Simpático e modesto clube localizado em Apeldoorn, na província de Gelderland, o AGOVV teve uma passagem curta pelo futebol profissional holandês. Depois de passar três décadas longe dos campeonatos de elite, a equipe retornou ao futebol pago na temporada 2003/04, um ano depois de se sagrar campeã nacional na categoria amadora. A partir daí foram 10 temporadas antes da falência, todas elas na segunda divisão nacional. 

Foi no ciclo 2009/10 que os Apeldoorners viveram o melhor momento de sua história: um sexto lugar na Eerste Divisie representou a melhor campanha da história do clube, além de lhes render uma vaga nos playoffs de acesso. O sonho da Eredivisie no entanto ficou pelo caminho de maneira prematura: já na primeira fase da Nacompetitie, o FC Eindhoven impôs derrotas nos jogos de ida e volta ao time de Apeldoorn, vencendo por 4 a 2 no placar agregado e avançando na competição. 

Fim de temporada, e após o dia primeiro de maio o calendário de jogos do AGOVV estava vazio. Perfeito momento para todo mundo sair de férias, dar aquela descansada e esvaziar a cabeça para voltar com foco total na temporada que vem, certo? Errado! A escolha mais habitual não faria parte dos planos do AGOVV naquela ocasião, e o time tomaria um rumo bem incomum para o seu tradicional horizonte.

 

Foto: Divulgação/Rob Kruitbosch

Ard van der Molen, presidente do clube naquela época, era também um dos diretores da FlyBrazil. A empresa de aviação holandesa fez seu nome vendendo pacotes de viagens para o Brasil, estabelecendo uma importante conexão especialmente com destinos do nordeste tupiniquim, como Fortaleza e João Pessoa. Motivados por essa situação, os jogadores do AGOVV decidiram propor uma aposta em tom de brincadeira para o presidente. Se o time ganhasse um dos quatro períodos do campeonato, eles queriam de presente uma viagem da companhia. 

Dito e feito! Com o ambiente positivo depois dos bons resultados em 2010, Van der Molen decidiu que era hora de pagar o prometido. O título de período havia saído já há algum tempo, na distante temporada de 2005/06. Naquela ocasião, os Apeldoorners novamente não avançariam além da primeira fase, acumulando derrotas por 2-0 e 3-0 para o TOP Oss; porém isso não era problema: no dia 18 de maio de 2010 o AGOVV embarcou da Holanda rumo à Natal! A equipe viria ao Brasil para um período de treinamentos de cerca de 9 dias, que incluiria ainda a disputa de um amistoso contra o ABC, na época integrante da Série B nacional. 

O jogo estava inicialmente marcado para o dia 20 (quinta-feira), porém acabou alterado para o domingo à tarde, dia 23. A delegação do AGOVV, que contava com 19 jogadores mais oito membros da comissão técnica, passou os dias alternando entre sessões de treinos e visitas a pontos turísticos e projetos sociais da região. Um texto datado de 21 de maio de 2010 e publicado no blog ARCosta, especializado em notícias do ABC, menciona que os holandeses visitaram as Dunas de Geripabu, além de conhecer o projeto Meninos do Natal, que lecionava aulas de capoeira. Dentre os integrantes do grupo que participou dessas atividades estavam Ramon Leeuwin, zagueiro ainda em atividade pelo AZ, e John van den Brom, ex-treinador de AZ e FC Utrecht, que atualmente comanda os belgas do KRC Genk. 

O amistoso de domingo foi disputado com público de quase 3 mil pessoas no Estádio Frasqueirão, mas o que era pra ser um símbolo da integração entre Brasil e Holanda acabou virando motivo para muita polêmica! Os torcedores do ABC acusam a equipe holandesa de não tratar a partida com seriedade, disputando o amistoso sem o seu uniforme oficial, e usando ao invés deste camisetas da FlyBrazil. Além disso, Van den Brom teria tentado recolocar em campo jogadores previamente substituídos durante o segundo tempo, causando conflito com a arbitragem da partida. 

Os holandeses se defenderam dizendo que a questão das substituições teria sido acordada antes da partida começar, por se tratar de um amistoso. Van den Brom então teria partido pra cima do quarto árbitro do duelo, provocando xingamentos nas arquibancadas e despertando a ação dos policiais ali presentes, que o escoltariam de volta para a entrada dos vestiários. Dali, o técnico holandês assistiria o resto da partida, que terminou em goleada sul-americana. O resultado foi 4-1 em favor dos mandantes, com gols de João Paulo, Edson e Felipe Moreira (duas vezes) para o ABC; Jeremy Bokila descontou para o AGOVV. 

A equipe azul e branca permaneceria no Brazil por mais dois dias, embarcando de volta para casa apenas na terça-feira. Mesmo com as confusões, o duelo amistoso em Natal marcou a última partida internacional da história do AGOVV, sendo também o único confronto intercontinental da história do clube. Um acontecimento insólito, que é sem sombra de dúvidas uma das grandes pérolas do futebol alternativo nos Países Baixos. 

Compartilhe:

Ricardo Machado

Um sonhador, que anseia por deixar sua marca no mundo. Apaixonado por automobilismo, futebol, letras e pelas tardes frias e chuvosas de inverno.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours