Amigos, este feriado do "Dia do Trabalho" marcou dois grandes jogos que movimentaram o mundo do futebol e definiram os finalistas da segunda maior competição de clubes do planeta, a Europa League, o Benfica franco-atirador conseguiu parar a Juve em Turim, impedindo assim a Vecchia Signora de decidir a competição em casa, e o Sevilla no último lance da partida arrancou uma classificação histórica contra o Valência, vamos destrinchar os fatores que levaram essas equipes á essa decisão.


Vejam, eu encarava esse confronto como algo muito difícil de opinar sobre o vencedor, pois a Juve que perdeu na Luz, tem como seu grande forte o trio de volantes, com Pirlo, Vidal e Pogba, mas apesar do ataque ter Carlitos Tevez, lhe faltam dois elementos fundamentais no futebol de hoje, o diferenciado que em uma arrancada, em um drible pode abrir uma defesa, e o 10 clássico que com um passe coloca os atacantes na cara do gol, Pirlo tem essa característica? O passe dele é excelente, isso não se questiona, mas ele é o responsável pela saída de bola, e não pelo passe final.

O amplo domínio da Juve na Itália engana muita gente, não podemos tapar o sol com a peneira, hoje o futebol Italiano está abaixo, e esse estilo da Juve do abafa, do entrar com os volantes na área adversária, de usar os alas como pontas, na Itália gera esse domínio por que infelizmente (sou apaixonado pela Itália e seu futebol) o nível técnico e financeiro das equipes está muito aquém das grandes forças Europeias, mas em competições como a Champions, e em um confronto como este, é preciso ter esse algo á mais, esses meias diferenciados que aqui colocamos como exemplo, era um confronto muito difícil, e eu não considero surpresa nenhuma a classificação do Benfica, o favoritismo da Juve era muito raso, ainda mais após a derrota na ida.


Em relação ao Benfica, não é um time criativo, mas é um time incisivo, tem pontas e meias muito velozes, que sabem marcar e atacar bem, se não tem a qualidade de passe que tem a Juve, é um time capaz de martelar de uma forma diferente, um time que joga mais alegre, que faz mais gols, é um time que sofreu bastante nas mãos do Porto nas últimas temporadas, mas mesmo perdendo peças soube garimpar bem, soube se reerguer e se seguir mantendo e abastecendo o elenco, dominará o futebol Português e seguirá forte no cenário Europeu nas próximas temporadas.

Por fim, quero mencionar a valentia do Benfica, um Luisão gigante, que inclusive hoje junto á Miranda tem jogado muito mais que Dante, á bem da verdade, o não menos espetacular Garay, um meio-campo muito aplicado, o goleiro Oblak que foi o maior destaque, com grandes defesas, inclusive uma fantástica em falta de Pirlo, não á toa o bom Artur foi para o banco, enfim, o time encerrou a partida com nove jogadores e ainda assim, classificou-se com totais méritos, e vai decidir como favorito a Europa League, aí mesmo, na casa da Juve, de quem foi o grande algoz.


O jogo no Mestalla foi fantástico, o Valência foi guerreiro, abriu 3 x 0, estava desenhado o roteiro que marcou a grande virada contra o Basel. Mas no último instante para desespero da torcida que lotou o estádio, um gol milagroso de M'bia á partir de uma jogada de lateral, levou o time do Sevilla á final da Europa League.

O resultado premia a equipe que vem fazendo uma fantástica segunda parte da temporada, e pode inclusive cravar uma vaga na Champions League, o Valência é ainda uma equipe instável, mas sua campanha na Europa League que começou com um grande revés diante do Swansea foi bastante honrosa e salva uma temporada de altos e baixos, é claro que para o torcedor foi um momento triste, mas analisando friamente, a temporada do Valência desenhava-se bem pior, meses atrás.


Uma final justa, uma grande final, o Benfica evidentemente chega como favorito, mas o Sevilla é muito perigoso, tem um ataque leve, envolvente, uma equipe em franca evolução e pode surpreender, a grande certeza é que teremos uma grande final, e é claro estaremos acompanhando.


Curta nossa Página: Jovens Cronistas! (Clique)
Compartilhe:

Adriano Garcia

Amante da comunicação escrita e falada, cronista desde os 15 anos, mas apaixonado pela comunicação, seja esportiva ou com visão social desde criança. Amante da boa música e um Ser que busca fazer o melhor a cada dia.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours