Com a internet a comunicação foi facilitada. Mesmo com erros e manipulações que ela exerce sobre os usuários é ainda um local que podemos escrever o que quisermos, mas até onde isso é certo? Podemos ver uma crescente de notícias falsas, elas em sua maioria usam de teorias da conspiração e uma linguagem simples e sensacionalista para convencer pessoas que foram criadas em uma sociedade que a televisão era autoridade máxima, e assim acreditam, essas pessoas acreditam que a internet também é uma. Porém o que mais devemos fazer com a internet é contestar suas informações, que até mesmo quando certas, elas são manipuladas.


A internet também deu carta branca para pessoas de todas as origens, que tem acesso à internet, de difundir opiniões, e isso é muito perigoso. São pessoas que usam de teorias conspiratórias e de linguagem simples para combater ideias de especialistas. Um dos mais atacados são os historiadores, que devem dia após dia combater falsas informações, ou questões que maquiam fatos históricos de acordo com determinada ideologia. É fantástico analisar opiniões vindas da internet, me pergunto quantos teóricos essas pessoas leram? Ou ainda em qual Universidade esse são formados? Falando em cursos superiores, é ainda mais interessante debater o tema, onde pessoas que nunca entraram em uma universidade pública ou não estudaram em uma, distribuem informações preconceituosas baseados em recortes ou falsas notícias. Um erro de achar que sabe algo, sendo que nunca nem ao menos consumiu o que crítica.

Entretanto, não pense que precisa ser um expert em algo para dar opiniões, mas é necessário, ao mínimo respeitar aqueles que são. Pessoas que estudam ao mínimo 4 anos um assunto são mais capacitadas do que aqueles que não estudaram ou se informam através de grupos de aplicativos de mensagens, isso não é opinião, é fato. Contudo todos merecem e devem se expressar, porém deve se ter ética nisso e buscar se informar e o principal, dialogar. Apenas conversando e respeitando outras opiniões que se terá o avanço sobre temas, o diálogo é fundamental, não basta apenas afirmar e se fechar em suas próprias opiniões, é necessário dialogar.

Fonte: Blockmaster

Existe também um erro por parte daqueles que são especialistas em determinados assuntos. As redes de comunicação muitas vezes foram deixadas de lado por pessoas capacitadas sobre determinado assunto, o resultado disso foi o que se viu desde 2013, onde ocorreu um crescimento da desinformação por pessoas que apelam para emoções. Foram mamadeiras com órgão genitais, apelos preconceituosos e de origem homofóbicas, o medo do desconhecido, além das mais diversas desinformações espalhadas e divulgadas por pessoas que pouco sabem, tudo isso afetou e afeta o nosso país. Onde estavam os especialistas? Hoje podemos ver um crescimento de opiniões especializadas nas redes, mas ainda irá demorar para arrumar o estrago feito pelas notícias falsas.

Vai ser necessário criar novas formas de se comunicar. Fazer com que pessoas dos diversos níveis sociais e intelectuais entrem em contato com opiniões diferentes e com isso se possa difundir notícias e informações com mais ética e democracia. Enquanto isso, minha dica para aqueles que usam a internet é pesquisar e se informar, mesmo um fato pode ser visto de diferentes ângulos e transformar pessoas em vilões e heróis. Não acredite em mitos, eles não existem.

Minhas redes sociais são:




Sobre a Coluna

A coluna O Mundo é um Museu é publicada sempre às sextas-feiras.
Compartilhe:

Pablo Barbosa de Oliveira

Sou Museólogo e Escritor. Escrevo sobre cultura na Revista Pauta e no Portal Jovens Cronistas. Criador do Museu de Instagram do IAPI. Fã de Fantasia e Sci-fi.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours