A equipe conquistou o nono título nacional (Foto: Samuel Norato)
Fundado na cidade de Bogotá em 1941, o Independiente Santa Fé é um dos principais times do futebol colombiano, porém a equipe ficou sem conquistar um título nacional por 37 anos, voltando a conquistar apenas em 2012. A partir desse ano, Os Cardiais venceram mais ou menos um título por ano e nesse ultimo domingo (18) conquistaram o nono titulo nacional garantindo a classificação direta para a fase de grupos na libertadores. O título veio após a vitória de 1 a 0 contra o Deportivo Tolima com o gol de cabeça de Urrego aos onze minutos do primeiro tempo. Com o empate no jogo de ida e a vitória na volta, o Santa Fé pode comemorar pela nona vez na sua história.

Para conquista do título desse ano, o time se reforçou com doze reforços: Leonardo Pico (Patriotas), Kevin Salazar (Fortaleza), Carlos Arboleda (Rionegro Águilas), Javier López (Rionegro), Horacio Salaberry (Aucas, Equador), Juan Falcón (Al Fateh, Arabia Saudí), Jhon Fredy Salazar (Once Caldas), José David Moya (Cortuluá), Humberto Osorio Botello (Defensa y Justicia, Argentina), Joao Rodríguez (Sint-Truiden, Bélgica), Ánderson Plata (Sem Clube) e Jonathan Agudelo (Millonarios), além do elenco do primeiro semestre, já que disputaram outros torneios como a Copa Suruga Bank, Recopa Sulamericana, Copa Sulamericana, Copa Águila e Liga Águila, conquistando o torneio japonês diante do Kashima Antlers, atual vice-campeão mundial.

A caminhada para o título começou com a classificação na quarta posição para as quartas de final, o adversário foi o atual campeão colombiano, Independiente de Medellín, conquistando as duas vitórias de 2 a 1 e 2 a 0, classificando a equipe para semifinal. O adversário na semifinal foi o atual campeão da Libertadores e maior campeão do futebol colombiano Atlético Nacional. A primeira partida terminou empatada em Bogotá. No jogo de volta, devido ao calendário, os verdolagas jogaram com a equipe Sub20, já que estariam disputando o campeonato mundial no Japão. Como o Santa Fé não tem culpa por causa disso, goleou a equipe de Medellín por 4 a 0, classificando para semifinal. Conforme falei anteriormente nesse artigo, o adversário foi o Tolima, empatando fora em 1 a 1 e vencendo em casa no placar de 1 a 0, garantindo o nono título para os leões.

O título não foi fácil e um dos heróis dessa conquista foi o técnico argentino Gustavo Costas, que foi campeão colombiano em 2014 pela equipe. Ele substituiu Alexis García, impôs uma nova forma de jogar, conquistou a Copa Suruga Bank e quase conquistou a Recopa Sulamericana para o River Plate. Eliminado para o Cerro Porteño nas oitavas, após ter vencido o jogo de ida por 2 a 0 e ser goleado na volta por 4 a 1, a Liga Águila seria o objetivo final para equipe e técnico em 2016. Depois da derrota para a equipe do Patriotas por 2 a 0, ele colocou uma série de nove jogos sem perder garantindo a classificação para as quartas de finais do campeonato colombiano, fechando com 15 jogos sem perder para conquista do campeonato.


Apesar de muitos falarem do Atlético Nacional e a questão da sua eliminação do torneio por causa do calendário, não podemos desmerecer o Independiente Santa Fé. O time vem conquistando títulos importantes têm o bom atacante Osório, que fez sete gols no campeonato e o conjunto em si, que soube levantar a cabeça e dar a volta por cima graças ao técnico argentino. Acho que podemos sim esperar um Santa Fé mais competitivo para 2017 já que tem a Super Copa da Colômbia e Libertadores, porém o titulo colombiano é de grande importância para quem ficou quase 40 sem conquistar e vencer o terceiro em menos de cinco anos. Parabéns Independiente de Santa Fé, nove vezes campeão colombiano.

Siga Jovens Cronistas nas Redes sociais (Facebook) (Twitter)

*José Nunes (@JosecleiNunes) é fundador e editor do blog Futebol Retrô. Escritor, graduando em história. Ama futebol, política e um bom papo de botequim.
Compartilhe:

Joseclei Nunes

30 Anos, Carioca, Licenciando em História na Simonsen, amante e pesquisador de Futebol, Política e Carnaval.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours