Dilma e Aécio se enfrentaram pela primeira vez nesse Segundo Turno, na Bandeirantes
Como de tradição, a  TV Bandeirantes realizou o primeiro debate deste segundo turno, onde Dilma Rousseff e Aécio Neves puderam confrontar suas ideias diretamente pela primeira vez. Os debates da Band são os meus preferidos pois dá liberdade aos candidatos para escolherem os temas, além de priorizar o embate direto entre os presidenciáveis. A emissora foi líder durante 2/3 do debate, com 11 pontos de média e picos de 13,6. O próximo encontro é no SBT, e acontece no dia 16, ás 18:00. Também será transmitido pela Rádio Jovem Pan e pelo Portal UOL. 


Dilma Rousseff  (PT)


A atual presidente fez seu melhor debate até aqui, por mais que não tenha sido a vencedora. Ela foi repetitiva em alguns assuntos, como o Governo FHC, gestão de Armínio Fraga no Banco Central e governo do Aécio em Minas, ela disse exatamente o que o eleitor Petista quer ouvir, como o Bolsa Família, geração de empregos, pontuou bem que o governo Tucano proibia a construção de escolas técnicas, setor que houve muitos investimentos no governo Lula e seu governo deu continuidade, com o Pronatec. A candidata a reeleição tentou ao máximo expôr os erros administrativos do governo de Minas, como o aumento da violência.

O PT persistiu no erro que vinha cometendo nos outros debates, que é discutir a corrupção, por mais que tenha sido uma jogada inteligente retomar o assunto do Aeroporto, deveriam ter guardado esse argumento para rebater acusações do PSDB sobre a compra da Refinaria de Pasadena. É compreensível que adotem uma postura mais ofensiva, pois possuem uma base eleitoral mais sólida,   para tentar herdar alguma parte dos votos de Marina, principalmente na Região Nordeste.



Aécio Neves (PSDB)


Ele foi confrontado por Dilma na maioria das vezes, e não arredou pé. Aécio tem uma oratória superior a de Dilma. Ironizou a presidente por várias vezes, atribuindo a Dilma uma obsessão por FHC e Armínio Fraga, e citando que Lula o convidou a continuar no Banco Central, em 2002. Quando teve oportunidade de fazer perguntas, recorreu a temas como Inflação. Citou a estabilidade da moeda conquistada no governo PSDB, e foi além, dizendo que foi o Plano Real o principal responsável por tirar milhões de brasileiros da pobreza, e não o Bolsa Família, a famosa frase de Arnaldo Jabor. O PSDB acertou em cheio em lançar o Senador Mineiro, pois ele representa certa renovação, que não era vista, a nível nacional, em outros nomes do partido, como José Serra e Geraldo Alckmin. Além disso, a militância virtual e nas ruas, foi ativa e fundamental para levá-los ao segundo turno. Conseguiram atingir na carne das Redes Sociais, como consequência, começaram a fazer campanha para o candidato naturalmente, e a corrente tomou muita força.

Principal erro do Tucano foi tentar colocar o seu partido como o pai do Bolsa Família, mesmo que tenham criado o Bolsa Escola/Alimentação e o Vale Gás, que deram origem ao programa. O partido, por adotar a política "Neo-Liberal", pouco investe em programas sociais, o próprio Armínio Fraga deixou bem claro em algumas declarações.


E você, o que achou do debate? 



Curta nossa Página: Jovens Cronistas!







Compartilhe:

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours