Amigos, o que vimos nos últimos dias foi mais um capítulo sórdido, de uma edição de 2013 do Brasileirão que ainda não terminou. Sugestiva a foto, não? Vocês que nos acompanham sabem que sempre tomei cuidado para não colocar o Fluminense nessa roda, mas os últimos fatos levam á uma reflexão; Por que RAIOS a CBF condicionou um adiantamento de cotas, á CALAR a torcida da Portuguesa? Isso é no mínimo intrigante.


O procedimento de pedido de adiantamento de cotas é comum no FALIDO futebol Brasileiro, poderia citar inúmeros exemplos aqui, e o desmanche feito pela Lusa, ao termino de uma temporada de sucesso, onde o clube se manteve com sobas na 1ª Divisão, denotava a necessidade de que isso fosse feito. E a CBF não está aqui para chantagear ninguém, ou melhor não deveria estar. A obrigação da CBF, seria: SERVIR AO FUTEBOL. Porém, ela SERVE-SE do Futebol. Lucra exorbitantemente, e em nada se preocupa com a organização do Futebol. Prova é o fato de que até em competições de VÁRZEA, um jogador quando irregular é proibido de jogar, e na competição organizada pela entidade máxima do Futebol Nacional, isso não ocorre, por que o interesse dela são os Patrocínios, é o que ela fatura com a seleção, e suas politicagens.


Porém, a manobra da CBF foi descoberta, pegou mal e o assunto está uma lama cada vez maior, a CBF não contava que uma filha de um Conselheiro da LUSA, trabalha na ESPN, e vazou o sórdido documento. E aí que vem a minha pergunta; Por que tamanho interesse em calar a justiça? As ações que estão sendo movidas contra a CBF são de torcedores comuns, e não do Departamento Jurídico da LUSA (que aliás foi muito incompetente na sua defesa) e são baseadas no Estatuto do Torcedor (que é uma Célula do CDC) e lá é muito claro o entendimento de que deve haver comunicação pública de decisões para que estas possam ser consideradas válidas (o chamado "trânsito em julgado") e isso não vinha sendo respeitado por esta entidade que comanda o Desporto. Não vem ao caso a pergunta "E os times que cumprirão o CBJD durante o campeonato todo?". Caros, a decisão não retroage, a decisão da justiça (se favorável á causa) ela é deste processo em diante, e irá minimizar um grave erro na condução das competições no Brasil, como eu já havia colocado em: DESCENDO A LENHA - Á que ponto chegou o Futebol Brasileiro!. Portanto, qual o medo da CBF em a justiça dar um parecer ao interesse do torcedor? Será medo de perder a boquinha da Unimed?.


Fica difícil não relacionar, o Fluminense é mantido pela Unimed, que patrocina a CBF, depois a CBF vem com todo esse esforço para que não se pleiteie a manutenção do resultado em campo. Aquela estupidez do clube se colocar como "parte interessada" no julgamento, causando a revolta da Nação, é claro que não se pregam as bravatas de que o Fluminense virou a mesa, mas é evidente que o interesse do time é esse. Falando nisso, lí uma manchete tão sórdida, de um Blog do Torcedor do Nense (não é um veículo do Clube), aliás, coisa que sou totalmente favorável, temos aqui o quadro: Papo de Torcedor, e todos os clubes estão convidados á serem representados, inclusive o Nense. Mas a manchete era ridícula, mais ou menos assim: "LUSA confirma que por 4 Mi desistiría do Tapetão..." tem mais sordidez na manchete, aquilo me deu um asco tão grande que eu nem consegui entrar no texto. Como pode tanto cinismo? Quer dizer que um time não pode adiantar suas cotas?. A CBF teria obrigação de auxiliar os clubes em dificuldades, não de chantageá-los, mais feio é um clube do tamanho do Fluminense, se sujeitar á uma operadora de planos de saúde, e sabemos que o Peter Siemsen não se sente nada á vontade com isso.


Por fim, creio que seria um retrocesso uma fórmula com 24 equipes, eu sou favorável á manutenção do resultado de campo, com uma outra punição (como começar o BR-2014 com menos 4 pontos), ou a anulação da punição por infração ao Estatuto do Torcedor, e partindo disso possamos estabelecer regras claras, e se possível extinguir essa afronta ao Brasil que é o STJD, como eu já hava me manifestado anteriormente.

O fato é que está feio demais para o Brasil, e cabe novamente a pergunta: E se fosse ao contrário? A CBF pressionaria tanto afim de cumprir um regulamento que rebaixaria o clube de seu Patrocinador? Cabe o questionamento aos amigos!


Foto: Globoesporte



Curta nossa Página: Jovens Cronistas!



Compartilhe:

Adriano Garcia

Amante da comunicação escrita e falada, cronista desde os 15 anos, mas apaixonado pela comunicação, seja esportiva ou com visão social desde criança. Amante da boa música e um Ser que busca fazer o melhor a cada dia.

Deixe seu comentário:

2 comments so far,Add yours

  1. vergonha já fizeram em 2005 com o Internacional de Porto Alegre roubando o título do Brasileiro e depois ameaçando colocar para a Segunda Divisão se n tirassem da justiça comum e o Inter acabou tendo que que pedir aos torcedores que retirassem a as ações.A CBF é uma palhaçada um antro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, em 2005 houve um esquema de apostas que foi desmantelado e gente foi presa. Depois teve o erro do Márcio Rezende de Freitas (ele jura que crê que houve simulação do Tinga), queira ou não, uma parte do tema é uma máfia desmantelada, de forma correta, a outra é uma "falha-humana", neste caso em específico, o que se vê é uma completa distorção do resultado em campo, e uma pena totalmente desproporcional, e que devido aos últimos fatos torna-se ainda mais questionável.

      Apesar de discordar da alusão, agradeço a opinião, Bruna!

      Excluir