Nas últimas semanas eu comecei a escrita do meu próximo livro. Conversando com outros colegas eu percebi um certo espanto, alguns até mesmo falaram sobre motivação e inspiração. O processo criativo de cada um é único, e nesse caso o meu processo de criação e de motivação estão atrelados a uma necessidade onde eu preciso fazer algo a todo momento. Na coluna de hoje pretendo me estender sobre essa ideia de motivação.


A minha motivação é algo que se faz presente em muitos momentos do meu dia, eu tenho a necessidade de fazer algo e de ter uma rotina. Essas foram as formas que encontrei para lidar com a minha ansiedade, já falei em outros textos como a escrita me ajuda com essa questão. Porém, a própria ansiedade me ajuda a criar, sinto uma ânsia em produzir e fazer com que novos projetos e novas ideias ganhem forma. Eu não vejo dificuldades em criar, minha maior dificuldade é em parar. Não me veja como o suprassumo da escrita e da criatividade, estou longe da perfeição, mas também não sou ingênuo em admitir que tenho uma facilidade sobre isso. Do dia 20 de setembro, data de lançamento do meu primeiro livro, até o dia 13 de outubro, data do início da escrita do meu segundo livro, eu escrevi e revisei 5 contos, são contos para diferentes antologias, convites e revistas que irei publicar nos próximos meses. Então eu parei e me perguntei, de onde vem essa motivação?


Em um texto meu lançado aqui nos Jovens Cronistas , eu falo sobre lugar no mundo (leia aqui), minha motivação está muito ligada a essa ideia. Eu desejo ter o meu espaço e não vou parar até conseguir, minha vida mudou muito nos últimos quatro meses e eu não estou satisfeito e nem pretendo estar. Então posso dizer que a minha motivação vem de uma insatisfação da minha parte, eu quero mais e busco por mais o tempo todo. Essa procura me leva para momentos que penso em desistir e buscar outra atividade, mas ao mesmo tempo penso se eu não lutar pelo o que quero, quem vai? Não sou nenhum motivador ou esses “coachs” que se acham superiores, não sou isso, mas eu quero e vou buscar por mais.

Essa ideia de motivação é uma tarefa injusta em nossas vidas, temos momentos que perdemos completamente o foco, porém temos outros momentos que tudo faz sentido e nos sentimos no caminho certo. A vida não te entrega um mapa para seguir e conquistar nossos sonhos, porém podemos em pequenos gestos e símbolos nos achar no caminho correto. A inércia vai nos manter onde estamos, é necessária uma força para alterar isso, talvez seja a motivação. Essa ideia é muitas vezes falada em nossa sociedade, normalmente ligado com bens de consumos, eu não falo disso, estar motivado é necessário não apenas para ter seus bens materiais, mas também é necessário para dar um sorriso.

Fonte:https://parapreencher.com/2020/02/13/carreira-de-escritor/

Eu busco minha motivação nos meus objetivos, quero conseguir reconhecimentos sim, mas apenas isso não é importante para mim, quero chegar longe, ir de palavras em palavras construindo minha história, é para isso que acordo todos os dias, eu não quero produzir para os outros apenas, quero produzir para mim. Essa é a missão mais difícil que tenho, porém estou motivado.

E você, de onde vem sua motivação? Deixe aqui nos comentários.

Se quiser pode me contatar nas minhas redes sociais:




Sobre a Coluna

A coluna O Mundo é um Museu é publicada sempre às sextas-feiras.
Compartilhe:

Pablo Barbosa de Oliveira

Sou Museólogo e Escritor. Escrevo sobre cultura na Revista Pauta e no Portal Jovens Cronistas. Criador do Museu de Instagram do IAPI. Fã de Fantasia e Sci-fi.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours