Meus Amigos! Nesta Segunda (13) ocorreu a premiação "Bola de Ouro" FIFA, e após o Victor Silva trazer um Preview da Premiação (Clique) na estréia de seu quadro "Toque de Letra", eu venho aqui falar sobre a premiação, a justiça feita a temporada em dar o prêmio á CR7, e algumas papagaiadas e politicagens como não poderia deixar de ser.


Sobre o prêmio á Cristiano Ronaldo, justíssimo, pela temporada incrível que fez, pela temporada que Messi não fez, e pelo jogador que Ribery não é. Eu sei que tem muita gente (inclusive neste Blog) que cai de amores pelo Ribery, mas a realidade é que ele não é unânime, nem mesmo dentre os entusiastas do Bayern e os especialistas, eu mesmo sou mais o Robben, e acho que Robben nas decisões que o Bayern enfrentou (tirando o Mundial e o prêmio já estava definido á esta altura) foi até mais letal que o parente de Tevez, ele é um grande jogador, mas na MINHA OPINIÃO (fique com a sua, por favor), tinham que colocar alguém do Bayern e como ele sofreu menos com lesões do que Robben, foi ele.


Quero aqui abordar um outro aspecto de análise, o fato de que muitos dos que odeiam mortalmente o CR7, sentem isso (além do fanatismo por Messi e pelo Barça) por antipatia ao personagem que ele criou frente as câmeras, de marrento, de metido. Porém, de quem conviveu de perto com ele: Ferguson, Mourinho, Felipão, Ferdinand, Giggs (todos nomes respeitáveis), tu só ouve elogios em relação ao Cristiano como pessoa, e ele desarmou essa carapuça na premiação, deixando levar-se pela emoção, levando a mãe (que parece a mãe do Michael Biggs de Mike e Molly) levando o filho (além da cópia fajuta da Angelina Jolie), enfim, ele é um cara que treina demais, que luta demais para ser um jogador completo e tem isso como objetivo. Todas as ocasiões em que perdeu para Messi, era visível seu incomodo, e Messi ganhava, como se tivesse ganho um sorvete, e perdeu como se tivesse perdido uma bola que estourou ao bater numa lança jogando "golzinho" (quem é da minha época sabe o que estou dizendo), ou seja, a ACUSAÇÃO de Blatter, (que eu encaro como brincadeira, "digassi di passagi") de que Ronaldo é um General sem emoções, se encaixa mais até em Messi, mas enfim, não tira os méritos do gênio Argentino, mas sim, coloca á tona a discussão se não é injusto o que fazemos á Cristiano Ronaldo. Só mais uma pitada, na eleição dos jornalistas, Ribery venceu, acho que a única coisa que explica isso é o reflexo da antipatia, por mim citada.


Falando agora sobre a seleção, o vício de Barça e Real se mostrou nela; É importante sempre lembrar que a premiação retrata o futebol jogado em 2013 (e no período após o encerramento para votação em 2012) portanto, nesse período é INADMISSÍVEL eleger Dani Alves, Sérgio Ramos, Xavi e Iniesta. Ok, Dani Alves talvez tenha sido pela falta de opções da posição, mas o que custava colocar o Marcelo na esquerda e eleger o Lahm? Os outros três não há explicação, como deixar Yaya Touré e Arturo Vidal (Ramsey, Wilshere) para colocar jogadores que foram instáveis durante todo esse período, como diria o espetacular Vitor Sérgio (Esporte Interativo): "É a síndrome da música ruim", na verdade essa música não é ruim né, mas é a "música chiclete" até pararem esses nomes serão lei, o que é injusto, ou então acaba-se o prêmio e elegem-se Alconcours.


Politicagem da FIFA né, de dar prêmio á quem foi do COB, á Federação do Afeganistão, eu sonho com o dia em que o futebol será administrado por gente DE FUTEBOL, e não por Políticos CORRUPTOS e CORPORATIVISTAS. E com isso, as palavras de Amarildo, que foram ironizadas por todos, se forem vistas com atenção e seriedade são um tapa na cara, da politicagem da Brasileira e da FIFA, que elegeu um Brasil sem preparo algum para sediar uma Copa, e taí, a Copa vai sair, vai ser um sucesso, mas nada apagará a vergonha, de que fomos o país que pior se preparou, e que não terá nenhum legado de infra-estrutura que sirva AO TODO, (pois as obras que estão sendo feitas são apenas para o entorno dos estádios) da população.


Justa Homenagem á Pelé!




Foi emocionante também a entrega da "Bola de Ouro" Honorária á Pelé, eu poderia ser amargo aqui e dizer que é "outro prêmio político", de fato é, mas se alguém merece uma "Bola de Ouro" pelo que fez em campo é esse cara, e esse é o atestado de que apenas dois países não o reconhecem como o "Rei do Futebol"; Argentina e Brasil, que faz questão de desrespeitá-lo á cada instante, por ele ser um cara sincero e não dar opiniões de futebol á lá Galvão Bueno, Pelé não tem bravata quando o assunto é futebol, certo ou errado ele diz o que realmente pensa, e está certo ele. E outra, o Brasileiro em sua grande maioria analisa o futebol com a cabeça de baixo, implica com atletas, treinadores, não tem visão de jogo, não aprende com outros pontos de vista, e outras escolas de futebol (como a Européia), eu costumo dizer que 5% do povo daqui tem visão de jogo analítica, talvez o Pelé, esteja dentro os 95% fora de campo, o que não justifica a voracidade do povo e da imprensa contra ele. Se fossem vorazes por conta da Sandra Regina, aí eu concordaria, e seriam vorazes contra o Edson. Não respeitar o Edson como homem é compreensível, pelos episódios em que ele já se envolveu (apesar que na Argentina o Maradona tem igreja), agora, como Desportista, todos tem obrigação de respeitá-lo.


Curta nossa Page: Jovens Cronistas!

Compartilhe:

Adriano Garcia

Amante da comunicação escrita e falada, cronista desde os 15 anos, mas apaixonado pela comunicação, seja esportiva ou com visão social desde criança. Amante da boa música e um Ser que busca fazer o melhor a cada dia.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours