Amigos, estamos hoje juntos para comentar a rodada, e fazer um apanhado geral em relação as principais equipes, no 1º turno da Liga Espanhola, que voltou após décadas á ter rodadas em meio as festas, sem mais delongas, vamos aos jogos, e as observações que vocês estão acostumados a acompanhar em nossas crônicas.

Espanyol 0 x 0 Barcelona

A rodada já começou quente com o clássico da Catalunya, se por um lado a diferença em campo é mais do que nítida, por outro o clássico tem componentes extra-campo que deixou o clima quente, o Barça é o time do "orgulho Catalão", o time que sempre foi aliado e agente ativo na causa da independência da região, já o Espanyol, é o time "dos desertores", dos que estão com Madrid e sua realeza, são "Espanhóis" e tem "Real" em seu nome, é uma briga que vai muito além dos gramados. E o Brasileiro Neymar sentiu isso na pele durante o clássico, ouviu ofensas racistas em mais um episódio triste para o futebol, ofensas essas que serão analisadas pela Liga, e todos esperam uma punição, apesar da negativa (não se esperaria outra coisa) por parte do Presidente do time mandante.

Com a bola rolando o Barça controlou, pressionou, foi dominante durante todo o jogo, mas o Espanyol conseguiu com sua proposta defensiva segurar o time de Luís Enrique e garantir um ponto. 

Para o Barcelona o resultado foi um acidente de percurso, o time é hoje ao lado do Bayern, o time que joga o melhor futebol no mundo, tem um jogo á menos por conta da disputa do Mundial de Clubes (Clique), mas deve estar atento aos adversários diretos, o Real com muita qualidade, e o Atleti com a regularidade característica da "Era Simeone". 

Já o Espanyol tem um time modesto, que em mais uma temporada tem como grande objetivo permanecer na 1ª Divisão, seis pontos á frente da zona da degola, até aqui vem cumprindo seu objetivo, mas como diz aquele amigo nosso, precisa "ficar esperto".

Atlético Madrid 1 x 0 Levante

O Atleti seguiu com o seu roteiro de regularidade, de fazer o suficiente para conseguir as vitórias, que tem marcado a "Era Simeone" no comando da equipe, e com isso assumiu a liderança isolada da competição. 

O jogo foi difícil para o time da casa, o desesperado Levante foi competente ao se fechar e contou também com uma atuação pouco inspirada dos principais nomes do Atlético, mas mais uma vez a mão de Simeone funcionou, o menino Ganês Partey saiu do banco e acabou fazendo o gol da vitória em jogada individual, contando com a "colaboração" do goleiro adversário.

O Atlético de Madrid passou por perdas no elenco e muitos acharam que o time sucumbiria na briga local, mas não é dessa vez, Simeone mais uma vez se prova como um dos maiores técnicos da atualidade, e mantém o time altamente competitivo, no cenário local e também na Europa, uma verdadeira lenda, que enquanto estiver no comando Colchonero, manterá o time lutando no topo. 

Já para o Levante a situação é muito difícil, o time tem até alguns bons valores ofensivos, mas a aposta natural de momento é no rebaixamento da equipe Azulgrana Valenciana. 

Deportivo 1 x 2 Villarreal

O Submarino Amarelo conquistou uma dura e importante vitória fora de casa ante o La Coruña, que luta por Europa League, o grande destaque da partida foi o da foto, Soriano marcou os dois gols da vitória dos visitantes, o segundo inclusive de pênalti (corretamente assinalado) nos acréscimos, com isso o time encosta de vez na briga até mesmo pelo título, visto que estão á 5 pontos do líder, e um apenas atrás do terceiro colocado, Real Madrid. O gol do time da casa foi anotado por Luis Alberto.

Sob o comando de Toral, o Villarreal mostrou muita consistência nessa primeira parte do campeonato, tem boas peças, mas talvez a falta de um elenco, faça com que falte fôlego para se manter próximo aos três primeiros até o fim, mas é fortíssimo candidato a quarta vaga de Champions League, até também pela instabilidade de concorrentes diretos como Sevilla, Valência e Athletic Bilbao. 

Já o Deportivo La Coruña, tem um time também bastante competitivo nesta temporada, que tem dado a resposta em campo, e pode se aproveitar justamente dessa instabilidade de adversários citadas, para disputar a próxima Europa League, assim como o Celta. 

Valência 2 x 2 Real Madrid

Um grande jogo de futebol fechou a rodada de Domingo da Liga, um pressionado Valência encarava em casa o não menos tenso Real Madrid, e o que se viu apesar de haver uma diferença técnica entre as equipes, foi um jogo de igual pra igual, onde apesar das reclamações (quem diria) do Real contra a arbitragem, (justas inclusive) teve um resultado condizente com o que foi o jogo, equilíbrio, com o Real abrindo frente por duas vezes, ambas com participação decisiva de Bale, na jogada para Benzema no 1º gol, e na cabeçada fulminante para o segundo, fora o pênalti não marcado e muito reclamado por todos, mas o time da casa conseguiu o empate, primeiramente com Parejo em mais um pênalti cometido por Pepe, no final da etapa inicial, e em seguida ao gol de Bale, com Alcacer, foi um jogo franco, é importante parabenizar Gary Neville, pois em momento nenhum este teve receio do Real e jogou de forma franca, e quanto ao time de Benitez (que a torcida do Valência aliás receberia de braços abertos), fica clara a deficiência defensiva, e não se entende a razão de Varane não ter mais tempo de cancha, e também a indiferença quanto á Isco, mais uma vez Kovacic foi colocado á sua frente e de James, e o menino sentiu a pressão, cometendo entrada dura e sendo expulso, aliás, ok, o time tinha um á menos, mas antes disso ele colocou Lucas Vazquez na vaga de Benzema, mantendo os dois no banco, e depois não mexeu mais, claramente falta repertório á Rafa, o que cada vez mais irrita o torcedor Madridista.

Quanto ao Valência, é preciso dar tempo ao tempo, o elenco é competitivo, e esse jogo teve uma postura bastante interessante por parte de Neville, o time tem condições de engrenar sob esse comando e lutar por Europa League. 



O campeonato está bastante interessante até aqui, como se nota não há tamanho abismo entre os líderes e os demais, o que surpreende mais é uma mudança de forças na luta pelas Ligas Europeias, mas que pode inclusive ser revertida, ou as equipes que vem lutando nos últimos anos, também encostarem na briga. O fato de maior preocupação segue sendo a arbitragem, ok, hoje é o Real que está reclamando, mas geralmente há um excesso de erros "favorecendo" Real e Barça, que definitivamente não precisam disso, a arbitragem é humana e pode errar, mas ocorrem erros patéticos, que ferem a credibilidade da competição.


Demais Resultados

Málaga 2 x 0 Celta
Rayo Vallecano 2 x 2 Real Sociedad
Betis 0 x 4 Eibar
Granada 2 x 1 Sevilla
Athletic 2 x 2 Las Palmas

Sporting Gijón x Getafe - 04/01 - 17:30


Classificação

1º Atlético Madrid - 41 pontos
2º Barcelona - 39 pontos
3º Real Madrid - 37 pontos
4º Villarreal - 36 pontos
5º Celta - 31 pontos
6º Athletic - 28 pontos

9º Sevilla - 26 pontos
10º Valência - 23 pontos

18º Rayo Vallecano - 15 pontos
19º Sporting Gijón - 15 pontos
20º Levante - 11 pontos



Curta nossa Página: Jovens Cronistas! (Clique)


Imagens: AFP e Marca. 




Compartilhe:

Adriano Garcia

Amante da comunicação escrita e falada, cronista desde os 15 anos, mas apaixonado pela comunicação, seja esportiva ou com visão social desde criança. Amante da boa música e um Ser que busca fazer o melhor a cada dia.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours