Meus amigos, ao contrário do que uns pregam, essa crônica talvez seja a mais sofrida desses anos em que tenho feito cronismo, pois se eu sempre apontei as falhas, os erros de Felipão (na minha concepção, evidente, cada um tem a sua e o que vale é respeitar o ponto de vista alheio, coisa rara, por sinal) visando acrescentar ao debate, e não por "jogar contra", por derrotismo, pregaram por aí até que eu era contra o Brasil e favorável aos adversários. Não dá nem para tentar ter respeito por esse tipo de acusação, por que eu sempre em meus textos procurei não apenas apontar os erros, e sim trazer as alternativas que eu faria caso fosse o técnico, cronismo é isso, opinião. E para os que leram o Pré-Jogo Especial (Clique), (sim, ele acabou se mostrando equivocado no título, mas vamos salientar que por culpa da escalação de Felipão) puderam notar que já ali me mostrava contra dois erros crassos da escalação de Felipão, a entrada de Luiz Gustavo, e a atribuição á Bernard da responsabilidade de "ser um Neymar", vamos falar sobre isso mais profundamente.

Para quem não leu a crônica o link foi aqui postado, para mim estava claro o erro que seria voltar com Luiz Gustavo, quando o Brasil conseguiu colocar a bola no chão nesta Copa? Quando teve dois volantes leves contra a Colômbia, que marcavam e saiam para o jogo alternadamente, o Brasil não dava chutão pra frente, o Brasil contra a Colômbia colocou a bola no chão e jogou, não que a Alemanha aceitaria passivamente esse jogo, mas seria um jogo de grande contra grande dessa forma, o jogo de bate-rebate visto no início só favoreceria a Alemanha, que colocou a bola no chão e destruiu o Brasil antes dos 30 minutos de jogo. Voltando á falar sobre a cabeça de área, Fernandinho está sendo bastante criticado por muitos, mas na verdade seus erros vem da inércia de Luiz Gustavo que é um poste, e até nesse aspecto passa despercebido por ser um jogador discreto, ele não faz nem a saída de bola, nem a proteção a área, o que sobrecarregou Fernandinho que apareceu como vilão da falta de proteção á zaga.

Bernard é outro que não deveria ter sido escalado, e por culpa de quem cometeu esse erro, pode ficar taxado de vilão do "Mineirazzo", algo que entristeceria e seria totalmente injusto, a responsabilidade que foi colocada sobre esse menino era totalmente desproporcional, ele simplesmente tinha de ser um "novo Neymar", o que é totalmente desproporcional, esse menino é apenas um ponta, ele não tem e não deve ser cobrado de ter a genialidade de Neymar, e infelizmente pode ser taxado de vilão por leigos, e por gente que não tem responsabilidade com seus canais de comunicação. Dante foi o que é no Bayern, fraco, vacilável, nervoso, esse jogo me deu ainda mais convicção que eu convocaria Henrique e Miranda e deixaria-o de fora da Seleção, a zaga é o ponto fraco do Bayern, e os torcedores não-ufanistas do time Bávaro compartilham dessa minha opinião, é que muita gente não acompanha o futebol Alemão, o Dante jogava demais no Borussia M'Gladbach, e esqueceu o seu futebol lá, somente é titular no Bayern por que Van Buyten é excessivamente lento, e hoje esteve perdido nos gols iniciais da Alemanha.

Eu teria escalado parte do time que deu certo contra a Colômbia, volantes leves Paulinho e Fernandinho, faria uma trinca de meias com Willian, Oscar e Hernanes, com Hulk na frente. Simples, o Brasil teria recomposição, o Brasil teria meias que colocariam a bola no chão e aproveitariam ao máximo as poucas oportunidades que teriam no jogo. Aliás, não adianta condenar Fred, se a bola não chegava quando o Brasil tinha meio, imagine hoje que o time foi um baita buraco, ele não vai sair driblando, buscar jogo no meio, aliás, dos nossos centroavantes o único que talvez fizesse isso seria Alan Kardec, (que cá para nós que bagagem tem?), nem mesmo Luís Fabiano tem essa desenvoltura técnica.

Por fim, quero dizer que eu acreditava de fato em uma derrota Brasileira, isso não é torcer contra, é analisar com o cérebro, a Alemanha tem hoje disparado o melhor time do mundo, o melhor meio do mundo, justamente o setor onde judiou da Seleção Brasileira, méritos totais para a Alemanha, que é favorita contra a Holanda e muito favorita caso dê Argentina. Com Neymar a coisa não seria muito diferente, por que nem a bola para dar ao Neymar tivemos antes do placar estar 5 x 0 para o adversário, Neymar acabou "poupado" desse vexame histórico. Eu aceitaria uma derrota por até 3 gols de diferença normalmente, essa é a atual medida da diferença do Brasil para a Alemanha, agora 5 em 29 minutos, que culminou no Brasil 1 x 7 Alemanha, de fato isso foi demais, e isso deve ser colocado na conta de Felipão, por que ELE foi quem morreu abraçado á Dante e Luiz Gustavo que não tem condição alguma de jogar na seleção, e foi ele que quis morrer abraçado com um Fred sem condição física nenhuma.

Quero por fim cumprimentar os meus colegas de Cronismo Esportivo, mesmo aqueles de veículos mais ufanistas, não é fácil segurar a peteca ao vivo perante tamanha humilhação, somos todos torcedores, escolhemos o Esporte por paixão, e nessa hora ela fala mais alto, é duro, tem de haver muito profissionalismo para manter a compostura. E parabéns á jornalistas como até mesmo os do Esporte Interativo, que sempre foram coerentes com a análise do que se vê de futebol, e não taparam o sol com a peneira, essa safra já não era boa e a teimosia do treinador, o medo do treinador, proporcionaram um desempenho pífio e a maior goleada sofrida pela Seleção na história do futebol.


Curta nossa Página: Jovens Cronistas! (Clique)


Foto: Globoesporte

Compartilhe:

Adriano Garcia

Amante da comunicação escrita e falada, cronista desde os 15 anos, mas apaixonado pela comunicação, seja esportiva ou com visão social desde criança. Amante da boa música e um Ser que busca fazer o melhor a cada dia.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours