Amigos, completadas 19 rodadas da Série A, da Itália, o cenário que vemos não é tão animador como no início do campeonato, onde tínhamos a expectativa de Napoli e Roma brigando junto á Juve pelo título do Calcio, o cenário visto hoje é o da última temporada, amplo domínio e a Juve caminhando á passos largos para o título, o que não nos impede de comentar a competição em sua primeira metade e falar dos destaques positivos e negativos, aproveito para convidar todos os amigos á lerem nossa análise sobre a entrega da Bola de Ouro (Clique). Portanto, vamos lá!


São oito pontos de distância da Vecchia Signora para a Roma e dez para o Napoli, acho que o campeonato está na mão do gigante de Turim, mas cabe aqui destacarmos campanhas interessantes, como a da Fiorentina, que foi bem ás compras, se reforçou de forma qualitativa, pagando pouco e está na zona da Liga Europa. O Hellas Verona, que surpreende á todos e já em sua primeira temporada de volta á elite (O Hellas é o antigo Verona) já está numa posição confortável, que o permite inclusive brigar por Liga Europa.

Temos também decepções, como Lazio e Udinese, que pelos elencos que tem, e até mesmo pelo desempenho nas últimas temporadas, poderiam estar com uma pontuação muito melhor, brigando para estar nas competições Europeias, como nas últimas temporadas.

O grande fato é que o campeonato está á cada ano que passa nivelado por baixo, técnica e financeiramente, e isso vai virando uma bola de neve, e vai fazendo com que o time perca espaço nas competições Europeias, tendo recentemente redução de vagas, e consequentemente o interesse da mídia internacional (inclusive a Brasileira) diminui bastante. Vamos agora falar individualmente dos grandes clubes da Itália.


Milan: O Milan faz uma campanha pífia, não por estar em 11º somente, mas por estar á 6 pontos da zona da degola e á 22 da qualificação direta para a Champions League, o que é inaceitável, o time tem falhas no sistema defensivo, Zapata foi uma aposta que não funcionou, mas tem um elenco do meio pra frente qualificado, vamos ver se Seedorf terá sucesso com esse pepino, acho um erro ele ter ido ser treinado de um time como o Milan agora, poderia ter jogado a Libertadores pelo Botafogo e depois treinar o próprio Botafogo, onde a responsabilidade é bem menor, porém, sobre Seedorf, o nosso cronista Victor Silva vai falar mais profundamente no seu quadro "Toque de Letra" que vai ao Ar nos próximos dias.


Juventus: Olha, conseguiu montar um time muito forte, corrigiu os problemas das alas, tem uma cabeça de área excelente, trouxe Tevez e Fernando Llorente que são excelentes, mantendo as peças que tinha, e caminha á passos largos rumo ao título Italiano, precisa de um meia de habilidade e movimentação para voltar á ser forte também no cenário Europeu.


Roma: É outro time que se reforçou muito bem, supriu lacunas que tinha e veio forte nessa temporada, tem jovens jogadores e a tendência é de se afirmar ainda mais nos próximos anos, caso saiba manter a maioria dessas peças, e repôr as peças que inevitavelmente tenham de sair.


Napoli: Tem boas peças mas me decepcionou, exatamente por ter peças de qualidade, ter um elenco qualificado e um treinador acostumado á lutar por títulos, achei que estaria na cola da Juve até o fim, creio que é um dos favoritos na Liga Europa, mesmo com a queda de times fortes vindos da Champions.


Internazionale: Bom, é um time sem dinheiro, em reconstrução, que me surpreende pela campanha razoável, na zona de Europa Liga (muito pelos fracassos de Lazio e Udinese) sendo que eu acreditava que fosse ter mais dificuldades que seu rival de Milão. E acho que soube fazer do limão, uma limonada, foi atrás de jovens jogadores Nórdicos, e tem um time que queira ou não, está tranquilo, sem dinheiro, o caminho da Inter é seguir garimpando jovens jogadores de centros não tão vistos pelo Futebol Mundial.


Classificação


1º Juventus - 52
2º Roma - 44
3º Napoli - 42
4º Fiorentina - 37
5º Internazionale - 32
6º Hellas Verona - 32

9º Lazio - 24

11º Milan - 22

15º Udinese - 20

18º Bologna - 16
19º Livorno - 13
20º Catania - 13


Rebaixamento e Acesso


Pra mim o Bologna estar aí e o Sassuolo fora são surpresas, porém, esse garoto Berardi, emprestado pela Juve ao Sassuolo, tem feito a diferença, fazer 4 no Milan chamou a atenção do mundo, mas ele vem carregando o time, que é fraco, e tem gente já pedindo o garoto na seleção, o que não penso ser exagero visto que Gilardino ainda tapa buracos na seleção Italiana.

Na Série B, após 21 rodadas, o Palermo lidera, seguido de perto pelo Empoli.Será que o Empoli sobe desta vez? o time tem bons meias e atacantes e se agarra nisso para buscar o acesso. Particularmente estou com saudades do time azul da Toscana na Série A.



É isso amigos, seguiremos falando sempre que possível do Italiano além das outras Ligas Europeias em nosso Blog. E reforço o convite para curtirem o "Toque de letra", falando sobre a era Seedorf, como treinador do Milan. Até a próxima!


Errata: Os jogadores Kuzmanovic e Kovacic (trecho do texto que contempla a análise da Internazionale) não são Nórdicos como colocado, e sim de países oriundos da antiga Iugoslávia, (viva a Geografia!). Zdravko Kuzmanovic é Sérvio, e Kovacic é Croata.


Curta nossa Page: Jovens Cronistas!
Compartilhe:

Adriano Garcia

Amante da comunicação escrita e falada, cronista desde os 15 anos, mas apaixonado pela comunicação, seja esportiva ou com visão social desde criança. Amante da boa música e um Ser que busca fazer o melhor a cada dia.

Deixe seu comentário:

4 comments so far,Add yours

  1. Discordo de muita coisa desse post! ta 90% errado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na sua visão. Já sabe onde não clicar da próxima vez. SEM NOME!

      Excluir
    2. Esta proibido discordar de você? so acho que deve ter ajustes!

      Excluir
    3. Não é proibido. A questão é que é uma CRÔNICA, não há como tu qualificar percentuais de opinião. A opinião é sua, fique com ela!

      Excluir