Amigos, hoje novamente vamos falar de Copa das Confederações (em campo), e chegamos á final, a final que todos não queríamos (mas a Globo quis colocar na cabeça de uns o querer), mas esperávamos que acontecesse. Brasil x Espanha se enfrentarão no próximo Domingo ás 19:00 no Maracanã. Enquanto Uruguai e Itália ficaram pelo caminho e decidirão o 3º lugar ás 13:00 do mesmo Domingo, na Arena Fonte Nova.

Vamos juntos analisar como chegamos á essa final, e projetar o que pode acontecer.

Brasil 2 x 1 Uruguai - Um jogo digno de um clássico dessa magnitude, muito por parte do Uruguai, não costumo ir na onda do oba-oba dos cegos pelo "Patriotismo" (que eu chamaria de Alienação), o Uruguai, nitidamente jogou mais bola que o Brasil, nos sufocou, foi corajoso, lançou mão de 3 atacantes e ao contrário do que muitos pregavam, não era um esquema de contra-ataque, era um esquema de abafa pra cima do Brasil, dentro de nossa casa. Eu dizia durante o jogo, que se o Uruguai estivesse apresentando esse futebol nas Eliminatórias da Copa, não estaria com tantas dificuldades para chegar ao Mundial de 14, como vem enfrentando no momento.

As falhas do Sistema Defensivo, repetiram-se, mas dessa vez ainda com um agravante, o nosso miolo de zaga, que tem sido nosso trunfo para suportar a falta de proteção pelo meio e pontas, dessa vez portou-se mal, atrapalhando-se, dando espaço para os atacantes Uruguaios, dentre outras falhas, claro que Thiago Silva e David Luiz estão entre os melhores zagueiros do mundo e isso é um trunfo de nossa Seleção, mas isso não pode subir para suas cabeças.

Só que no futebol, nem sempre quem joga melhor vence, muito pela questão dos talentos individuais, e Paulinho, dessa vez foi o cara, com passe genial ele colocou Neymar na cara do gol e a bola espirrou para o nosso Artilheiro Fred marcar, e após o Escanteio (muito bem cobrado) por Neymar, testou para as redes e saiu para o abraço, Paulinho está habituando-se á decidir na seleção, assim como decide no Corinthians, pra mim não sai mais do time, e é sem sombra de dúvidas, um dos melhores do mundo na posição, e ele tem grande parcela de cntribuição nessa Heróica classificação Brasileira.

O Uruguai fez um trabalho maravilhoso, jogou mais, poderia ter matado o jogo e chegado á decisão, valorizou demais a vitória Brasileira, claro que em clássicos como esse o time dá algo á mais, mas se Tabarez conseguir manter o time com esta mentalidade, chegará forte á Copa.


Itália 0 (6) x (7) 0 Espanha - Que jogo, para os leigos, 0 x 0 não tem graça. Mas com um olhar tático esse jogo foi maravilhoso, a Espanha indo pra cima o tempo todo. A Itália defendendo-se bravamente e saindo pro ataque quando tinha chance e quando superava a marcação sob pressão aplicada pelos Espanhóis, esse foi o panorama do 1º Tempo, que foi sim, equilibrado, claro, com a Espanha jogando melhor.

Na 2ª Etapa, quanto mais o tempo passava, mais a Espanha partia pra cima e encurralava o time Italiano, mais bravos eram os Italianos defendendo-se na base da garra, e mais acontecia um fenômeno um tanto incomum, a Espanha pecava pelo nervosismo e começava á perder gols e mais gols, com isso o jogo foi para a prorrogação, onde a Itália estava em nítido declínio físico, o abafa Espanhol era cada vez maior, mas as chances perdidas só se multiplicaram, provocando assim a decisão por pênaltis, pênaltis esses que foram batidos em sua maioria com maestria, mas coube á Bonucci mandar para o alto a cobrança (um Deja-Vu no Ar), e com isso a Espanha chegou á final, de uma forma bem mais difícil do que se previa no princípio, mas ao analisar a tradição Italiana, não é de se surpreender que o jogo tenha sido tão duro para os Espanhóis.

Antevisão Final

Amigos, vimos 2 semifinais dignas de Copa do Mundo, vimos erros do Brasil, que chamou o Uruguai pra dentro de sua defesa, expôs fraquezas e poderia ter sido eliminado. Vimos uma Espanha, que dominou o jogo contra a Itália sim, mas apesar da sensação e do timaço que é, ficou nervosa, pecou nas finalizações e poderia ter sido eliminada pela Itália numa bola, como vimos durante o jogo.

A favorita é claro que é a Espanha, mas o jogo de hoje serviu para mostrar que o 'bicho não é tão feio quanto parece' é possível encarar a Espanha de igual, não podemos trazê-los para a entrada de nossa área como fizemos com o Uruguai, e temos que aproveitar as chances que nos aparecerem.

Não será vergonha alguma se formos derrotados pelos Espanhóis, ao contrário, temos é que jogar, fazer o nosso melhor, caso a derrota venha, sabermos que antes não tinhamos um time, e agora temos, e continuar com o bom trabalho. Porém, agora parece-me mais possível encarar a Espanha de frente, do que ás 15:59 de hoje 27/06. Yes, we can.


Maiores Interações: @adrianogarcia10
Compartilhe:

Adriano Garcia

Amante da comunicação escrita e falada, cronista desde os 15 anos, mas apaixonado pela comunicação, seja esportiva ou com visão social desde criança. Amante da boa música e um Ser que busca fazer o melhor a cada dia.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours