Palavra que define a sociedade mundial. Na minha humilde opinião, o primeiro ser humano/personagem histórico que vestira-se dos pés a cabeça da palavra mérito fora Napoleão Bonaparte. Oriundo da Corsega e de família pouca expressiva no cenário da época, Napoleão forjou o próprio sangue azul. O primeiro "não-nobre" a sagrar-se imperador. Conduziu o fim do processo revolucionário francês, estrategista, visionário, astuto e claro, meritocrata.


Marcou seu nome na história da humanidade. Vivemos pressionados a sermos os melhores independentes das condições socioeconômicas em que nascemos ou nos encontramos. A fé, as histórias de quem chegou lá vindo do nada povoam o nosso imaginário. Aquele general da Corsega- Napoleão que morreu em Santa Helena em 1821- creio eu- é comentado por todos os docentes de história pelo menos. Herança do código civil de 1804, instituições e historietas são o legado do homem que morreu faz quase duzentos anos. Ser melhor que o coleguinha do lado; ter as melhores notas; melhor desempenho que seus iguais em todas as áreas faz tudo virar competição. 

Hoje tradução do sucesso é: dinheiro & poder. Quem paga, patrocina e promove da as cartas. As estruturas, histórico, psicológico desses concorrentes desse jogo voraz da vida são jogados no lixo. Não importando nada além do seu resultado- o quão poderoso e influente tu é, e quantos imóveis tu tem na zonas nobres nas capitais do mundo. 


Será isso um modo de vida sadio? Creio que não. Porém, ele segue sendo disseminado em larga escala em todos os cantos do planeta. Custe o que custar! Fome, miséria, falta de recursos convivem junto com os ideias dos méritos no Darwinismo social do século XXI- sobrevivência do que melhor se adapta atualizada. Petróleo, bitcoins, dólares, Euros e Libra Esterlina farão com que tu vire rei ou rainha dessa terra que é dono quem mais tem.

Curta: Ximbicrônico
Gilberto Malheiros- Dos Meus Erros de Português
Instagram: @ximbicamalheiros
Facebook: Ximbica Malheiros
Obrigado!

Sobre a Coluna

A coluna Bombarda é publicada sempre às quintas-feiras.
Compartilhe:

Gilberto Malheiros

And I know you don’t understand why I chase what I can’t have.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours