Os últimos anos da monarquia do Brasil foram transcorridos com muita pressão política. Os abolicionistas começaram a ganhar espaço, tanto na imprensa quanto nas ruas do país. Neste período, intensificaram-se as fugas de escravos nas fazendas, através de grupos chamados de caifases, que facilitavam as fugas. Essas fugas de escravos, também, foi um fator de pressão para a monarquia.


Foi neste contexto que a lei Áurea foi assinada pela princesa Isabel. O que se esperava pelo império na assinatura da lei, seria um arrefecimento das pressões abolicionistas, porém, foi cometido um erro nessa previsão: com a abolição, o império perdeu apoio dos barões do café. Alguns destes barões integraram-se ao movimento republicano. O interesse dos barões a um possível advento da república foi com intuito de ganhar indenizações que não foram prometidas com a lei áurea.


Vale ressaltar, que após a lei Aurea, os escravos libertos passaram a apoiar império. A lei Áurea foi comemorada no Rio de Janeiro, alguns historiadores dizem que a lei foi a mais festejada na História do país. Assim sendo, a monarquia obteve êxito no âmbito popular. Um exemplo da tamanha popularidade: foi quando se cogitou em criar uma força paralela ao Exército pra proteção da família real, muitos negros foram voluntários para formação dessa guarda, esse movimento passou a se chamar de guarda negra.

A abolição e a república são dois movimentos que corroeram as instituições monárquicas. A abolição, por exemplo, teve o papel fundamental de abalar a classe do latifúndio, que era o sustentáculo do trono e o motor econômico do país que acabou deixando a monarquia e entrando no movimento republicano.

É interessante perceber que neste período na História do Brasil, logo depois da lei Aurea, o império ganhou popularidade, mas não conseguiu evitar o golpe que estava por vir, mostrando que a classe dominante tinha poder sobre a maioria e que a república foi proclamada por uma iniciativa antidemocrática, e, isso virou herança herdada até os dias atuais.

Sobre a coluna

A coluna Na História é um espaço, em texto, do programa de mesmo nome exibido na TV Jovens Cronistas todos os domingos, às 15h. 
Compartilhe:

Jonas Carreira

Historiador -- Insta: @profjonascarreira -- Twitter: @jonasmcarreira

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours