Aposto que vocês achavam, que não haveriam mais crônicas da sessão "Política" do Blog, muito pelo contrário, os valores que temos desde a fundação do Blog não mudaram, muito pelo contrário, estamos em ano de eleição e considero ser ainda mais fundamental trazer á tona os temas políticos de nosso país, afim de oferecer á todos, uma reflexão, para possamos deixar de nos submeter ás sujeiras, que a Política nos tem proporcionado. Há vários temas á serem abordados, hoje vamos falar sobre a Frente de Trabalho na Cracolândia.


Bem amigos, eu não vou questionar aqui a índole de Haddad, pois acho que fugiría do contexto da análise, e quem me acompanha sabe a opinião que tenho sobre ele. Porém, acho que nesse projeto especificamente, o Prefeito teve a intenção de unir o "útil ao agradável", ou seja: Haddad tiraria viciados da rua, melhoraria a imagem da cidade perante os turistas e a própria população, e ainda ter mais trabalhadores para limpar a cidade á baixo custo. Falando assim parece um projeto perfeito, não? Porém não é.


Haddad tem dado entrevistas dizendo: "Com este projeto estamos tratando o viciado, e o reinserindo no mercado de trabalho". Olha Prefeito, eu concordo com no máximo 30% da frase, 1 - O tratamento de viciados deve ser feito em Clínicas de Reabilitação, com a desintoxicação e a reinserção gradativa ao meio social, por meio de terapias de grupo. 2 - O Viciado que adere ao projeto, dorme em Hoteis da mesma região, que popularmente é conhecida como Cracolândia, onde (aceite ou não) os Traficantes tem livre ação, e sem nenhum controle é muito provável que esses viciados gastem os 15 reais diários ganhos no trabalho, com drogas, que seriam consumidas dentro desses Hotéis. 3 - Sobre a reinserção, ok, é uma boa iniciativa (apesar da remuneração pífia) mas após esse "estágio" eles serão encaminhados para empresas do ramo? Essas empresas contratarão essas pessoas, mesmo sem elas terem um endereço fixo e uma postura adequada?.


Na minha visão, a ação pode até ser válida, desde que observadas as observações colocadas, e o principal é: Eles não irão se curar sózinhos num quarto de "Hotel" com TV e ventilador, eles precisam ser desintoxicados e dormir em locais onde seja garantido que a droga não entre, além de participar das terapias, que os especialistas no tema podem discorrer melhor do que eu, sobre os métodos utilizados (NA, por exemplo).


Portanto, não duvido de todo que a intenção da Prefeitura seja boa na implementação do projeto. Porém, na prática, ele acaba sendo uma grande demagogia, e uma medida de contratação de mão-de-obra barata, e sem treinamento e qualificação adequadas.



E você caro leitor, o que pensa? O espaço está aberto para que a Prefeitura tenha o direito de resposta, inclusive com entrevista!.


Foto: Folhapress


Curta nossa Page: Jovens Cronistas!
Compartilhe:

Adriano Garcia

Amante da comunicação escrita e falada, cronista desde os 15 anos, mas apaixonado pela comunicação, seja esportiva ou com visão social desde criança. Amante da boa música e um Ser que busca fazer o melhor a cada dia.

Deixe seu comentário:

4 comments so far,Add yours

  1. O comunismo já esta implantado no Brasil. Nosso presidente Fidel castro pode morrer em paz pois o objetivo dele foi sucesso. A direita está feito barata tonta. Brasil, colônia de Cuba.

    ResponderExcluir
  2. Como você bem disse é uma medida inôcua e temporária, pois sem ajuda e afastamento dos traficantes, de aqui a pouco vai fracassar......mesmo por que as verdadeiras intenções são de desocupar o lugar.......a Copa está chegando.......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, estou inclinado á crer que a medida visa apenas "limpar o lugar", ao contrário do que prega o Prefeito.

      Excluir