Bem, é uma situação absolutamente desagradável, ainda mais pra mim que perdi minha mãe (e toda sua família) por conta da hipertensão. Mas precisamos tratar da passagem de Marisa Letícia e de seus desdobramentos, políticos também, mas sobretudo os humanos. Alguns destes, fazem crermos que ainda a civilidade é maior, já outros, nos transbordam de vergonha. Esclarecendo já nesta apresentação, ninguém vai citar aqui que a morte de Marisa é um "golpe político", nem no impeachment nós usamos aqui este termo, mas sim o termo "manobra institucional", o golpe, foi na vida de uma FAMÍLIA, antes que digam imbecilidades.


Antes mesmo desta sexta (3), onde no fim da tarde foi declarada de forma oficial a morte da ex-primeira dama, já havia ocorrido (de forma bem rasteira por sinal) o vazamento da morte cerebral e consequentemente, da irreversibilidade do quadro de Marisa. A parte de ser ESPOSA (ela não era uma política, em si) de um político no olho do furacão de denúncias de corrupção, além claro, da costura de alianças políticas que desfiguram a história do PT, Marisa era um SER HUMANO e merecia respeito na sua partida, merecia..Não foi isso que se viu em todas as manifestações sobre o assunto.


Mas primeiro, vamos falar do que cerca esta partida. Eu tenho uma EXPERIÊNCIA PESSOAL muito triste com a Hipertensão, ela levou a minha mãe e todo este lado da família e já me acomete e minha irmã (somos em dois filhos). Negar que o ESTRESSE EMOCIONAL afete este quadro é desconhecimento ou conveniência. Ninguém é obrigado a entender de medicina, mas há então dois caminhos, ou NÃO OPINAR, ou buscar saber mais sobre o tema.

Eu pessoalmente sempre soube, pois minha mãe tinha uma tendência a hipocondria, então lia a seu pedido e a revelia, bulas de remédios para que ela sempre soubesse com o que estava lidando, e se não amasse tanto o jornalismo, talvez me enveredasse pela farmacologia, portanto, tenho algum conhecimento sobre as questões de saúde, mas a confirmação do que já sabia veio da pior forma, quando por ser chantageada por uma pessoa, Lucimar teve um AVC, SOBREVIVEU no Hospital Santa Marcelina e inclusive saiu do coma, poderia ter sido a única da família a não ir no primeiro derrame, mas por negligência, adquiriu uma fulminante infecção hospitalar no pulmão, agravada pelos mais de 20 anos de fumo (havia parado há 13). Conto minha história para ilustrar que sim, o ESTRESSE EMOCIONAL (como todos que são bem informados sabem) é fator por vezes decisivo em um quadro de hipertensão.

Isso não significa dizer que "Moro e seu time'" são os "culpados" de forma direta pela morte de Marisa, longe disso. Agora, esse quadro de tensão extrema ao qual ela vinha submetida, tinha um aneurisma há 10 anos, que também é afetado por altas cargas de pressão, influencia, sem dúvida. Isso não quer dizer que ninguém aqui (me responsabilizo pelo que NÓS dizemos e por vezes apenas pelo que EU digo) quer "cortar as asas" de Moro, ao contrário, que se investigue e se FAÇA JUSTIÇA contra TODOS que assaltaram o país.

Que isso não vire algo PESSOAL e nos pareceu, um tanto excessivo, o arrolamento da agora falecida em processos da Lava Jato, Marisa não milita no meio político, que crime cometeu, ser ESPOSA de Lula? Este é o nosso ponto, mas de toda forma, ela como mãe que era, certamente sentiria a pressão contra outros membros da família, o que novamente me remete a minha história, o meu sofrimento (por várias questões pessoais) em silêncio, também afetou minha mãe, que não sabia o que se passava, mas sentia certamente. Portanto, a citação em dois processos de Marisa pode sim ser configurada como "mero detalhe" nesse processo do AVC. Mas salvo atos políticos, o discurso de Lula e de pessoas próximas, se compreende totalmente pela EMOÇÃO, quem é "polido" em meio a emoção, a DOR DA PERDA DE QUEM MAIS SE AMA? Seria exigir demais do SER HUMANO Lula, não?


Marisa era uma figura extremamente discreta e quase que indecifrável. Foi ela quem costurou a primeira bandeira do partido. Mas ela jamais esteve nos holofotes políticos, é claro, acompanhava o ex-presidente em todos os seus atos, mas sempre o segurando pela mão, o apoiando com o seu ombro, não me lembro de ela tomar o microfone quando primeira dama, ou mesmo nas inúmeras tentativas do marido de chegar a presidência.

O seu grande auge de ação efetiva política, foi na "Marcha das Mulheres" quando em plena Ditadura, Lula e outras lideranças de Esquerda e, evidentemente, contra a Ditadura Militar foram presos. Aí ela liderou um movimento embrionário do hoje fortíssimo movimento feminista no Brasil, a "Marcha das Mulheres". Mas salvo essa ação, não foi protagonista na política, foi um ponto de apoio para Lula, claro, foi a administradora da casa, da economia familiar (como toda matriarca) e talvez por isso tenha sido arrolada em processos e primeira dama talvez mais discreta nos atuais tempos.


Vimos comemorações absurdas e desumanas de "Seres Vivos" que perderam totalmente a noção do que é civilidade e do que é de fato, "defender o país", e o pior, alguns EXTREMISTAS alegam fazê-lo em "nome de 'Deus'", ora, eu sigo "Deísta-Hebreu-Cristão" e respeito quem não é, desde que seja respeitado e desde que debates em relação ao tema sejam norteados pela CIVILIDADE e pelo RESPEITO (como TODOS devem ser, aliás), mas mesmo para quem é totalmente cético, ao pesquisar minimamente notará que tais comportamentos não são endossados em momento algum pela doutrina acima citada.

É uma "subversão" (no sentido negativo do termo, subversivo em relação ao uso da Direita do termo, SOU, com orgulho) total desse ideal, mas não "surpreende", se pensarmos nas pessoas que SE ESCORAM NA RELIGIÃO PARA PERPETUAR MALDADES, nos FALSOS LÍDERES RELIGIOSOS, etc.

Mas em meio a toda essa BAIXARIA repulsiva, a classe política dá mais uma vez o exemplo de que a relação não deve ser como a de torcidas organizadas de times rivais (que também não deveria ser assim, afinal, o esporte é VIDA, PAIXÃO, mas isso é papo pra outro editorial), FHC que no passado já foi apoiado pelo próprio Lula quando da morte de Ruth Cardoso, que era também uma grande mulher e até mais protagonista nas causas sociais e políticas que a própria Marisa. Também Temer, Sarney, Meirelles (Que foi Presidente do BC na gestão Lula), dentre outras lideranças políticas também prestaram condolências, inclusive com o atual presidente decretando três dias de luto oficial pela morte de Marisa. Além claro do apoio de membros do partido, alguns deles que deram as já citadas "declarações polêmicas" quanto a uma "culpabilidade direta" de Moro, já por nós (e aí cada um tem sua visão) rechaçada, ou melhor dizendo, diminuída.


Por fim, é forte o movimento que pede a volta de Lula em 18, isso não é segredo para ninguém. Mas será que o ex-presidente terá forças pra se candidatar no próximo pleito em meio a tudo isso, passou por doença, é fortemente investigado e sitiado por informações seletivamente vazadas á todo instante e ainda esse duro GOLPE (agora sim, com todas as letras) que a vida o reservou. Sob o aspecto humano é muito complicado crer que ele terá forças pra encarar o vale tudo eleitoral após isso. Em nossa humilde opinião, o melhor caminho para esta (existem outras) corrente de Esquerda seria uma chapa Ciro/Haddad, vejamos o que acontecerá.




Facebook: Jovens Cronistas! (Clique)



Imagens: Exame, FolhaPress, Época, Fundação Perseu Abramo. 



Compartilhe:

Adriano Garcia

Amante da comunicação escrita e falada, cronista desde os 15 anos, mas apaixonado pela comunicação, seja esportiva ou com visão social desde criança. Amante da boa música e um Ser que busca fazer o melhor a cada dia.

Deixe seu comentário:

1 comments so far,Add yours