Amigos, tivemos uma "Super-Quarta", uma data-FIFA fantástica, que foi a última possibilidade de teste para as seleções que vem ao Brasil disputar a copa, para testar suas formações, e em alguns casos dar chances á atletas que ainda colocam uma pulga na orelha dos treinadores, vamos aqui analisar obviamente a Seleção Brasileira, bem como os principais jogos.


Goleada pra "Inglês ver".


Amigos, eu ví (sobretudo na Globo) e alguns outros "maravilhados" com a goleada do Brasil sobre a África do Sul, na verdade foi positivo em relação ao Neymar, que sempre que Messi está bem, acaba ficando ofuscado, esses gols o deram maior confiança, serviu para testar o Fernandinho (cujo no começo, lá na "Era Mano" eu fui contra), que tem jogado demais no City e acho que dificilmente o Lucas Leiva volta na convocação final, serviu para termos ciência de que salvo por razão de lesão, o nosso lateral direito reserva deve ser o Maicon (me desculpem os amigos que torcem pelo Rafinha, mas é o que penso), enfim, serviu para a consolidação do time, mas enfrentar uma África do Sul, numa entre-safra, safra ruim por sinal, a melhor geração Sulafricana, foi a comandada por Joel Santana (good prayier) e Parreira, esse time que esteve na Copa em casa tinha bons valores, essa nova seleção Sulafricana é totalmente inofensiva, "Ah, mas ela ganhou da Espanha", ok, isso é o futebol, pode acontecer numa "bola vadia" como diria o VSR, mas jogar contra a África do Sul atual, e jogar contra o meu time de final de semana, na conjuntura atual o meu time dá mais trabalho.


Falando agora em possibilidades, como já adiantei, no que depender desse desempenho Rafinha está fora da Copa, foi nulo em campo, além do mais, ele tem deficiências de marcação, Maicon seria o ideal justamente por ter um poder maior de marcação que Dani Alves, e ser também forte ofensivamente. Sobre o Fernandinho, quero crer que não é o Hernanes que dança com a chegada dele, muitos discordam de mim, mas eu vejo que ele dentro do atual elenco, e das possibilidades de convocação, ele é o único que tem as características perfeitas para substituir o Oscar, caso necessário, Hernanes é um jogador que com um passe, um drible, um petardo de fora da área, pode resolver jogos, daí tu diz: "Mas e o William", o William é um meia de maior habilidade de drible, de CONDUÇÃO DE BOLA, de velocidade, é uma outra característica, importante também para o grupo, e que acredito que ele esteja já garantido na lista final. A grande dúvida que paira na minha cabeça é: Na recente lista de 23, Robinho foi convocado, Felipão disse (apesar de isso estar errado, senão Júlio Cesar não seria chamado) que o desempenho do atleta NO CLUBE, era fundamental para a convocação, se analisarmos isso, essa vaga do Robinho está em aberto, em quem você apostaria?. Aliás, essa "campanha" que alguns fazem por Luís Fabiano, acho um equívoco, e acho FALTA DE PAUTA, ele está fazendo gols, está, ele se reencontrou, o SPFC vem crescendo sim, mas esse crescimento, tanto do time, quanto dele, quanto de colegas como Ganso, é tardio, infelizmente o "bonde passou", pena, por que ele é um baita jogador, "digassi di passagi".



Demais jogos


Espanha 1 x 0 Itália


Bem, eu sempre dou muita risada com os leigos que dizem que a Espanha está acabada (Se a Espanha acabou, o que aconteceu com a Holanda?) o domínio exercido pela Espanha sobre a Itália foi assustador, o time jogou na intermediária da Azzurra durante toda a partida, sim, falta efetividade, botaram o Diego Costa jogando como pivô, e se for pra ele fazer isso é melhor deixá-lo de fora e convocar Álvaro Negredo e Fernando Llorente, ele é centro-avante é, mas (só pra ilustrar), ele se movimenta como Alan Kardec faz no Palmeiras, e não estático como Luís Fabiano no SPFC e Fred no Nense, (Hernanes no Fla......), portanto, Del Bosque orientou erradamente Diego Costa, e isso, somado a tensão que ele exalava durante o jogo, fizeram com que ele não rendesse.


