O trabalho de Joseph Needham foi efetivamente um marco nos estudos sobre a China. Com ele o campo da sinologia evoluiu para um novo arranjo no qual o país asiático passaria a ser compreendido por sua própria cultura e não mais por uma cartilha eurocêntrica responsável por diminuir a importância das demais civilizações do mundo em relação à modernidade europeia e atrelar o seu sucesso a uma aceitação incondicional dos parâmetros ocidentais.

Sua vasta obra dá conta de diversos temas através dos quais o leitor pode perceber a China como uma civilização em grande parte responsável pelo sucesso da moderna ciência europeia, dado que foram muitas de suas invenções que, em um novo contexto, possibilitaram o caminho que conduziu às revoluções social, científica e industrial ocorridas no ocidente. Ao longo de seus escritos Needham frequentemente se indaga e propõe explicações para os motivos de tais revoluções não terem ocorrido na própria China, seus esforços, contudo, não exaurem o tema, ainda hoje palco de debates.


Este programa conta com a participação de Eduardo Vichi Antunes, doutorando em ciências sociais com foco em filosofia chinesa.

Todo mês, Leandro Ferrari, do perfil #CulturaChinesa no Insta (siga: https://bit.ly/3rWpkYO), aborda um tema que vai muito Além do Eurocêntrico.

Torne-se membro(a) do canal: https://bit.ly/3cs3Mfe​

PIX: pix@jcronistas.com.

IBAN: BR8733923798000000473970238C1.

Compartilhe:

Redação

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours