Amigos, amantes da velocidade, este domingo (15) foi mais um dia daqueles em que presenciamos a história ser escrita no esporte, após uma decisão contestada de mudança de postos em seus times, a Red Bull veio com Max Verstappen na vaga de Kvyat, que após seguidos erros e a cornetada de Vettel, foi rebaixado á Toro Rosso. Mal sabia naquela oportunidade o tetracampeão, que poderia mesmo que minimamente, estar contribuindo para a notoriedade de uma nova estrela, que duas semanas depois viria a o derrotar e sagrar-se op mais jovem vencedor de uma prova de F1 e também o primeiro Holandês a subir ao degrau mais alto do pódio. As Mercedes, elas deixaram a prova na primeira volta, essa foi uma corrida que trouxe respostas pra muitos questionamentos que vieram a tona na Rússia, a Mercedes como já dito entra em rota de colisão e talvez precise definir regras para a briga, ou para a ausência dela na escala atual, a Williams que havia se recuperado voltou a andar expressivamente atrás da Red Bull, e a McLaren aos poucos vai se erguendo no grid, vamos juntos a prova.


Na largada um momento decisivo para a prova, por alguns metros Hamilton manteve a pole, mas o confiante Rosberg foi pra dentro na primeira curva e fez a ultrapassagem. Sem deixar barato, na curva seguinte o inglês foi pra cima, Rosberg fechou a porta e o atual campeão foi pra grama, perdeu o controle e bateu no companheiro, e com isso os dois deixaram a corrida. Um lance que provocou intensa movimentação na Mercedes e também com a direção de prova. A competitividade que a Mercedes e a McLaren sempre tiveram é louvável e é disso que se faz o esporte, mas certamente esse tipo de lance será combatido duramente, a equipe sempre vai pensar nos pontos, em garantir as vitórias e as colocações no topo, um fechar a porta pro outro dessa maneira certamente não será admitido.


A liderança naquele momento então, caia no colo das Red Bull's, com Ricciardo a frente de seu companheiro, a ainda um intruso Sainz, os separando das Ferrari. Mas isso durou pouco, voltas depois lá estavam as Ferrari atrás das Red Bull's. Após o primeiro pit o cenário se mantinha, destaque importante a essa altura para Massa que largou em 18º, antecipou a parada e numa bela recuperação entrou na zona dos pontos, minimizando assim a infelicidade no treino. A chave para a vitória de Verstappen foi a mudança de estratégia, enquanto Ricciardo foi para o segundo pit projetando mais uma parada, enquanto Verstappen alongou a perna por mais algumas voltas, possibilitando o que parecia impossível, permanecer na pista até o fim com duas paradas. Ricciardo buscou atacar Vettel sem êxito e acabou com o desgaste, tendo o pneu traseiro esquerdo estourado. Enquanto na frente Verstappen e Raikkonen levaram seus carros até o fim, com o Holandês segurando bravamente o experiente Finlandês e fazendo história, grande vitória, o primeiro e provavelmente o único a vencer uma corrida de F1 já aos 18 anos.


A segunda posição na prova rendeu a Kimi a vice-liderança no campeonato 39 pontos atrás de Rosberg, quem diria que a essa altura o Homem de Gelo estaria á frente de Hamilton e Vettel, vejamos como será seu comportamento nas próximas provas. Massa se recuperou bem, e discretamente Bottas se colocou em 5º, com isso fica claro que as Williams se colocam mesmo como a quarta força, a reação da prova passada parece ter sido muito mais circunstancial pelas falhas da Red Bull na oportunidade, do que uma reação propriamente dita, e cabe lamentar mais uma vez esse desempenho da Sauber, o time não tem dinheiro pra investir, vai ficando na rabeira e o pior, Nasr tem sistematicamente andado atrás de Ericsson em 2016, ao menos esse quadro precisa mudar.


Quanto ao feito de Max, sem dúvidas foi espetacular, seu nome já está escrito na história da F1, por outro lado há que se ter cautela em projeções futuras, Vettel construiu a carreira que construiu após vencer guiando uma Toro Rosso, mas isso não é regra, o piloto filho de Jos Verstappen terá uma grande caminhada pela frente, a Red Bull não é o time dominante que foi com Vettel, a Mercedes imprime um domínio amplo, Ricciardo não será presa fácil como primeiro piloto do time, é um longo caminho que o menino de apenas 18 anos tem a percorrer. Valeu a Red Bull pela ousadia, foi uma decisão bastante contestada a troca, até por nós, afinal, se havia convicção de que Verstappen é melhor que Kvyat, que a troca tivesse sido feita já no começo da temporada, corria-se um risco de não dar certo, de Verstappen errar tanto ou mais do que o Russo, como já errou em passado recente, mas a cartada começa dando muito certo, bom para a equipe, bom para Max e excelente para a F1 que ganha um novo fôlego de talento, voa garoto, voa baixo!


Classificação da Prova






Curta nossa Página: Jovens Cronistas! (Clique)



Imagens: AFP e FOM 


Compartilhe:

Adriano Garcia

Amante da comunicação escrita e falada, cronista desde os 15 anos, mas apaixonado pela comunicação, seja esportiva ou com visão social desde criança. Amante da boa música e um Ser que busca fazer o melhor a cada dia.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours