A realidade psicológica num contexto cultural não é mais real do que a realidade psicológica em outro contexto.

Os pressupostos culturais refletem realidades psicológicas e ao mesmo tempo criam a realidade.

Enquanto certos estudiosos assumiram universalidade, outros acreditam que os ocidentais (principalmente europeus, americanos e cidadãos da Comunidade Britânica) e os asiáticos (principalmente os povos da China, Coréia e Japão) mantiveram sistemas de pensamento muito diferentes por milhares de anos.

Muitos dos que abordaram a questão sustentam que o pensamento europeu se baseia na suposição de que o comportamento dos objetos - físicos, animais e humanos - pode ser compreendido em termos de regras diretas.

Os ocidentais têm um grande interesse em categorização, o que os ajuda a saber quais regras aplicar aos objetos em questão, e a lógica formal desempenha um papel na resolução de problemas.

Os asiáticos orientais, ao contrário, prestam atenção aos objetos em seu contexto amplo.

O mundo parece mais complexo para os asiáticos do que para os ocidentais, e entender os eventos sempre requer a consideração de uma série de fatores que operam em relação uns aos outros de maneira não simples e determinística.


Contextos culturais versus universalidade é o tema de estreia do Além do Eurocêntrico​ com Leandro Ferrari, novo integrante da redação de Jovens Cronistas.

Torne-se membro(a) do canal: https://bit.ly/3cs3Mfe​.

PIX: editorial@jcronistas.com.

IBAN: BR8733923798000000473970238C1.

Ajude-nos a alcançar a meta de 10000 inscritos na TV JC. Inscreva-se no canal, avalie os vídeos e ative o "sininho" para não perder nada.

Contribua com nossa Vakinha: http://vaka.me/469309​.

Assine, e apoie o projeto a partir de qualquer valor: https://apoia.se/jovenscronistas​.
Compartilhe:

Redação

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours