Todos sabem que, tirando o meu arquirrival, quero que os clubes importantes do meu Estado do Rio Grande do Sul cresçam e se desenvolvam. No ano passado eu fiz questão de vir, neste blog, felicitar o Juventude pelo seu acesso à Série C deste ano. Agora, é com muita satisfação que venho felicitar o glorioso Brasil pelo seu acesso à Série C do ano que vem.

O Xavante, como é conhecido, possui a maior e mais fiel torcida do interior do Rio Grande do Sul. Seus torcedores são apaixonados e acompanham mesmo o time, tanto no seu Estádio Bento Freitas quanto fora dele. Eu costumo dizer que as cidades de Caxias do Sul e Pelotas são as "ilhas de resistência" à dupla Gre-Nal aqui no RS. Seus nativos abraçam mesmo os clubes das suas cidades e é um sentimento que eu respeito muito. É bom para o futebol gaúcho, deixa ele maior, mais representativo, e incentiva os clubes a sempre evoluírem. Nós sabemos o inferno que é, por exemplo, jogar contra o Brasil lá em Pelotas. Até mesmo aqui em Porto Alegre é complicado, pois os xavantes dão o seu jeito, vêm até aqui e lotam o seu espaço reservado ao torcedor visitante. Existe paixão por parte dos rubro-negros do Sul do Estado, e eu acho isso admirável. Clubes assim, que mobilizam tanta gente, merecem sim dias melhores no futuro.

O Brasil passou por momentos bem complicados num passado não muito distante. Começando por aquele triste acidente de ônibus que matou o seu ídolo Claudio Milar e mais um outro jogador e um integrante da então comissão técnica. Com isso, o time sentiu o golpe, não se recuperou emocionalmente (o que é perfeitamente compreensível) e acabou rebaixado para a segundona gaúcha. Depois, ainda foi rebaixado para a Série D do campeonato brasileiro por um suposto erro de inscrição de um jogador, já que perdeu 6 pontos na tabela e isso acabou determinando a sua queda. Se fosse um outro clube qualquer do interior, possivelmente estaria fadado ao ostracismo. Só que estamos falando de um clube grande, um clube com uma torcida louca pelo seu clube, um clube que existe algo que o dinheiro não paga: paixão! E foi graças a esse fator que o Brasil se reergueu e deu a volta por cima. No ano passado, numa campanha irrepreensível, conquistou o título da segundona gaúcha e a volta à nossa primeira divisão com todos os méritos. Nesse ano, foi o melhor time do Gauchão tirando a dupla Gre-Nal e conquistou em campo o direito de representar o RS na Série D. Na competição, fez uma campanha segura e consistente, chegando até a decisão do acesso contra o Brasiliense-DF. O jogo do dia 18 de agosto em Taguatinga, no tempo normal, terminou 2x1 para os candangos. Como os pelotenses venceram em Pelotas também por 2x1, a decisão do acesso foi para a dramática disputa dos pênaltis. Vitória xavante por 4x3 e acesso alcançado.

Como é rotina na vida xavante, nada é fácil, tudo é com sofrimento. Mas desde a segundona gaúcha do ano passado, o Brasil tem no técnico Rogério Zimmermann o seu pilar de sustentação. Foi ele quem esteve o tempo todo presente no clube durante toda essa trajetória, da incerteza da segundona gaúcha ao acesso para a Série C, tirando um clube importante do nosso Estado do fundo do poço e dando-lhe a garantia de um calendário de um ano inteiro com competições. E ainda não terminou, afinal, a competição continua e o time segue firme e forte na disputa pelo título da Série D. Mas mesmo que, por ventura não consiga, a principal missão já foi cumprida e o que vier de agora em diante é apenas um coroamento para um ano brilhante. A Série C ainda não é o lugar de direito do Brasil, que merece pelo menos uma Série B. Mas o caminho vem sendo trilhado com trabalho, com seriedade e, acima de tudo, com paixão de uma torcida fiel. Agora o clube pode respirar e se organizar, não correndo o risco de ficar sem campeonato para jogar e tendo adversários de bom nível para enfrentar. Como gaúcho que sou, fiquei muito satisfeito. É o interior do Estado voltando a mostrar força, afinal, agora o Brasil se junta ao Caxias e ao Juventude na disputa da terceira divisão.

Parabéns, Brasil! Parabéns, Xavante! Parabéns, torcida rubro-negra de Pelotas! Parabéns ao futebol gaúcho!
Compartilhe:

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours