Na foto, Ribéry foi o maior destaque do Bayern e do campeonato até o momento, sendo eleito o melhor jogador do futebol alemão em 2013.


Amigos, chegamos a paralisação de fim de ano e de inverno no campeonato alemão, e como já era de se esperar o poderoso Bayern de Munique terminou o ano de 2013 na ponta da tabela. Se há alguma surpresa nisso, fica por conta da distância dos atuais campeões mundiais para os demais times. São sete pontos de vantagem para o vice-líder Bayer Leverkusen, e o que surpreende ainda mais é quando percebemos que o Bayern tem um jogo a menos, por conta da disputa do mundial de clubes, realizado neste mês de dezembro. Ou seja, se vencer o jogo atrasado contra o Stuttgart (dia 29/01/2014), o Bayern de Munique pode abrir dez pontos de vantagem para o segundo colocado. Não é pouca coisa, se tratando de um clube que não costuma sofrer gols (são oito gols sofridos em dezesseis jogos). Se disparar, ninguém mais alcança! 

Com certeza, o leitor deve estar sentindo falta de algum nome na primeira parte do texto. Pois é, o Borussia Dortmund, atual vice-campeão europeu não foi citado. Os "amarelos" amargam a quarta colocação da Bundesliga. O Dortmund fechou o ano de 2013 com (trinta e sete pontos*), dez vitórias, dois empates e cinco (!) derrotas. Muito pouco para um clube que sete a cada dez pessoas apostavam suas fichas no início da temporada, para brigar pelo título com o Bayern de Munique. 


Agora, vamos a alguns números do campeonato alemão:


Se o campeonato terminasse hoje, o Bayern de Munique seria o campeão e levaria a vaga direta para a UEFA Champions League. Junto com o Bayern, também entrariam no maior torneio de clubes do mundo, o Bayer Leverkusen, o Borussia Monchengladbach e o Borussia Dortmund. Wolfsburg e Hertha Berlim estariam classificados para a UEFA Europa League. 


Na parte inferior da tabela, Nuremberg e Eintracht Braunschweig estariam rebaixados de forma direta. Enquanto o Freiburg, décimo sexto colocado, disputaria um playoff contra o terceiro colocado da "segundona" da Bundesliga para tentar permanecer na elite alemã.




* A pontuação do Borussia Dortmund após 17 rodadas disputadas na Bundesliga são 32 pontos, não 37 como havíamos nos referido. Agradecemos ao leitor Jeferson Neu, pela observação.


Curta nossa Page: Jovens Cronistas!
Compartilhe:

André Luís de Freitas

Deixe seu comentário:

1 comments so far,Add yours

  1. É, não é surpresa que o Bayern esteja á frente, realmente a surpresa é a distância, o fato de que o Leverkusen ressurge, o que não parecia palpável e a queda do Borussia, que vem perdendo fôlego. Além claro de que esperávamos um Schalke mais consolidado.

    ResponderExcluir