Bem Amigos! Mais uma vez com vocês pra falar de futebol, hoje falando sobre a eliminação do Galo no Mundial perante o Raja Casablanca, vocês devem ter reparado que esta manchete eu já usei em outro momento; Brasil Campeão! O Futebol não é uma ciência matemática!, na Copa das Confederações, tanto lá como cá (só que não na mesma proporção, eu não sou doente de dizer isso) vímos times inferiores (o Brasil era e continua sendo inferior á Espanha em matéria de conjunto) vencerem os grandes favoritos, isso é a grande prova de que no futebol há que se entrar SÉRIO, o tempo todo, há que se RESPEITAR o adversário, e qual a grande forma de respeitar o adversário visto que não há bobo no futebol? PARTIR PRA CIMA, mostrar em campo a qualidade superior que tem, e tanto lá como cá, o favorito não fez isso, e desta vez o Raja foi a grande zebra, por seus totais méritos, somados á deméritos do Galo.


A grande realidade amigos, é que o Galo perdeu totalmente aquele espírito Guerreiro que vimos na Libertadores, que foi retratado em: Galo HERÓICO! Campeão da Libertadores!, as declarações de Diego Tardelli antes do jogo, somada a atitude RIDÍCULA de Marcos Rocha á meio da partida, são a perfeita prova de que o Galo entrou no jogo desligado, com a certeza da vitória, menosprezando o Raja. Cedendo assim, o terreno que o time que já vinha de duas fantásticas vitórias na competição, precisava para se assentar no jogo e jogar de igual com o Galo e foi o que aconteceu, mesmo antes de sair na frente, quando o jogo era equilibrado, as chances de gol mais agudas foram do time da casa (no final eu falo disso), que empurrado por sua torcida organizou-se e saiu na frente, o Galo ainda empatou num gol fantástico (sem falha do goleiro, na minha opinião) de Ronaldinho, mas o time ainda dormía e levou os golpes fatais perto do fim. Uma vitória justíssima do Raja, que foi melhor o jogo inteiro, e venceu por seus méritos.


Muitos estão atribuindo á Cuca, e sua saída pro Futebol Chinês, que foi acertada antes mesmo do embarque do clube pra Marrocos, a derrota do time do Galo. Gente, eu honestamente fico numa sinuca de bico, Cuca não é homem de largar projeto ao meio, não o ví fazer isso, o ví focado em vencer pelo Galo, em chegar á final, que era o que o time tinha plenas condições de fazer, por outro lado, deveria ter evitado o acerto antes, pois com isso dá margem para que muitos tenham esse tipo de opinião. Infelizmente, ficará marcado como "Novo Roth" para muitos, o que eu discordo, mas compreendo quem tem esse tipo de opinião.


Essa coisa de comparar com o Inter, primeiro que o Raja parece ser bem mais organizado que o Mazenbe, segundo que o Inter criou muito mais e o Raja matou o jogo em "bolas vadias" (como gosta de dizer o grande Vitor Sérgio), não foi o caso desta vez, foi o jogo de dois times que não se equivalem no papel, mas se equivaleram no jogo e o Raja como já colocado foi até superior, eu não vejo como vergonhoso perder para o Raja, como a maioria vê e sim a atuação passiva do Galo. É um consolo para o torcedor do Inter, não ser o único Sul-Americano á ser eliminado no Mundial que verdadeiramente contempla o mundo inteiro, mas as circunstâncias são um tanto diferentes.


Chegamos na questão final, que não tem á ver com a torcida do Galo, e sim com TODAS AS TORCIDAS. O planeta tem 5 Continentes habitados (estamos tirando a Antartida da conta pois lá vivem apenas Cientistas e Esquimós), portanto, a FIFA comeu bola por muitos anos não organizando um torneio Mundial, durante esse período o Intercontinental Championship; disputado por Sul-Americanos e Europeus, era por aqui (Na Europa não) considerado como Mundial, e se a cultura fomentada pela imprensa colocou assim, eu aceito, não é por que o meu time não conquistou o título nesse formato que eu vou invalidar a conquista dos outros, até por que se eu fosse torcedor de um time que conquistou no formato antigo, provável que eu também tratasse como Mundial, pois a FIFA não o fez. O que importa é que em 2000, a FIFA abriu o novo milênio com um Mundial Interclubes sediado no Brasil, o Corinthians conseguiu sua vaga por ser Campeão do País Sede, assim como o Raja Casablanca. Alguém vai questionar a presença do Raja no Mundial, uma (improvável) zebra diante do Bayern por eles não terem se qualificado pelo Intercontinental?. A vaga Africana foi do Al-Ahly, 6º colocado no Mundial, portanto, a qualificação do time campeão do País Sede para o Mundial além dos campeões Intercontinentais é LEGÍTIMA, o erro daquele Mundial é saber por que o Vasco entrou no lugar do Palmeiras, e se a razão para o convite ao Real Madrid foi por ele ser o "Clube do Século" ou por qualquer outra razão, mas invalidar a participação do campeão do País Sede no Mundial (o que seria como ter uma Copa do Mundo sem o País Sede) é argumento cada vez mais furado para invalidar as conquistas de terceiros, portanto, vamos respeitar os Mundiais de dois Continentes, assim como a participação do campeão local (pode ser até de Cingapura, que pode sediar o Mundial) no torneio, efetivamente com a participação dos 5 continentes habitados da terra, o que geograficamente é mais justo.


Curta nossa Page, Represente seu Clube no "Papo de Torcedor": Jovens Cronistas!.

Compartilhe:

Adriano Garcia

Amante da comunicação escrita e falada, cronista desde os 15 anos, mas apaixonado pela comunicação, seja esportiva ou com visão social desde criança. Amante da boa música e um Ser que busca fazer o melhor a cada dia.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours