No último domingo 7/11 a população da Nicarágua, país da América Central com 6,6 milhões de habitantes, foi às urnas para definir quem deve governar o país pelos próximos cinco anos. Em um pleito no qual o voto não é obrigatório houve 65% de participação geral de eleitores habilitados e a maioria esmagadora decidiu pela renovação de mais um mandato ao atual presidente Daniel Ortega, da Frente Sandinista de Libertação Nacional – FSNL. Será o seu quarto período consecutivo na administração do país. 

A Nicarágua está no grupo, cada vez menor, de países latinos (Cuba e Venezuela, por exemplo) que resiste ao assédio dos Estados Unidos. Por isso, como era de se imaginar, tanto o país norte-americano como seus prepostos na região trataram de deslegitimar o processo eleitoral.


Neste JC Internacional, uma conversa com o jornalista Beto Almeida, correspondente da @teleSUR tv no Brasil e enviado especial da emissora para cobrir, in loco, as eleições na Nicarágua. Também no programa, um panorama a respeito das manifestações convocadas pela oposição à revolução cubana para este 15 de novembro.

Artigo de Beto Almeida no Patria Latina: https://bit.ly/3x38wUh

Torne-se membro(a) do canal: https://bit.ly/3cs3Mfe​

PIX: pix@jcronistas.com.

IBAN: BR8733923798000000473970238C1.

Compartilhe:

Redação

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours