O Covid-19 vem se agravando de forma descontrolada e de maneira rápida, o presidente Bolsonaro vem se afastando do diálogo sobre o combate ao vírus, fazendo críticas (mentirosas) a seus opositores. Enquanto Bolsonaro brinca com a saúde dos brasileiros e anuncia churrasco para comemorar o número crescente de mortes no Brasil, o país está estagnado quanto aos diálogos sobre a educação brasileira. A educação tem papel fundamental na sociedade, o governo Bolsonaro ainda está utilizando o ENEM como arma de combate a quarentena.  





O ministério da educação não apresentar formas coerentes de se continuar a educação a distância para escolas públicas, o que sempre afeta a população mais pobre, que não tem acesso a internet, não tem aparelhos para que se assistam aulas online. E ainda querem que ocorra o ENEM, sendo que não se tem condições de fazer um ENEM igual para todos, sendo que pessoas com possibilidade de aprender sejam privilegiadas e as outras são deixadas de lado, como se fossem insignificantes, que para o Bolsonaro realmente são insignificantes. Os governos municipais e estaduais esperam até mesmo por liberação de recursos para poderem ministrar aulas online. O ministro da educação desapareceu, levou à risca todas as determinações de isolamento social e não dá mais as caras em sua função como ministro.  





O presidente Bolsonaro deve redirecionar suas loucuras para ações de fato, e deve trabalhar pelo Brasil, deve-se tomar medidas de combate ao vírus, mas sem prejudicar a educação de crianças, que por serem menos privilegiadas não estão tendo o direito de aprender, que as difere de outros alunos que fazem suas atividades através de plataformas. O governo tem que tomar medidas imediatas para que essa pandemia não tome o papel de deixar o Brasil ainda mais desigual. Os diálogos sobre a educação são altamente necessários nesse momento. 





Algumas das ações que poderiam ser tomadas pelo ministério, o mínimo seria liberar recursos para estados e municípios, na área da educação e criar projetos para que fosse construída uma plataforma que garanta o jovem apenas os conteúdos, que eles têm direito de ser aprendido, que são garantidos pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

Compartilhe:

Antonio Cardoso

Sou escritor e poeta maranhense. Nasci na cidade de São Luís-MA, onde moro. Sou nordestino, com muito orgulho.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours