A comemoração de Kleber e Barcos referente ao terceiro gol da vitória do Grêmio na noite deste sábado do feriado de 7 de Setembro mostra bem o sufoco que foi para conseguir esse triunfo, que mantém o Imortal Tricolor dentro do G4 ao final do primeiro turno do Campeonato Brasileiro.

Dá para se dizer que foi um jogo apenas de 45 minutos, já que o primeiro tempo passou em branco. Todos os acontecimentos relevantes e emoções da partida ocorreram no segundo tempo. Foi um jogo polêmico, com mais uma vez tendo a arbitragem como destaque negativo. Lamentavelmente a arbitragem brasileira mostra a cada rodada o quanto ela é ruim, e não se tem nenhuma perspectiva de melhora a curto prazo em relação a isso. Sabendo disso, eu preferi escrever o meu texto de hoje depois de ver e rever os lances em casa, já que vendo o jogo na Arena eu tinha apenas suspeitas, que acabaram sendo confirmadas.

Vou começar pela marcação do pênalti, que acabou decretando a vitória gremista e que gerou tanta reclamação dos lusitanos, aliás, reclamações que resultaram em duas expulsões. Admito que o lance é meramente interpretativo, há árbitros que apenas veriam uma disputa normal de bola pelo alto e não marcariam o pênalti, assim como há árbitros que fariam exatamente o que o árbitro do jogo de hoje fez, marcando o pênalti. Não é um lance conclusivo, e ele ainda vai gerar bastante debate. Agora, o que é lamentável é ver muitas pessoas manchando a vitória do Grêmio, dizendo que precisou roubar da Portuguesa. O Grêmio nunca precisou de favorecimento de arbitragem para construir sua história de vitórias e conquistas, e para aqueles que dizem que a arbitragem nos ajudou no polêmico lance do pênalti, vou falar agora sobre o impedimento inexistente do Kleber, no início do segundo tempo, quando o jogo ainda estava 0x0. Foi um lance que nem dá para chamar de polêmico, já que ele é conclusivo: o impedimento não existiu e o gol foi muito mal anulado. O bandeirinha, que estava na linha da jogada, anulou um gol legítimo do Grêmio, gol que poderia ter facilitado o nosso caminho no jogo de hoje. É um daqueles impedimentos de concurso, e acho que nem no futebol de várzea se vê um erro tão grosseiro como esse. É daqueles lances que até se desconfia de que realmente foi um erro ou se, na verdade, houve má-fé mesmo. Enfim, foi um absurdo, e por causa disso que tenho a consciência tranquila de que o Grêmio conquistou seus 3 pontos de hoje de uma maneira limpa.

Sobre o jogo, foi uma repetição do Grêmio das últimas rodadas: jogando sempre melhor no segundo tempo e sendo eficiente, paciente e pragmático em campo. Pode não ser um futebol que encha os olhos do torcedor, mas ao menos é um futebol que está empilhando pontos na nossa conta. Não estamos no G4 por acidente, apesar das limitações do time e do elenco. Renato Portaluppi está conseguindo dar uma cara de time com a herança maldita deixada por Vanderlei Luxemburgo. Um time que, se não é brilhante, ao menos está obtendo resultados, que é o que realmente importa. Nos últimos 7 jogos do primeiro turno foram 6 vitórias, sendo 5 delas consecutivas, então os números falam por si só. A Portuguesa mostrou valentia e merece ser elogiada por isso, afinal o jogo estava 2x0 e sob controle do Grêmio e, em 2 lances, acabou buscando um improvável empate em 2x2, deixando os cerca de 20 mil tricolores presentes (inclusive eu) apreensivos na Arena. O jogo parecia se encaminhar para o empate frustrante que não estava nos nossos planos até acontecer o lance do pênalti que gerou tanta discussão.

A vitória sofrida, no sufoco, garantiu o Grêmio dentro do G4 ao término deste primeiro turno. As perspectivas para o segundo turno são promissoras. O time ainda está em formação e ainda tem as suas oscilações, às vezes até dentro das próprias partidas. Mas os resultados estão acontecendo, e se continuar nesta toada, a torcida gremista tem motivos para ficar esperançosa. Nem sempre jogar bem é possível, mas quando um time pega gosto por vitórias, mesmo sem ser brilhante, é porque ele está no caminho certo. Vamos acreditar, gremistas! Não tem nenhum bicho-papão neste campeonato e o Grêmio, mesmo com os seus problemas, não deve absolutamente nada a nenhum dos seus concorrentes. O momento nos favorece, então vamos aproveitar isso. E vou aproveitar este momento para fazer um apelo: parem de pegar no pé do garoto Bressan. Ele é só um guri de 19 anos, bastante promissor, já mostrou capacidade e está passando por um momento, digamos, não tão bom. No entanto, longe de ser o culpado pelos principais problemas do time. Eu já vi gremista dizendo absurdos como, por exemplo, o Bressan ser pior do que o "glorioso" Baloy. Parem de pegar o jogador para Cristo, parem de colocar a culpa de tudo que acontece de errado em cima dele, parem de inventar participações do Bressan a cada gol que o Grêmio sofre. Hoje, por exemplo, nos 2 gols da Portuguesa, o Bressan sequer estava participando dos lances, então parem de enxergar coisas. Eu vejo outros jogadores errarem bem mais do que ele, mas só ele sendo criticado. O Pará não acerta um cruzamento e a culpa é do Bressan, o Barcos erra um gol lá na frente e a culpa é do Bressan, o Werley fura em bola e a culpa é do Bressan, o Rhodolfo não acerta um balão sequer para frente e a culpa é do Bressan, o Ramiro dá um chute lá na Lua e a culpa é do Bressan. Ou então, o Walter faz uma jogada de craque no jogo passado e a culpa é do Bressan que não deu um chute por trás nele. Numa boa, está passando dos limites isso já, ele é bom jogador e eu vou lutar para não queimarem ele. Deve ter gremista com saudade do Cris pelo jeito, porque não é possível essa injustiça que estão fazendo com o Bressan. Por enquanto tratam-se apenas de corneteiros de facebook, mas tenho medo que isso acabe se transformando em vaias para ele na Arena a cada toque que ele der na bola.

Saudações gremistas
Compartilhe:

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours