchester City), Raphael Varane (Real Madrid), Gerard Piqué (Barcelona), Nemanja Vidic (Manchester United). O brasileiro do Thiago Silva deve estar unanimemente na posição, ao seu lado, creio que David Luiz, Mats Hummels ou Sergio Ramos será o escolhido, pode ser que um dos zagueiros do Bayern esteja entre os colocados, mas acho pouco provável.
·          
        Nas laterais, David Alaba (Bayern de Munique), Marcelo (Real Madrid), Leigton Baines (Everton), Jordi Alba (Barcelona), Pablo Zabaleta (Manchester City), Ashley Cole (Chelsea), Dani Alves (Barcelona), Philip Lahm (Bayern de Munique), Branislav Ivanovic foram os indicados. Philip Lahm foi o melhor lateral direito de 2013 e claramente deve ser o mais votado, na lateral esquerda, há restrições, Marcelo pela seleção foi muito bem, já no Real Madrid não teve um de seus melhores anos, enquanto Jordi Alba foi ótimo tanto no clube quanto na seleção, mas David Alaba os superou, mostrando eficiência na defesa, no ataque, e sendo bastante técnico, a laterais devem ser bávaras.
·          
        No meio-campo, os disputantes são Gareth Bale (Real Madrid/Spurs), Xabi Alonso (Real Madrid), Isco (Málaga/Real Madrid), Xavi (Barcelona), Iniesta (Barcelona), Sergio Busquets (Barcelona), Steven Gerrard (Liverpool), Marco Reus (Borussia Dortmund), Mesut Ozil (Real Madrid/Arsenal), Franck Ribéry (Bayern de Munique), Arjen Robben (Bayern de Munique), Schweinsteiger (Bayern de Munique), Yaya Touré (Manchester City), Arturo Vidal (Juventus). Certamente um volante marcará presença na seleção do ano, essa disputa provavelmente ficará entre Busquets e Yaya Touré; Xabi Alonso não fez um ano muito bom assim como Gerrard e é também o caso de Xavi que em virtude da sua idade, não consegue mais acompanhar o time como antes, mas continuam jogando o que sabem. Mais á frente, a briga é maior, Robben, Ribéry, Schweinsteiger e Iniesta são os favoritos.. Estes mesmo que estiveram na lista dos vinte e três melhores do mundo, Marco Reus e Ozil também são fortes candidatos, e se um deles pintarem aí não vai ser injusto, Reus fez grande temporada pelo Dortmund, essa agora, não deixa muito a desejar, Ozil que não fez suas melhores temporadas pelo Real Madrid, vive grande fase pelo Arsenal. Em minha opinião, os três indicados serão Yaya Touré, Arjen Robben, Franck Ribéry.
·          
        Chegando aos atacantes sendo esses os selecionados, Ibrahimovic (PSG), Cavani (Napoli/PSG), Cristiano Ronaldo (Real Madrid), Lionel Messi (Barcelona), Mario Balotelli (Milan), Diego Costa (Atlético de Madrid), Didier Drogba (Galatasaray), Falcão Garcia (Atlético de Madrid/Mônaco), Neymar (Santos/Barcelona), Wayne Rooney (Manchester United), Robin Van Persie (Manchester United), Mario Mandzukic (Bayern de Munique), Luís Suárez (Liverpool).  Cristiano Ronaldo e Lionel Messi são unanimidades, a disputa deverá ser entre centroavantes, Falcão Garcia, Ibrahimovic e Cavani são os melhores, entre os três, Ibrahimovic é o único não classificado para a Copa e isso talvez pese, Falcão fez ótimo ano pelo Atlético e vem jogando muito no Mônaco, inclusive, classificou sua seleção pra Copa do mundo. Cavani brilhou pelo Napoli, vem brilhando pelo Paris Saint Germain, na seleção não foi o principal jogador, mas também mostrou serviço, Ibrahimovic foi o grande destaque do P$G na temporada, na seleção ficou em segundo lugar do Grupo nas eliminatórias e foi eliminado na repescagem, então entre os três fico indeciso.. Os outros indicados não acho que possam ameaçar os citados acima, apesar do grande ano que fizeram.

Preparei para vocês, uma seleção de jogadores com Menção Honrosa pelo ano de 2013 que fizeram, mas que não estiveram presentes na votação FIFA/FIFPro World XI.

GL- Thibaut Courtois (Atlético de Madrid)
LD- Christian Maggio (Napoli)
ZGD- Subotic (Borussia Dortmund)
ZGE- Chielini (Juventus)
LE- Filipe Luís (Atlético de Madrid)
VOL-Luiz Gustavo (Bayern de Munique/Wolfsburg)
MCD- Marek Hamsik (Napoli)
MCE- Gotze (Borussia Dortmund/Bayern de Munique)
PD- Aguero (Manchester City)
PE- Hazard (Chelsea)
CA- Thomas Muller (Bayern de Munique)

Prêmio Puskás



A batalha pelo gol mais bonito ficará entre Ibrahimovic, Matic e Neymar. 


E aí? Qual é o seu favorito, comenta aí! Essa foi a primeira edição do #Toque de Letra espero que tenham gostado. aceito sugestões.. críticas.. Mas com respeito. Volto ao Blog nas próximas semanas pelas edições do artigo e nas previsões do mata-mata pelas competições europeias, agora não só a UEFA Champions League, mas também a UEFA Europa League.

Abraços! 

Compartilhe:

VictordosSantos

Deixe seu comentário:

7 comments so far,Add yours

  1. Muito boa sua estréia. Quero apenas fazer alguns adendos. Acho que Subotic, Luiz Gustavo e Gotze, estão fora justamente da lista, e caberia a menção honrosa á Marco Reus.

    Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estão fora da lista da votação FIFA FIFPRO, que votam na seleção do ano.. não quis dizer que eles deviam de estar entre os 23 melhores do mundo.. :)

      Excluir
    2. Então, eu acho que não merecem a menção...Sobretudo mencionar Gotze que passou boa parte do ano no banco.

      Mas enfim, tirando esse aspecto é um grande texto, que certamente clareia tudo em relação a premiação e os envolvidos, eu não esperava menos de tí, parabéns novamente!

      Excluir
  2. Gostei muito do artigo, parabéns, ótima estréia filho!

    -Marco Silva

    ResponderExcluir
  3. Difícil eu ler algo assim (grande) até o final, mostra que foi bom (e foi). Ibrahimovic ganha Puskás fácil, mas sobre a Ballon D'or, acho que Ribery ganha, muitos falarão que é injustamente, mas o cara, mesmo em partidas que não faz gol ou dá assistência, joga bem! a média dele por jogos no ano, deve ser entre 8,0 e 9,0 porque o papel dele no esquema tático do Bayern, foi muito bem feito por ele, e acho que a primeira parte do ano de 2013 de CR, não foi tão bom assim... Mas muito bom seu texto, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelos elogios! Está entre Ribéry e CR7, Messi pode ganhar por prestígio o que acho difícil e injusto, a verdade é se o Francês ou o Luso ganhar, vai estar em boas mãos, acho Cristiano Ronaldo favorito por ele ter se superado no segundo semestre de 2013.

      Excluir