Sobre a Itália, pessoal, quem me conhece sabe que tenho uma opinião forte em relação á naturalizações, eu creio que não se pode banalizar essa possibilidade, o Diego Costa na Espanha, é um atleta que tem qualidades que os demais atacantes selecionáveis da Espanha (e em larga escala, do mundo por sinal) não tem, essa naturalização seria aceitável, caso ele não tivesse jogado pela Seleção Brasileira, já o caso das naturalizações da Itália, são desnecessárias, Thiago Motta e Paletta são peças que a Itália tem material humano pra suprir, até com mais qualidade no caso do zagueiro, agora o que incomoda mesmo é ver Pablo Osvaldo, ostentando a camisa 10 da Azzurra, chega próximo da afronta, ok, esse caso é o inverso do de Diego Costa, falta a Itália um centroavante fixo, mas eu vejo que há jogadores que tem plena capacidade de exercer essa função, o Ciro Immobile que recebeu agora a oportunidade, ele é um 9 autêntico, mas tem bem mais recurso técnico que o Ex-Roma, fora que Prandelli espera ainda Giuseppe Rossi, que aí já joga mais solto, e infelizmente com ele voltando, "rodaria" o Immobile, mas eu ainda não descartaria o bom atacante do Sunderland, Fábio Borini, eu tiraria essa coisa desse Osvaldo, manteria o Gilardino (por que ele é matador) e chamaria o Borini. Ver esse jogo foi um tanto constrangedor, ainda mais quando se propunha com Prandelli que a Itália tenha mais jogadores efetivos no ataque, que tenham capacidade de propôr o jogo, mas Itália e sempre Itália e mesmo com uma exibição ruim diante da Espanha, merece respeito.



França 2 x 0 Holanda

A França me surpreendeu positivamente, o time tem bons valores individuais, gostei muito da convocação do Griezmann, que está jogando muito na Real Sociedad, espero que esteja na lista final, é um time que mesmo tendo passado sufoco nas eliminatórias, o que é perdoável por estar no grupo da Espanha, vem muito forte e é sim um dos candidatos ao título.


Já a Holanda se apresentou mal, a garotada sentiu a responsabilidade, e acho que nesse fim de safra, e entre-safra que vive a Holanda, será necessário trazer alguns medalhões de volta, se a Holanda quiser ter um desempenho próximo ao que teve nas Copas anteriores.


Alemanha 1 x 0 Chile

Gostei muito do desempenho do derrotado Chile nesse amistoso, merecia um resultado melhor, o empate, ou até mesmo a vitória, não teve medo do fortíssimo time Alemão, martelou, jogou como grande e pra quem tem dúvidas que pode se classificar, não seria aposta certa, mas a Holanda (ainda mais com o que jogou) tem de estar com as barbas de molho. Surpreendente o Felipe Gutierrez assumindo a função de Valdívia após tantos elogios de Sampaoli e da fase que este vive no Palmeiras, entrou perto do fim, na vaga de Beausejour, que causa um carnaval na defesa, mas lhe falta qualidade para dar o passe final.


Na Alemanha, interessante ver o Gotze jogando bem, se estabelecendo, no Bayern  a concorrência é muito forte, e as atuações pela seleção mostram do que ele é capaz e que ele segue tão bem ou melhor que no Borussia. O fator negativo é que Joachim Low segue se rendendo á esse capricho de Klose de ultrapassar Ronaldo, ele é matador, é, mas não encaixa no esquema, a Alemanha precisa de atacantes mais moveis, se jogar pro Klose, pode perder pra sí mesma.



Demais Resultados


Inglaterra 1 x 0 Dinamarca
Bélgica 2 x 2 Costa do Marfim
Japão 4 x 2 Nova Zelândia
Uruguai 1 x 1 Áustria
Romênia 0 x 0 Argentina
Colômbia 1 x 1 Tunísia
Inglaterra 1 x 0 Dinamarca
Croácia 2 x 2 Suíça
México 0 x 0 Nigéria
Bósnia 0 x 2 Egito
Costa Rica 2 x 1 Paraguai
Portugal 5 x 1 Camarões


Bem, apenas alguns comentários rápidos; Em relação á Inglaterra, o time não vem bem, vem ganhando na marra, vem instável, não dá pra ter um prognóstico muito positivo em relação aos Ingleses não. O lado positivo é Sturridge, autor do gol, que vem na melhor fase a carreira no Liverpool e pode ser uma aposta no ataque para ir longe na copa. Belgica e Costa do Marfim, são seleções de nível próximo, o resultado mostrou que apesar da Bélgica ter excelentes valores, ainda tem muito á evoluir como conjunto, e arrisco-me á dizer que será um time mais pronto em 18. Japão bateu em bêbado na ladeira, e esse Wood da Nova Zelândia é bom centroavante, tem presença. A Colômbia é um time que sofre demais sem Falcão Garcia, e essa recuperação dele é fundamental para as pretensões Colombianas. Croácia e Suiça são times qualificados e com bons valores individuais, devem conseguir a vaga em seus grupos. A Bósnia, é um time que conquistou com méritos a classificação, mas depende muito de Dzeko, se ele titumbear na Copa, qualquer pretensão dos Bósnios vai para o espaço. 

O México martelou bastante a Nigéria, foi um jogo bastante interessante que eu também acompanhei, um show da torcida, mas acabou não tendo competência pra vencer o jogo, é um time que tem ainda dificuldades e é uma pena que Carlos Vela, não esteja no grupo (por vontade dele, aliás) iria contribuir demais para o time. Em relação aos Nigerianos, é um time longe de representar a tradição do país.

Rapidamente sobre a Costa Rica, eu acompanhei as eliminatórias da América Central, eles fizeram um grande trabalho, tem bons valores e podem sim surpreender, se vocês olharem o grupo, são três grandes seleções, são, mas seleções que vivem problemas, e a Costa Rica está na ponta dos cascos, eu não apostaria, mas não seria surpresa pra mim se ela der trabalho, ou até mesmo se classificar, pessoal que "zoa" o time Centro-Americano pode ter uma grande surpresa.

A Grécia, eu não tenho grandes expectativas sobre ela em relação á Copa, Argentina e Uruguai, fizeram jogos mornos. E sobre Portugal, o time vive de Cristiano Ronaldo, de resto o time é bem limitado, é FRACO, qualquer pretensão dos patrícios, passa pelos pés e pela genialidade do CR7, que bailou sobre uma inofensiva seleção de Camarões, e após ver esses Highlights, fiquei ainda mais convicto que Croácia e México devem protagonizar a briga pela segunda vaga, no grupo do Brasil.


É isso amigos, convido vocês á representarem seus clubes na sessão "Papo de Torcedor", saiba como, curtindo: Jovens Cronistas (Clique)


Fotos: Esporte Interativo & Mowa Press
Compartilhe:

Adriano Garcia

Amante da comunicação escrita e falada, cronista desde os 15 anos, mas apaixonado pela comunicação, seja esportiva ou com visão social desde criança. Amante da boa música e um Ser que busca fazer o melhor a cada dia.

Deixe seu comentário:

2 comments so far,Add yours

  1. Ótima análise. Eu já esperava goleada do Brasil. Não é de hoje que o time ficou acertado. A Copa das Confederações serviu muito bem. Agora são apenas detalhes ou caprichos. Concordo na opção do Maicon. Corre bem, tem domínio de bola, cruza e chuta bem. Rafinha é reserva. rs A seleção brasileira deve jogar muito bem na Copa por ser jogado aqui, mas não garante a taça.

    Coitada da Holanda. Gostava de torcer por ela e virou um trapo. Concorrentes ao título: Brasil, Espanha, Alemanha e Itália. O resto fará figuração. Não vai ter espaço pra zebra. Pode vir Cristiano Ronaldo, Messi, Cavani e o escambau. Que falta fará o Ibrahimovic. Caraca! Que tristeza!

    Menos de 100 dias pra Copa e falando nisso, cadê os estádios e as obras pra receber o mundo aqui no nosso país?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, o Brasil vem mais forte do que todos nós imaginávamos no ciclo Mano, e acho que isso se deve ao Felipão, temos talentos, temos, mas não adianta nada ser um bando de bons jogadores. Acho que acima do Brasil hoje, somente a Alemanha, outras favoritas como Argentina, França e Espanha estão em pé de igualdade ou talvez até um pouco atrás, mas quando a bola rolar, a conversa é mais séria.


      Em relação a Holanda, muita gente se iludiu com a campanha nas eliminatórias em que ela bateu em bêbado na ladeira, e eu dizia, gente, vamos analisar direito, a Holanda está no fim de uma safra e tentando á todo custo lançar novos jogadores, e o time não tá encaixando, diziam que eu era maluco, o tempo está dizendo quem estava certo.


      Realmente, foi uma pena que Suécia e Portugal se cruzaram na repescagem, aliás, o time Sueco é superior coletivamente á fraca Seleção Portuguesa, mas Cristiano Ronaldo resolveu, e na Copa é uma grande arma.

      Em outro texto eu citei o fato de que alguns imbecis diziam: "Se a África do Sul fez Copa, o Brasil também é capaz", gente, vamos ser racionais, a África do Sul evoluiu após o fim do Apartheid o que o Brasil não evoluiu em toda a sua história, o Brasil tem deficiências da questão estrutural e pública que eles já sanaram, e agora, vamos pagar o mico de ter Turistas pisando em barro pra assistir jogos e comendo a poeira dos canteiros de obras.

      Excluir